PUBLICIDADE

Com 1º tempo arrasador, São Caetano bate a Ponte

18 set 2009 - 22h55
(atualizado às 23h43)
Compartilhar

Depois de ter sua reação no Campeonato Brasileiro da Série B freada pelos dois últimos resultados, o São Caetano conquistou uma vitória fundamental para brigar diretamente pelo acesso à Primeira Divisão. Nesta sexta-feira, o time teve um primeiro tempo arrasador e derrotou a Ponte Preta por 3 a 1, em pleno Estádio Moisés Lucarelli, e se aproximou do G-4 na abertura da 25ª rodada da competição.

» Veja fotos da rodada da Série B

» Veja a classificação atualizada

» Confira a tabela e os resultados

» Receba os gols do seu time pelo celular
» Problemas no estádio? Mande seu relato

» Comente o resultado

Há dois jogos sem vitória, o São Caetano dominou todo o primeiro tempo e concretizou o resultado positivo nos 45min iniciais. Com Eduardo Ramos inspirado nas bolas paradas e Marcelo Batatais atento nas finalizações, a equipe de Antonio Carlos Zago deixou a Ponte Preta atônita e surpreendida pela atitude dos visitantes.

Os três pontos desta noite em Campinas fizeram o São Caetano atingir os 40 e "roubar" a quinta colocação da Portuguesa, que poderá retomar o posto neste sábado, caso vença o Ipatinga na Arena Barueri. O time do ABC paulista dormirá apenas a três tentos do G-4, impondo uma pressão no Ceará, quarto colocado.

Em contrapartida, a derrota dentro de casa afastou a Ponte Preta da briga por uma vaga na Série A. Estacionada com 36 pontos, a equipe está a sete do quarto posto na tabela. Inclusive, a distância na classificação para o algoz desta noite subiu para quatro tentos.

Disposto a encerrar a "seca" de duas partidas sem vitória, o São Caetano apostou nas bolas paradas para ameaçar o goleiro Giovanni. Com uma maior posse de bola, os visitantes agrediram a Ponte Preta no início de jogo e abriram o placar logo aos seis minutos. Eduardo Ramos, ex-Corinthians, cruzou a bola na cabeça do zagueiro Marcelo Batatais, que desviou sem chances para o goleiro.

O gol do São Caetano abalou a Ponte Preta dentro de campo. Dominada e envolvida, especialmente no setor de meio-campo, a Ponte viu o prejuízo aumentar com 19min. O meia Xuxa fez boa jogada pela ponta esquerda e cruzou na medida para Washington. O centroavante dominou com o peito e fuzilou Giovanni de pé esquerdo para anotar o segundo do São Caetano no jogo.

Mesmo com uma confortável vantagem no marcador, o São Caetano seguiu com o seu ritmo cadenciado e dominou a Ponte Preta durante a parte final do primeiro tempo. Somado ao belíssimo jogo coletivo apresentado, o São Caetano ainda aumentou o placar. Aos 29min, Eduardo Ramos cobrou escanteio da ponta esquerda para o meio da área e viu Marcelo Batatais antecipar a saída de Giovanni, colocando a bola nas redes dos donos da casa pela terceira vez em meia hora.

O São Caetano diminuiu o ritmo no segundo tempo e viu a Ponte Preta crescer dentro de campo, especialmente pelas entradas de Márcio Mexerica e Lins nos lugares de Evando e Fabiano Gadelha. E a dupla mostrou serviço logo aos quatro minutos, quando Mexerica achou Lins dentro da área. O meia dominou e chutou de pé direito, superando o goleiro Luiz e colocando a equipe campineira no jogo novamente.

A reação da Ponte quase cresce aos 17min. O atacante Danilo Neco recebeu dentro da área e cabeceou com força, carimbando a trave do goleiro visitante. A resposta do São Caetano veio aos 20min, quando Eduardo Ramos cruzou para Marcelo Batatais, que mais uma vez ganhou no alto da zaga ponte-pretana, e o zagueiro acertou o poste.

O ritmo dos donos da casa diminuiu com o passar do tempo. Aparentando cansaço e enfrentando uma equipe muito bem armada por Antonio Carlos, a Ponte Preta não teve forças suficientes para buscar o empate. Em contrapartida, o São Caetano mostrou um grande padrão tático e segurou a bola até o apito final de Sálvio Spínola, garantindo três pontos fundamentais para o futuro na Série B.

Na próxima rodada, os comandados de Antonio Carlos terão um confronto decisivo para definir o futuro na Série B. Na sexta-feira, o São Caetano recebe o Ceará, às 21h, no estádio Anacleto Campanella e, dependendo dos resultados deste final de semana, poderá entrar no G-4.

Por outro lado, a Ponte Preta terá a chance da reabilitação justamente diante do arquirrival Guarani. O Derby Campineiro será no próximo sábado, às 16h, no Brinco de Ouro da Princesa. No primeiro turno, mesmo atuando no Moisés Lucarelli, o Guarani superou a Ponte por 1 a 0.

Ficha Técnica

Gol
Ponte Preta: Lins, aos 4min do 2º tempo.

São Caetano: Marcelo Batatais, aos 6min e aos 29min do 1º tempo, Washington, aos 19min do 2º tempo.

Pontos Fortes da Ponte Preta
Demonstrou mais vontade na segunda etapa

Ponto Fraco da Ponte Preta
Defesa incapaz de cortar as bolas aéreas

Ponto Forte do São Caetano
Marcação

Ponto Fraco do São Caetano
Acomodação na segunda etapa

Personagem do jogo
Marcelo Batatais, que marcou dois gols

Esquema Tático Ponte Preta
4-4-2
Giovanni; Edilson, Marrom, Dezinho e Vicente; Willian, Guilherme, Fabiano Gadelha (Lins) e Nenê (André); Evando (Márcio Mexerica) e Danilo Neco Técnico: Márcio Bittencourt

Esquema Tático São Caetano
4-4-2
Luiz; Nego, Douglas, Marcelo Batatais e Bruno Recife; Adriano, Jairo, Eduardo Ramos (Gerson) e Xuxa (Wendell); Roger e Washington (Hugo)Técnico: Antonio Carlos

Cartões Amarelos
Ponte Preta: Willian, Márcio Mexerica e Lins

São Caetano: Luiz, Adriano e Roger

Cartão Vermelho
Ponte Preta:Lins

São Caetano: Roger

Árbitro
Sálvio Espínola Fagundes Filho (Fifa-SP)

Local
Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)

Washington comemora segundo gol da vitória do São Caetano
Washington comemora segundo gol da vitória do São Caetano
Foto: Gustavo Tilio / Futura Press
Fonte: Gazeta Press
Compartilhar
Publicidade