PUBLICIDADE

Palmeiras erra pênalti novamente, mas bate Vitória na estreia

8 mai 2010 - 20h26
(atualizado às 21h47)
Compartilhar

Depois de perder quatro penalidades e ser eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético-GO no meio de semana, o Palmeiras sofreu do mesmo mal na estreia do Campeonato Brasileiro, neste sábado, mas conseguiu vencer. Jogando em casa, o time alviverde viu Robert desperdiçar uma penalidade, mas Lincoln garantiu o triunfo por 1 a 0 sobre o Vitória.

Com o resultado, o time alviverde soma os primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro e ameniza as críticas recebidas da torcida, que inclusive protestou antes do jogo deste sábado.

O Palmeiras volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo, quando enfrenta o Vasco, fora de casa, às 18h30 (de Brasília). No mesmo horário, mas um dia antes, o Vitória tem pela frente o Flamengo, em Salvador.

Porém, antes de enfrentar o Flamengo pelo Brasileiro, o Vitória se concentra na Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira, a equipe baiana pega o Atlético-GO, em Goiânia, pela partida de ida da semifinal.

O jogo

Eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético-GO no meio de semana, o Palmeiras entrou no gramado do Palestra Itália e ouviu gritos de "time sem-vergonha" de uma torcida organizada. Já outros torcedores pediam "atitude" à equipe.

Contudo, quando a bola rolou, os protestos não surtiram muito efeito. O time da casa apresentava poucas chances efetivas para abrir o placar. Nem mesmo o lateral direito Vítor, estreante da noite, conseguia resolver. Diante do futebol apático da equipe, o técnico Antônio Carlos se irritou e chegou a chutar uma garrafa para dentro do gramado.

As poucas oportunidades do Palmeiras surgiam de jogadas de bola parada. Como aos 20min, quando Cleiton Xavier cobrou escanteio e Léo desviou de cabeça, levando perigo. Quatro minutos depois, Ewerthon arriscou de longe e a bola passou perto do gol de Viáfara.

Jogando defensivamente, o Vitória só assustou o adversário aos 35min. Egídio cruzou e Júnior cabeceou, exigindo grande defesa de Marcos. Após o susto, o Palmeiras respondeu com Lincoln, que arriscou um chute para o gol que parou nas mãos de Viáfara.

Segundo tempo: Palmeiras erra pênalti, mas triunfa

O Palmeiras voltou melhor para a etapa final e logo ameaçou o gol do Vitória. Aos 8min, Lincoln lançou Armero, que cortou um adversário e bateu para fora. Um minuto depois, foi a vez de Lincoln mandar ao lado da trave direita de Viáfara.

Já aos 11min, o time da casa perdeu um gol incrível. Ewerthon recebeu na área pela direita e rolou para Robert, totalmente livre, apenas tocar para as redes. Contudo, o chute do atacante passou ao lado da trave direita do Vitória. Apesar da chance desperdiçada, a torcida do Palmeiras passou a incentivar ainda mais a equipe.

O apoio deu resultado aos 15min, quando Wallace derrubou Ewerthon na área, foi expulso e viu o árbitro marcar pênalti. O técnico Antônio Carlos deixou que Robert cobrasse a penalidade para que o atacante se redimisse da grande chance perdida.

Robert, porém, não correspondeu. O atacante bateu à meia-altura no canto direito e Viáfara fez bela defesa. Desta vez, a torcida palmeirense não perdoou e chamou Antônio Carlos de "burro" por deixar Robert cobrar a penalidade.

O cenário que já era ruim para o Palmeiras quase piorou aos 22min, mas Marcou salvou a equipe ao defender um forte chute de Júnior. Antônio Carlos, então, resolveu mudar: colocou Paulo Henrique na vaga de Robert (que saiu vaiado) e trocou Pierre por Vinícius.

Até que aos 33min, Cleiton Xavier avançou com liberdade pelo meio campo e deu belo passe para Lincoln, que bateu cruzado e venceu o goleiro Viáfara. Na comemoração do gol, o camisa 99 foi ao banco de reservas abraçar Robert.

Diante de um adversário sem pretensões na partida, o Palmeiras apenas administrou o resultado e pôde comemorar a estreia vitoriosa.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras 1 x 0 Vitória

Gol

Palmeiras
Lincoln, aos 33min do segundo tempo

Ponto Forte do Palmeiras
Jogadas de bola parada com Lincoln e Cleiton Xavier. Equipe voltou melhor para o segundo tempo e criou mais chances de gol

Ponto Forte do Vitória
Viáfara fez boas defesas, principalmente no pênalti cobrado por Robert

Ponto Fraco do Palmeiras
Pouca criatividade no primeiro tempo e chances desperdiçadas por Robert na etapa final

Ponto Fraco do Vitória
Jogou na defesa e pouco ameaçou a defesa palmeirense

Personagem do jogo
Um dos poucos jogadores poupados pela torcida palmeirense nos protestos feitos antes da partida, Robert perdeu uma chance incrível para marcar no segundo tempo, além de ter desperdiçado um pênalti. Saiu vaiado pela torcida alviverde

Esquema Tático do Palmeiras
4-4-2
Marcos; Vítor, Edinho, Léo e Armero; Pierre (Vinícius), Márcio Araújo, Cleiton Xavier e Lincoln (Marcos Assunção); Ewerthon e Robert (Paulo Henrique)
Técnico: Antônio Carlos

Esquema Tático do Vitória
4-4-2
Viáfara; Rafael (Edson), Wallace, Reniê e Egídio; Uellinton, Neto, Renato e Bida; Elkeson (Vanderson) e Júnior (Neto Berola)
Técnico: Ricardo Silva

Cartões Amarelos
Palmeiras

Edinho

Vitória

Reniê

Cartão Vermelho
Vitória

Wallace

Árbitro
Péricles Bassols Cortez (FIFA-RJ)

Local
Estádio Palestra Itália, em São Paulo

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade