PUBLICIDADE

Em jogo polêmico, Vasco reage e empata com Atlético-GO

5 set 2009 - 18h06
(atualizado às 19h28)
Compartilhar

Na primeira "decisão" do turno decisivo da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco mostrou poder de reação para empatar por 2 a 2 com o Atlético-GO na tarde deste sábado, no Serra Dourada, e segurar a liderança do torneio por mais uma rodada. Depois de sair em desvantagem de dois gols, o time carioca evitou a derrota fora de casa, em partida marcada por arbitragem polêmica, com três expulsões e dois pênaltis.

» Fotos da rodada da Série B

» Veja a classificação atualizada

» Confira a tabela e os resultados da Série B

» Receba os gols do seu time pelo celular
» Comente o empate em Goiânia

No encontro entre as duas equipes que vêm dominando a segunda divisão nacional, Vasco e Atlético-GO fizeram um duelo bastante movimentado, com várias alternativas. No entanto, as três expulsões (duas do time mandante e uma das cariocas), além da marcação de dois pênaltis (ambos para os visitantes), acabaram sendo o assunto mais comentado após a partida, com bastante reclamação dois goianos.

Com a igualdade, o Vasco alcança os 43 pontos e mantém os dois de vantagem para o time comandado pelo técnico Mauro Fernandes, principal sensação da Série B. Com três a menos que os cariocas está o Guarani, que na noite desta sexta-feira passou pelo Campinense e assegurou a terceira colocação após 22 rodadas disputadas na segunda divisão nacional.

Apesar do bom início dos visitantes, que contavam com a velocidade de Elton no ataque e a organização de Carlos Alberto no meio-campo, quem abriu a contagem em Goiânia foi o Atlético-GO. Em instantes de desatenção da defesa vascaína, os mandantes aproveitaram para abrir boa vantagem. Primeiro, aos 27min, Jairo aproveitou erro do goleiro Fernando Prass em cobrança de escanteio e usou a cabeça para estufar as redes.

No minuto seguinte, a falha carioca ocorreu no lado direito da sua defesa, ao dar espaços para a subida em velocidade de Pituca. O jogador foi ao fundo e cruzou para Juninho finalizar com força para aumentar a vantagem goiana no Serra Dourada. Porém, no fim da etapa inicial, o Vasco iniciou a reação com a marcação de um pênalti polêmico. Aos 41min, em um chute de Elton a bola bateu no braço de Antônio Carlos e o ábritro anotou a infração, que foi convertida por Carlos Alberto na cobrança.

Na volta do intervalo, a equipe cruzmaltina comandada por Dorival Júnior acelerou o ritmo e melhorou sua situação na partida logo nos primeiros minutos. Com 4min de bola rolando, Jairo fez falta em Elton, recebeu o segundo cartão amarelo e em seguida o vermelho. Na sequência, aos 21min, foi a vez de Agenor parar contra-ataque puxado por Ramon e também ser expulso, complicando a situação dos goianos.

Com dois jogadores a mais, o Vasco não demorou para reagir também no placar, e para isso contou com a colaboração da zaga rival. Apenas cinco minutos depois da apresentação do outro vermelho, em cobrança de escanteio que veio da direira, Fábio Gomes tentou afastar e jogou a bola contra as próprias redes.

No fim, Carlos Alberto prejudicou sua equipe duas vezes e impediu a virada. Primeiro, aos 37min, desperdiçou cobrança de pênalti sofrido por ele mesmo ao parar em defesa de Márcio, aos 37min. No minuto seguinte, finalizou depois da marcação de impedimento e recebeu o cartão vermelho.

FICHA TÉCNICA

Atlético-GO 2 x 2 Vasco

Gols
Atlético-GO: Jairo, aos 27min, e Juninho, aos 28min do 2º tempo

Vasco: Carlos Alberto, aos 42min do 1º tempo, e Elton, aos 27min do 2º tempo

Polêmicas
- Expulsões de Jairo e Agenor, do Atlético-GO, e Carlos Alberto, do Vasco, além da marcação do primeiro pênalti a favor do time carioca, após toque no braço de Antônio Carlos

Personagem do jogo
Carlos Alberto, do Vasco, que marcou o gol que deu início à reação carioca, sofreu e perdeu um pênalti nos minutos finais, além de ser expulso em seguida após continuar uma jogada que já estava paralisada por impedimento

Esquema Tático do Atlético-GO
4-4-2
Márcio; Rafael Cruz, Jairo, Antônio Carlos (Alysson) e Chiquinho; Agenor, Pituca, Robston e Elias (Leandro Amaro); Juninho e Marcão (Fábio Gomes); técnico: Mauro Fernandes

Esquema Tático do Vasco
4-4-2
Fernando Prass; Paulo Sérgio, Gian, Vilson e Ramon; Amaral( Alan), Mateus (Philippe Coutinho), Enrico (Nilton) e Alex Teixeira; Carlos Alberto e Elton; técnico: Dorival Júnior

Cartões Amarelos
Atlético-GO: Jairo, Agenor, Marcão e Robston

Vasco: Carlos Alberto, Nilton e Mateus

Cartões Vermelhos
Atlético-GO: Jairo e Agenor

Vasco: Carlos Alberto

Árbitro
Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)

Local
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Destaque vascaíno, Carlos Alberto faz gol, perde pênalti que daria virada e é expulso no final do jogo
Destaque vascaíno, Carlos Alberto faz gol, perde pênalti que daria virada e é expulso no final do jogo
Foto: Gazeta Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade