PUBLICIDADE

Com golaços, Vasco reencontra vitória e segura liderança

13 out 2009 - 22h56
(atualizado em 14/10/2009 às 09h34)
Compartilhar

Depois de colecionar dois empates seguidos e uma derrota, série incomum na caminhada vitoriosa do time na Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco reencontrou o caminho dos sucessos na noite desta terça-feira, graças a dois golaços. De volta ao Estádio São Januário após a decepcionante derrota para o Figueirense, a equipe carioca passou pelo Vila Nova por 4 a 1 e com isso segura a liderança da segunda divisão por, pelo menos, mais uma rodada.

» Fotos da rodada da Série B

» Veja a classificação atualizada

» Confira a tabela e os resultados

» Receba os gols do seu time pelo celular
» Comente a vitória do Vasco

No duelo que abriu a 30ª rodada do torneio nacional, o clube cruzmaltino contou com belos gols de Nilton e Amaral, suficientes para liquidar a fatura a favor do time dirigido pelo técnico Dorival Júnior, que teve ainda tentos anotados por Titi e Élton na segunda etapa. Para os visitantes, Nena descontou, mas não evitou nova vítima dos líderes e principais favoritos ao título da Série B.

Com oito rodadas para o final do torneio (24 pontos em disputa), o Vasco vai aos 60 pontos e mantém a vantagem mínima de um ponto para o vice-líder Guarani, que venceu o Duque de Caxias por 2 a 1 também nesta terça-feira e é a principal ameaça na ponta após os recentes tropeços do clube de São Januário. Além disso, se distancia em 12 do Figueirense, atual quinto colocado e primeiro time fora da zona de acesso, fato que deixa os cariocas bem próximos do retorno à elite.

No duelo contra o 13º colocado e o já sem grandes pretensões Vila Nova, bastaram 6min para os mandantes iniciarem grande festa em São Januário. Em jogada bem ensaiada, Paulo Sérgio bateu escanteio de forma aberta, pelo lado direito, e Elton emendou com um voleio preciso, que foi parar no ângulo do goleiro Juninho. Porém, com a abertura do placar, o Vasco caiu de rendimento e sofreu o empate 20 minutos depois, quando Otacílio teve liberdade para ir ao fundo e cruzar para conclusão de Nena dentro da pequena área.

A igualdade de volta ao marcador assustou a torcida que compareceu em bon número às arquibancadas, mas aos 20min da etapa final, novo golaço serviu para reanimar os fãs e dar início ao massacre vascaíno. Depois de ir ao fundo pelo lado esquerdo e acertar a zaga na tentativa de um cruzamento rasteiro, Amaral pegou o rebote e, com a perna direita, acertou o ângulo oposto do goleiro da equipe goiana.

Em seguida, apenas três minutos depois, Ernani lançou Titi em velocidade e viu o zagueiro chutar rasteiro para ampliar a vantagem dos mandantes. Já aos 33min, em jogada que se iniciou em uma roubada de bola de Adriano, o mesmo jogador parou em boa defesa de Juninho, que não conseguiu salvar no rebote e viu Élton pegar a sobra e anotar seu 14º gol na Série B, se isolando no topo da artilharia.

FICHA TÉCNICA

VASCO 4 x 1 VILA NOVA

Gols
VASCO: Nilton, aos 6min do 1º tempo; Amaral, aos 20min, Titi, aos 23min, e Élton, aos 33min do 2º tempo

VILA NOVA: Nena, aos 26min do 1º tempo

Pontos Fortes do VASCO
- Mudanças no segundo tempo, quando apostou em uma formação mais ofensiva, pressionou o Vila Nova e chegou aos gols;

- Chegada dos defensores ao ataque, jogadores que marcaram três dos quatro gols (dois volantes e um zagueiro)

Ponto Forte do VILA NOVA
- Boas defesas de Juninho, que evitou uma goleada ainda maior do Vasco

Pontos Fracos do VASCO
- Falta de criatividade na armação e pouca produtividade ofensiva na primeira etapa

Pontos Fracos do VILA NOVA
- Diversos erros de passes e queda de rendimento no segundo tempo, deixando muitos espaços na defesa

Personagens do jogo
- Alan, de apenas 18 anos, que mostrou personalidade ao entrar no time e criar boas jogadas ofensivas

- Nilton, que fez um golaço no primeiro tempo e mostrou disposição na marcação e no apoio

Esquema Tático do VASCO
4-4-2
Fernando Prass; Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Pará (Ernani); Amaral, Nilton, Fumagalli (Adriano) e Alan; Aloísio (Magno) e Elton; técnico: Dorival Júnior

Esquema Tático do VILA NOVA
3-5-2
Juninho; Edson Borges, Leonardo e Flávio; Dida, Alisson, Claudinho Baiano, Otacílio (Ricardinho) e Zé Rodolpho; Alex Dias (Raí) e Nena (Soares); técnico: Zé Roberto

Cartões Amarelos
VASCO: Amaral e Fernando

VILA NOVA: Zé Rodolpho, Dida, Otacílio e Nena

Árbitro
Alício Pena Júnior (MG)

Local
Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade