PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Saiba quem é o novo reforço do Corinthians

14 set 2009 - 19h08
(atualizado às 19h12)
Compartilhar

O meia-atacante Edno tentará justificar no Corinthians o porquê de tantos times estarem interessados em seu futebol desde o ano passado, quando chegou à Portuguesa. Rompido com o clube do Canindé, o jogador despertou o desejo de Santos, Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro, Inter, Grêmio, Flamengo e times do exterior.

» Em reunião, Corinthians acerta com Edno

» Receba os gols do seu time pelo celular
» Compre e venda ações dos times da Série A no Futex

» Veja as últimas do Corinthians

Aos 26 anos, mas com boa rodagem pelo futebol brasileiro, ele terá a grande chance da carreira no clube do Parque São Jorge. Seu contrato é de quatro anos, mas a situação pode ser discutida após a Copa Libertadores em caso de proposta da Europa.

Nascido em Lages (SC), Edno foi revelado pelo Avaí, clube no qual permaneceu no time júnior até 2001. Aos 19 anos, foi negociado com o PSV, da Holanda, mesma equipe pela qual craques como Romário e Ronaldo iniciaram sua carreira internacional. Apesar de apenas treinar e não ser aproveitado no time principal por um ano, Edno foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20. Ainda passou pelo Viktoria Plzen, da República Checa, e Wisla Cracóvia, da Polônia, antes de retornar ao Brasil.

Edno teve de defender Cruzeiro, Figueirense e Novo Hamburgo antes de se tornar, finalmente, cobiçado. Negociado com o Noroeste, o jogador foi destaque do time do interior no Campeonato Paulista de 2007, quando fez dez gols em 21 jogos e comandou a arrancada da modesta equipe rumo à sétima posição no torneio estadual.

Cobiçado

Ser disputado por vários clubes não é novidade para Edno. Após o Paulista, ele foi desejado por Internacional, Ponte Preta, Marília e Atlético-PR. O clube paranaense levou a melhor e contou com o jogador até o final de 2007. Lá, porém, ele reclamou de ter sido muito utilizado como lateral esquerdo, posição que foge das características ofensivas de Edno.

Depois de sua segunda passagem pelo Noroeste em 2008 - em mais um bom campeonato estadual -, ele viveu outra ferrenha disputa. Santos e Portuguesa brigaram até o último momento para ter o jogador no Campeonato Brasileiro. Depois de os santistas quase contratarem o meia, o clube do Canindé levou a melhor e acertou um contrato de cinco anos com Edno, até 2013.

Ame-o ou deixe-o

Na Portuguesa, Edno teve início fulminante e se tornou titular, querido pela torcida. Adiantado ao ataque pelos técnicos Vágner Benazzi e, depois, Estevam Soares, ele passou a fazer golaços e dar vitórias ao time. A lua de mel com os torcedores durou até o rebaixamento para a Série B, quando Edno começou a ser "perseguido" com a acusação por não demonstrar raça em campo.

Durante o Campeonato Paulista, a situação com os torcedores piorou. Com várias propostas para deixar a Portuguesa, ele despertou antipatia da torcida ao começar a jogar mal e ser "acusado" de estar com a cabeça longe do clube do Canindé. A guerra continuou quando Edno passou a fazer gols e desabafar contra os fãs da Portuguesa.

A situação ficou insustentável após a derrota para o Vila Nova, quando conselheiros invadiram o vestiário e elegeram Edno um dos culpados pela má fase do time. Assustado, o meia avisou que não jogaria mais pela Portuguesa e pediu para ser negociado.

Seu empresário, Hugo Garcia, intermediou as conversas com os vários clubes até o acerto com o Corinthians. Hugo também é empresário de Alex Bruno, do Atlético-MG, Élder Granja, do Sport, e Arce, ex-Corinthians e também no Sport.

Como ele joga?

Aberto pelo lado esquerdo ou mais centralizado, Edno é ligação importante do meio-campo com o ataque. No Corinthians, porém, ele terá que disputar uma vaga com o argentino Defederico, caso jogue no meio, ou com Jorge Henrique e Dentinho, atacantes que jogam abertos nas pontas.

Com um estilo cadenciado, Edno tem como pontos fortes a finalização de pé esquerdo, quase sempre certeira - inclusive em cobranças de falta. A visão de jogo também é um diferencial e lembra em parte o estilo de Douglas, ex-camisa 10 corintiano, famoso por assistências e bons passes para os atacantes.

Confira alguns números de Edno neste ano:

No Campeonato Paulista:

11 gols

2,8 finalizações por jogo

Na Série B:

0 gol

2,5 finalizações por jogo

1,9 drible por jogo

4 lançamentos por jogo

Edno teve passagem de muitos gols e confusão com torcida na Portuguesa, agora ex-clube do meia
Edno teve passagem de muitos gols e confusão com torcida na Portuguesa, agora ex-clube do meia
Foto: Ricardo Ayres/Photocamera / Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade