PUBLICIDADE

Juventude vence e diminui esperança de acesso da Portuguesa

10 nov 2009 - 21h25
(atualizado em 11/11/2009 às 15h18)
Compartilhar

A Portuguesa não conseguiu fazer a sua parte e pode terminar a 35ª rodada cinco pontos distante do G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, o time paulista perdeu para o Juventude, fora de casa, por 1 a 0 e estacionou nos 57 pontos.

» Veja fotos da Série B

» Veja a classificação atualizada

» Confira a tabela e os resultados

» Comente o resultado do jogo

A vitória, por outro lado, deixa o Juventude em situação um pouco mais confortável na luta contra o rebaixamento. Dependendo dos resultados, o time gaúcho pode ficar a até quatro pontos de vantagem sobre o 17º colocado (hoje o Bahia).

O grande destaque da partida foi o goleiro Muriel, da Portuguesa, que é natural de Novo Hamburgo e foi formado no Caxias, arquirrival do Juventude. Mesmo com excelentes defesas, no entanto, não conseguiu evitar a vitória dos gaúchos, comandados por Ivo, Zezinho e Mendes, autor do gol da vitória, aos 21min do segundo tempo.

A busca pela acesso ficou mais difícil já que o Atlético-GO venceu e abriu cinco pontos de vantagem com mais três partidas a serem realizadas. A "boa notícia" foi a derrota do Figueirense para o América que manteve o concorrente por uma vaga na Série A com os mesmos 57 pontos.

No fim da partida, a delegação da Portuguesa partiu para cima do árbitro Péricles Cortez insatisfeita com a atuação na partida desta terça. Amparado por policiais e pelos outros membros do trio de arbitragem, ele deu pouca atenção para os gritos e xingamentos que ouviu. O técnico da Portuguesa, Vágner Benazzi, afirmou que o juiz sofreu pressão nos vestiários.

Necessitando da vitória, o Juventude partiu para cima da Portuguesa e durante todo o primeiro tempo teve atuação mais consistente. No entanto, levou a torcida presente no Alfredo Jaconi à loucura e ao desespero. Cansou de perder oportunidades - quando não parou nas mãos do goleiro Muriel, acabou barrado pela trave.

A pressão do anfitrião só cessou aos 16min, quando Marco Antonio recebeu pela direita, limpou a marcação dentro da área e bateu forte, explodindo a bola no travessão de Fernando. Mesmo assim, a Portuguesa continuou acuada, enquanto Muriel se desdobrava - aos 36, mergulhou para evitar o gol em cabeçada de Douglas, no canto.

Dois minutos depois, o Juventude perdeu a chance mais incrível de toda a partida quando o goleiro Muriel saiu mal do gol em cobrança de escanteio e a bola sobrou para Douglas, já dentro da pequena área. Com a bola no ar, o jogador bateu firme para o gol, mas acertou a sola da chuteira de Marco Aurélio, que esticara o pé para tentar salvar. A bola passou por cima do travessão.

A Portuguesa voltou para o segundo tempo com mais rispidez - marcou forte, abusando das faltas. Em uma das bolas paradas cedidas ao Juventude, acabou levando o gol. Aos 21min, Ivo bateu escanteio, Irineu cabeceou firme e Muriel fez excelente defesa. No rebote, a zaga parou e Mendes tocou para o fundo das redes, colocando o anfitrião em vantagem.

Aos 26 minutos, Zé Carlos se desentendeu com jogadores do Juventude e acertou o rosto de Lauro ao ser empurrado pelo rival. Uma confusão tomou conta do gramado e terminou com a expulsão dos dois principais envolvidos. Precisando da vitória, a Portuguesa adiantou sua marcação, mas pecou na definição das jogadas - o ritmo diminuiu consideravelmente nos minutos finais até o apito do árbitro.

FICHA TÉCNICA

Juventude 1 x 0 Portuguesa

Gols
Juventude: Mendes, aos 21min do segundo tempo

Ponto Forte do Juventude
Jogadas de bolas aéreas na defesa da Portuguesa

Ponto Forte da Portuguesa
Muriel, principalmente no primeiro tempo, fez belas intervenções e evitou uma derrota ainda na etapa inicial

Ponto Fraco do Juventude
Depois do gol o time recuou e se contentou com o placar favorável ainda na metade do segunto tempo

Ponto Fraco da Portuguesa
Marcação no meio-campo,falha do sistema defensivo nas bolas pelo alto e setor de criação pouco produtivo

Personagem do jogo
Mendes, autor do gol da vitória do Juventude

Lance polêmico
Bruno Teles cometeu uma falta em cima de Fellype Gabriel passível de cartão amarelo. Ele já havia sido advertido e poderia ser expulso

Esquema Tático do Juventude
3-5-2
Fernando Wellington; Douglas, Bruno Teles e Irineu; Bruno (Luiz Felipe), Walker, Lauro. Mendes e Ivo (Leanderson); Zezinho e Marcos Denner (Léo Dias). Técnico: Ivo Wortmann

Esquema Tático da Portuguesa
3-5-2
Muriel; Bruno Rodrigo, Ygor e Domingos; Fernandinho (Héverton), Acleisson, Marco Antônio, Preto (Fabrício) e Marco Aurélio; Fellype Gabriel (Kempes) e Zé Carlos. Técnico: Vagner Benazzi

Cartões Amarelos
Juventude: Mendes, Bruno Teles e Douglas

Portuguesa: Domingos, Bruno Rodrigo, Marco Antônio e Héverton

Cartões Vermelhos

Juventude: LauroPortuguesa:Zé Carlos

Árbitro
Péricles Cortez (RJ)

Local
Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)

Com informações da Gazeta Press

Jogadores do Juventude comemoram o gol da vitória sobre a Portuguesa
Jogadores do Juventude comemoram o gol da vitória sobre a Portuguesa
Foto: Gilmar Gomes / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade