PUBLICIDADE

No adeus a Dorival e à Série B, Vasco perde e Ipatinga se salva

28 nov 2009 - 19h04
(atualizado às 20h36)
Compartilhar

A despedida do técnico Dorival Júnior de sua vitoriosa passagem pelo Vasco não foi da maneira que o torcedor esperava. No fechamento da campanha do título da Série B e que marcou o retorno do clube à elite do Campeonato Brasileiro, o time carioca encerrou o ano com uma derrota por 2 a 0 para o Ipatinga, que comemorou a permanência na segunda divisão nacional e pôde festejar ao lado de seus torcedores no Estádio Ipatingão, em Minas Gerais, na tarde deste sábado.

» Veja as fotos de Ipatinga x Vasco

» Veja a classificação final após 38 rodadas

» Confira a tabela completa da Série B

» Comente a vitória e salvação do Ipatinga

Sem acordo financeiro para permanecer no comando em 2010, Dorival anunciou seu desligamento do clube nesta sexta-feira, um dia antes da despedida oficial. Na mira do Grêmio, o treinador só não esperava dar adeus com um resultado negativo, apenas o sexto em 38 jogos. Assim, o campeão fecha a Série B com 76 pontos e especula as chegadas de Ney Franco (Coritiba), Silas (ex-Avaí), Tite (ex-Internacional) e PC Gusmão (Ceará).

Já do outro lado da tabela, o Ipatinga pôde respirar aliviado após quase sete meses de angústia. Agora com 48 pontos, graças aos gols de Amilton e Thiago Matias, a equipe mineira se segura na segunda divisão na última rodada. Antes, era ameaçada apenas pelo Juventude, que teve a queda confirmada com a derrota por 2 a 1 para o Guarani, também neste sábado. Assim, fecha o grupo dos rebaixados à terceira divisão com Fortaleza, Campinense e o lanterna ABC.

Apesar da necessidade do Ipatinga de fazer a sua parte para não depender das forças do Guarani, que assim como o Vasco também festejava o acesso e a despedida da Série B, os gols salvadores só saíram no segundo tempo, graças à velocidade de Amilton e as falhas da defesa do time cruzmaltino, que optou por uma formação mista entre titulares e reservas.

Aos 12min, o atacante que substitui Márcio Diogo no primeiro minuto após o reinício aproveitou bobeira de Rafael Morisco na saída de bola, invadiu a área pelo lado direito e bateu forte para estufar as redes pela primeira vez na tarde. Já aos 24min, o mesmo Amílton foi deslocado por Magno e teve a reclamação atendida com a marcação de pênalti, bastante contestado pelos vascaínos. Na cobrança, Thiago Matias bateu no meio do gol, mas mesmo assim venceu Tiago e encerrou a angústia da torcida mineira.

FICHA TÉCNICA

Ipatinga 2 x 0 Vasco

Gols
Ipatinga: Amilton, aos 13min, e Thiago Matias aos 26min do 2º tempo

Ponto Forte do Ipatinga
- Crescimento no segundo tempo e aproveitamento das poucas chances criadas

Ponto Forte do Vasco
- Elton, que mostrou boa movimentação e levou perigo à defesa mineira

Ponto Fraco do Ipatinga
- Início nervoso de partida, sendo dominado pelos vascaínos

Ponto Fraco do Vasco
- Falta de criatividade de seus armadores e poucas oportunidades de gol

Personagem do jogo
Amilton, que entrou no início do segundo tempo, marcou o seu gol e sofreu um pênalti em seguida

Esquema Tático do Ipatinga
3-5-2
João Carlos; Alessandro Lopes, Max e Thiago Matias; Alex Silva, Fernando Miguel (Luciano Sorriso), Max Carrasco, Reina (Evandro) e Marinho Donizete; Márcio Diogo (Amilton) e Diego Silva; técnico: Flávio Lopes

Esquema Tático do Vasco
4-4-2
Tiago; Fagner, Dedé, Morisco e Pará; Nilton, Mateus (Magno), Fumagalli (Jeferson) e Alex Teixeira; Adriano (Robinho) e Élton; técnico: Dorival Júnior

Cartões Amarelos
Ipatinga: Max e Fernando Miguel

Vasco: Dedé, Mateus e Élton

Árbitro
Rodrigo Martins Cintra (SP)

Local
Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)

No último jogo, Ipatinga derruba campeão Vasco e se salva do rebaixamento à 3ª divisão brasileira
No último jogo, Ipatinga derruba campeão Vasco e se salva do rebaixamento à 3ª divisão brasileira
Foto: Sérgio Roberto / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade