PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Saiba como o Palmeiras pode ser campeão por nº de cartões

1 dez 2009 - 09h41
(atualizado às 12h54)
Compartilhar

Uma combinação bastante improvável pode fazer com que o Campeonato Brasileiro de 2009 seja definido por um método nada usual: cartões vermelhos. Em um cenário pouco provável, mas possível, o Palmeiras disputaria a taça com o São Paulo, decidindo a questão pelo quinto critério determinado. Ou seja, número de expulsões.

» Vote e eleja os destaques do Campeonato Brasileiro

» Dirigente do São Paulo descarta desistir do título

» São Paulo lembra ajuda ao Corinthians e confia no Grêmio

» Palmeiras vê quase perfeição em esquema com três meias

Para que isso ocorresse, o Flamengo precisaria perder para o Grêmio e o Internacional empatar ou também perder para o Santo André. Então, o São Paulo teria de vencer o Sport por 5 a 1. E o Palmeiras, no Engenhão, bater o Botafogo por 1 a 0.

Essa combinação de resultados na 38ª rodada deixaria, em primeiro lugar, São Paulo e Palmeiras, que teriam o mesmo número de vitórias (18), mesmo saldo de gols (15) e mesmo total de gols pró (58). Segundo regulamento da competição, o critério de desempate seguinte seria confronto direto, mas a dupla empatou sem gols nos dois jogos que realizou.

Empatados em praticamente tudo, Palmeiras e São Paulo decidiriam o título brasileiro pelo quinto critério: número de expulsões. Nesse cenário, a vantagem seria dos palmeirenses, que têm 10 vermelhos recebidos, contra 14 dos são-paulinos.

Se ainda assim persistisse o empate em vermelhos, a taça seria definida por cartões amarelos. Nesse quesito, a vantagem é do São Paulo, que levou 114 advertências contra 119 do Palmeiras.

Embora possa ser considerada bastante improvável na luta pelo título, a combinação pode perfeitamente ocorrer na disputa pela terceira posição, sendo apenas necessário que o Palmeiras vença por 1 a 0 e o São Paulo também ganhe por 5 a 1.

Três vezes expulso, Richarlyson seria decisivo em Brasileiro definido por cartões vermelhos
Três vezes expulso, Richarlyson seria decisivo em Brasileiro definido por cartões vermelhos
Foto: Gaspar Nóbrega/Vipcomm / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade