PUBLICIDADE
Logo do Náutico

Náutico

Favoritar Time

Santo André faz 5, rebaixa Náutico e sonha com salvação

29 nov 2009 - 18h57
(atualizado às 22h31)
Compartilhar

Em duelo de dois times ameaçados pelo rebaixamento, apenas um lado se manteve vivo na luta para permanecer na elite do Campeonato Brasileiro em 2010. Ainda precisando de uma combinação de três resultados na última rodada, a ser disputada no próximo final de semana, o Santo André venceu o Náutico por 5 a 3 na tarde deste domingo, no Estádio Bruno José Daniel, e de quebra decretou a queda da equipe pernambucana à segunda divisão, onde fará companhia ao rival Sport no ano que vem.

» Veja fotos de Santo André x Náutico

» Vote e eleja os destaques do Brasileiro

» Veja a classificação atualizada

» Confira a tabela e os resultados

» Comente a vitória do Santo André

Comandados pela dupla de ataque Wanderley e Nunes, autores de dois gols cada um, o time do ABC paulista alcançou os 41 pontos e assumiu a 18ª posição, antepenúltima do torneio. Agora, no último jogo, encara o Internacional no Beira-Rio precisando de novo triunfo, além de torcer por derrotas de Coritiba e Botafogo para evitar a queda, que foi confirmada pelo Náutico ao estacionar nos 38. Com isso, Pernambuco perde seu segundo representante na elite.

O desespero pela vitória foi transformado em pressão dos mandantes desde o apito inicial, que foram recompensados logo no primeiro ataque do jogo. Ainda com 3min de jogo, em uma das principais armas do time do ABC paulista, Marcelinho levantou a bola para a área e Nunes subiu mais que a zaga pernambucana para testar para as redes. Já aos 18min, foi a vez de Wanderley receber passe de Rômulo e tocar para o fundo do gol defendido por Gledson.

A festa paulista e a esperança de permanecer na elite sofreu um pequeno abalo aos 29min, mais uma vez nos pés de Carlinhos Bala. Em cobrança de falta, o atacante colocou por cima da barreira com categoria e tirou as chances de defesa de Neneca, recolocando o Náutico na disputa. Porém, sete minutos mais tarde, Wanderley aproveitou rápida cobrança de lateral pela direita, penetrou na área e tocou por cobertura para dar novo fôlego ao torcedor do Santo André.

No segundo tempo da partida, a "chuva" de gols teve continuidade com mais duas festas para cada lado. Aos 12min, Rômulo contou com a colaboração de Gledson e aumentou a vantagem paulista. Mas quatro minutos depois, Carlinhos Bala voltou a fazer a diferença para os visitantes e só rolar para Anderson Lessa descontar para o Náutico.

Já nos instantes finais, novamente Nunes apareceu para completar cruzamento de Rodriguinho e usar a cabeça para ampliar a vantagem do time do ABC. Já aos 37min, depois de defesa de Neneca em chute de Patrick, Nilson anotou o terceiro dos rebaixados, mas não foi suficiente para evitar a tristeza de mais um pernambucano no Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

Santo André 5 x 3 Náutico

Gols
Santo André: Nunes, aos 3min, e Wanderley, aos 20min e aos 38min do 1º tempo; Rômulo, aos 13min, e Nunes, aos 29min do 2º tempo

Náutico: Carlinhos Bala, aos 31min do 1º tempo; Anderson Lessa, aos 15min, e Nilson, aos 34min do 2º tempo

Ponto Forte do Santo André
- Atuações de Rômulo e Marcelinho nas bolas aéreas e eficiência ofensiva de Nunes e Wanderley

Ponto Forte do Náutico
- Bolas paradas nos pés de Carlinhos Bala e descidas de Michel

Ponto Fraco do Santo André
- Falhas defensivas da equipe, dando muito espaços para os rivais criarem chances

Ponto Fraco do Náutico
- Deficiência nas ligações entre meio-campo e ataque

Personagens do jogo
Nunes e Wanderley

Esquema Tático do Santo André
4-4-2
Neneca; Rômulo, Vinícius, Marcel e Arthur; Ricardo Conceição, Júnior Dutra (Ricardo Goulart), Marcelinho Carioca (Fernando) e Camilo; Wanderley (Rodriguinho) e Nunes; técnico: Sérgio Soares

Esquema Tático do Náutico
4-4-2
Gledson; Márcio, Nilson, Cláudio Luiz e Patrick; Rudnei (Kuki), Irênio (Anderson Lessa), Juliano e Michel; Carlinhos Bala (Mariano Torres) e Ferreira; técnico: Geninho

Cartões Amarelos
Santo André: Marcel

Náutico: Juliano

Árbitro
Leandro Pedro Vuaden (RS)

Local
Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade