PUBLICIDADE

Atlético-MG mantém tabu em estreias e vence Vasco em casa

9 mai 2010 - 17h55
(atualizado às 20h14)
Compartilhar

Atlético-MG e Vasco estrearam na Série A do Campeonato Brasileiro buscando esquecer a eliminação na Copa do Brasil, para Santos e Vitória, respectivamente. O time da casa foi superior na maior parte do jogo e venceu por 2 a 1, neste domingo, no Estádio Mineirão. Agora, são oito anos sem perder em estreias de Série A do Campeonato Brasileiro.

Neste período, foram seis estreias (em 2006, o Atlético-MG disputou a Série B da competição), com duas vitórias e quatro empates. A última derrota em estreias de Série A foi em 2002 para o Corinthians: 2 a 1 no Mineirão.

Tentando manter o tabu, o time mineiro tomou conta da partida desde o início, mas o Vasco foi o primeiro a levar perigo à meta adversária. Aos 5min, Dodô tabelou com Philippe Coutinho e chutou da entrada da área, mas Aranha fez a defesa.

Depois do avanço do time carioca, o Atlético-MG voltou a mandar no jogo e o gol não tardou a sair. Aos 9min, Diego Tardelli arrancou pela esquerda e cruzou para a área. Ricardinho tentou duas vezes. Na primeira, a zaga cortou o chute, mas o meia aproveitou a sobra e finalizou rasteiro, no canto esquerdo do goleiro Fernando Prass.

Com o gol, o time mineiro se animou e continuou pressionando. Após cobrança de tiro de meta, Fabiano desviou de cabeça e deixou Tardelli em ótimas condições. O atacante invadiu a área e bateu na saída do goleiro. Com a bola quase em cima da linha, Muriqui empurrou para as redes: 2 a 0.

O Atlético-MG queria mais e continuou atacando. Logo após o segundo gol, o time chegou novamente pela esquerda e Leandro chutou, de pé direito, para excelente defesa de Prass.

O Vasco ficou desnorteado e tentou segurar a pressão atleticana. A única boa chance da equipe carioca foi aos 27min. Depois do cruzamento na área, Souza cabeceou e Aranha espalmou. Werley se antecipou ao ataque e afastou a bola para escanteio.

No segundo tempo, o Vasco acordou e diminuiu logo no início. Depois de cobrança de escanteio da esquerda, aos 10min, Dodô subiu mais alto que toda a defesa atleticana e cabeceou. Aranha fez ótima defesa, mas Elton pegou o rebote e completou. Depois do gol do Vasco o ritmo do jogo diminuiu e os times não criaram boas chances.

As últimas foram do Atlético-MG, aos 36min. Coelho bateu falta para área, a zaga do Vasco fez linha de impedimento e Zé Luis, sozinho, quase alcançou. Aos 44min, Tardelli, artilheiro do time na temporada, com 14 gols, roubou a bola no ataque e chutou forte da entrada da área, mas a bola passou por cima do gol de Aranha.

O Atlético conseguiu segurar as investidas do ataque do Vasco e assegurou a primeira vitória no Brasileiro. Na próxima rodada, o time joga contra o Grêmio Prudente, no sábado, dia 15, às 18h30, no Estádio Prudentão. Já o Vasco enfrenta o Palmeiras, no domingo, dia 16, às 18h30, em São Januário.

FICHA TÉCNICA

Atlético-MG 2 x1 Vasco

Gols
Atlético-MG: Ricardinho, aos 9min, e Muriqui, aos 18min do 1º tempo

Vasco: Élton, aos 10min do 2º tempo

Esquema Tático do Atlético-MG
4-4-2
Aranha; Coelho, Werley, Jairo Campos e Leandro; Zé Luis, Correa, Fabiano (Carlos Alberto), e Ricardinho; Muriqui e Diego Tardelli. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Esquema Tático do Vasco
4-4-2
Fernando Prass; Paulinho, Dedé, Thiago Martinelli e Ramon; Nilton, Souza, Magno (Léo Gago) e Philippe Coutinho; Dodô e Elton

Ponto Forte do Atlético-MG

Jogadas em velocidade pela esquerda, principalmente com o lateral esquerdo Leandro e o atacante Muriqui

Ponto Forte do Vasco

Jogadas aéreas, o Vasco ganhou a maioria das jogadas pelo alto, principalmente o atacante Élton

Ponto Fraco do Atlético-MG

O Atlético-MG foi acomodado no segundo tempo, administrou o resultado, mesmo sem correr muitos riscos no segundo o tempo a equipe não buscou muito o gol adversário

Ponto Fraco do Vasco

Foi incrível a apatia da equipe carioca no primeiro tempo, tomou dois gols, mas poderia ser pior se não fosse a boa atuação do goleiro Fernando Prass

Personagem do jogo

Diego Tardelli, o artilheiro do time na temporada foi mais uma vez decisivo. Participou dos dois gols da equipe e foi o jogador que mais trouxe perigo às redes adversárias

Lance bizarro

Aos 38 minutos do primeiro tempo Diego Tardelli recebeu passe de Fabiano na grande área e passou para Muriqui. O autor do segundo gol do jogo, de frente para o gol, furou o chute e a zaga afastou o perigo.

Cartões amarelos
Atlético-MG: Leandro, Fabiano, Ricardinho e Carlos Alberto
Vasco: Paulinho

Árbitro

Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Local
Estádio do Mineirão, Belo Horizonte (MG)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade