PUBLICIDADE

Com sete desfalques, Portuguesa goleia Vila Nova na estreia

7 mai 2010 - 22h52
(atualizado às 23h08)
Compartilhar

A Portuguesa começou o Campeonato Brasileiro da Série B disposta a esquecer a campanha do ano passado, quando terminou na quinta colocação, ficando com o "quase" na briga pelo acesso à elite do futebol nacional. No Canindé, mesmo com sete desfalques, o time rubro-verde estreou com goleada sobre o Vila Nova: 4 a 1, com gols de Júnior Paulista (contra), Luiz Carlos e Héverton (dois).

O técnico Vadão não pôde contar com o goleiro Fábio (negociado na véspera do jogo com o Goiás), o atacante Kempes (cuja documentação ainda não está regularizada), e mais cinco atletas contundidos: o zagueiro Maurício, os volantes Gláuber e Ademir Sopa e os meias Athirson e Marco Antônio.

A equipe da casa começou dominando a partida, mas teve mais um revés aos 20min: o atacante Luís Ricardo sentiu o tornozelo em dividida e teve que ser substituído por Luiz Carlos. Nove minutos depois, a Portuguesa abriu o placar: Paulo Sérgio cruzou da direita e o zagueiro Júnior Paulista, em sua estreia pelo time goiano, deu um toque errado na bola, mandando-a contra as próprias redes.

Aos 41min, Luiz Carlos ampliou. O centroavante recebeu belo passe de cabeça de Héverton e tocou por cima do goleiro Max; a zaga do Vila Nova se atrapalhou e Júnior Paulista, de novo, acabou jogando para dentro da própria meta. Porém, Luiz Carlos chegou chutando quando a bola estava ultrapassando a linha, e ganhou a autoria do gol.

No segundo tempo, os visitantes mudaram sua postura e tiveram alguns minutos de pressão antes que a Portuguesa voltasse a se encontrar no jogo. Aos 24min, Júnior Paulista, em noite infeliz, derrubou Acleisson dentro da área: pênalti para o clube paulista. Héverton bateu forte de pé direito e ampliou para 3 a 0.

A Portuguesa fechou o placar aos 33min. Celsinho desceu pela direita e rolou para Luiz Carlos, que fez excelente cruzamento para Héverton desviar e marcar seu segundo gol no jogo. O Vila Nova ainda diminuiu com Bruno Cazarine, de cabeça, no fim da partida, mas já era tarde para uma reação.

FICHA TÉCNICA

Portuguesa 4 x 1 Vila Nova

Gols
Portuguesa: Júnior Paulista (contra), aos 29min, e Luiz Carlos, aos 41min do 1º tempo; Héverton, aos 24min e aos 33min do 2º tempo

Vila Nova: Bruno Cazarine, aos 41min do 2º tempo

Esquema Tático da Portuguesa
3-5-2
Andrey; Domingos, Thiago Gomes e Preto Costa (Jaime); Paulo Sérgio, Acleisson, Marcos Paulo, Henrique (Celsinho) e Fabrício; Héverton e Luís Ricardo (Luiz Carlos). Técnico: Vadão

Esquema Tático do Vila Nova
4-4-2
Max; Osmar, Max Ferraz, Júnior Paulista e Michel; Gavião (Dida), Nunes, Joelson e Alysson (Joãozinho); Gil (Moré) e Bruno Cazarine. Técnico: Edson Gaúcho

Ponto Forte da Portuguesa

Não sentiu a ausência dos titulares e encaixou bem o jogo, criando muitas oportunidades de gol

Ponto Forte do Vila Nova

Boa movimentação do atacante Gil durante a primeira etapa, que dificultou a marcação do trio de zaga da Portuguesa

Ponto Fraco da Portuguesa

Ritmo mais lento no início do segundo tempo, quando permitiu o crescimento do adversário

Ponto Fraco do Vila Nova

Dupla de zagueiros muito mal na partida, demonstrando desatenção e falta de entrosamento

Personagem do jogo

Héverton, que manteve a fase artilheira após os 11 gols marcados no Campeonato Paulista

Cartões amarelos
Portuguesa: Fabrício
Vila Nova: Joelson e Júnior Paulista

Árbitro

Adriano Milvzki (PR)

Local
Estádio do Canindé, São Paulo (SP)

Portuguesa começou bem a briga pelo acesso à Série A: 4 a 1 sobre o Vila Nova
Portuguesa começou bem a briga pelo acesso à Série A: 4 a 1 sobre o Vila Nova
Foto: Marcos Bezerra / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade