PUBLICIDADE

Em jogo nervoso, Guarani bate Ponte e segue vice-líder

26 set 2009 - 18h02
(atualizado às 19h04)
Compartilhar

Em jogo alucinante, o Guarani venceu o dérbi campineiro com a Ponte Preta por 2 a 1 no Brinco de Ouro da Princesa e se manteve na vice-liderança da Série B. A partida foi marcada pela excelente atuação dos goleiros, por três expulsões e por briga entre os jogadores ao final do jogo. O time da casa, com 49 pontos, segue atrás do Vasco na disputa pelo título, enquanto a Ponte está cada vez mais longe do G-4.

» Veja fotos da rodada

» Veja a classificação atualizada

» Confira a tabela e os resultados

» Comente o resultado

Com isso, o Guarani conseguiu manter sua invencibilidade em clássicos de Campinas em 2009. No primeiro dérbi do Brasileiro, disputado no Moisés Lucarelli, o Guarani conseguiu a vitória por 1 a 0 - gol de Caíque. Antes disso, no Campeonato Paulista, as equipes empataram por 2 a 2 no Brinco de Ouro.

Assim como no clássico realizado no primeiro turno, o Guarani abriu o placar com poucos instantes de jogo. Aos 3min, Walter Minhoca deixou Ricardo Xavier na cara do gol para o atacante completar sem chances para Giovanni. A vantagem, porém, durou pouco, e aos 15min Evando fez ótima jogada pela esquerda e chutou cruzado. A bola desviou em Nunes, enganou Douglas e descansou no fundo das redes.

O jogo seguiu movimentado e Ricardo Xavier ficou perto de pôr o Guarani em vantagem novamente aos 23min, mas viu seu potente chute morrer na defesa de Giovanni. A resposta da Ponte saiu dez minutos depois, com Vicente, que invadiu a área pela esquerda, bateu forte e viu Douglas agarrar.

A situação dos visitantes se complicou aos 41min, quando Deda parou Ricardo Xavier com falta e recebeu o segundo cartão amarelo. Mesmo com um jogador a menos, a equipe alvinegra apareceu bem dois minutos depois. Danilo Neco passou por Dão e chutou para a ótima defesa de Douglas.

Após o intervalo, o Guarani viu sua superioridade numérica cair por terra aos 3min. Léo Mineiro chegou forte em Danilo Neco e foi advertido com seu segundo amarelo. Com o jogo ainda mais aberto, a partida ganhou em velocidade e obrigou os goleiros a seguirem brilhando. Ao mesmo tempo, aumentou o número de faltas duras.

E foi de uma falta que saiu o segundo gol do Guarani. Fabinho cobrou pela direita e encontrou Bruno Aguiar que, sozinho, completou de cabeça. A equipe da casa seguiu bem e, aos 25min, Caíque invadiu a área e chutou forte para a defesa de Giovanni.

A Ponte perdeu a calma e passou a ter dificuldades na criação de jogadas, apostando na bola aérea. O Guarani, com vantagem, apenas administrava o resultado e arriscava contra-ataques. Ainda houve tempo para que Caíque fosse expulso por entrada duríssima em Edilson. Aos 47min, na última chance do time alvinegro, Pirão completou cruzamento e viu a bola passar com muito perigo à direita do gol de Douglas.

Ficha Técnica

Gols
Guarani: Ricardo Xavier, aos 3min do 1º tempo, e Bruno Aguiar, aos 18min.

Ponte Preta: Fábio Santos, aos 28min do 2º tempo.

Pontos Fortes do Guarani
Presença de Ricardo Xavier no ataque

Equipe soube administrar bem a vantagem no segundo tempo

Defesas do goleiro Douglas

Ponto Fraco do Guarani
Erros de finalização

Ponto Forte da Ponte Preta
Defesas do goleiro Giovanni

Ponto Fraco da Ponte Preta
Time perdeu a calma no segundo tempo e cometeu muitas faltas

Personagem do jogo
Maranhão, que teve excelente atuação e comandou as jogadas do Guarani pela direita

Esquema Tático Guarani
4-4-2
Douglas; Maranhão, Dão, Bruno Aguiar e Eduardo; Cléber Goiano, Nunes (Caíque), Léo Mineiro e Walter Minhoca (Mario Lúcio); Fabinho e Ricardo Xavier (Fábio Romão); Técnico: Vadão

Esquema Tático Ponte Preta
4-4-2
Giovanni; Edilson, Jean, Dezinho e Vicente; Deda, Pirão, Nene (Jean Carioca) e Evando (Tinga); Danilo Neco e Márcio Mexerica (Finazzi); Técnico: Márcio Bittencourt

Cartões Amarelos
Guarani: Eduardo, Nunes, Léo Mineiro e Walter Minhoca

Ponte Preta: Edilson, Deda, Pirão, Nenê e Evando

Cartões Vermelhos
Guarani: Léo Mineiro e Caíque

Ponte Preta: Deda

Árbitro
Wilson Luiz Semene (SP)

Local
São Paulo (Campinas-SP)

Público

17.287 pagantes

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade