PUBLICIDADE

Na volta à Série A, Ceará impõe 3ª derrota ao Flu de Muricy

9 mai 2010 - 20h24
(atualizado às 21h12)
Compartilhar

De volta à Série A do Brasileiro após 16 anos, o Ceará estreou no Campeonato Brasileiro neste domingo com uma vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense de Muricy Ramalho, no Castelão. Esta foi a terceira derrota do técnico em três jogos no comando da equipe carioca (antes, perdeu os dois jogos contra o Grêmio, pelas quartas de final da Copa do Brasil).

Desta vez, porém, o time tricolor teve a dificuldade de jogar com um a menos em boa parte do jogo. Cássio foi expulso direto aos 33min do primeiro tempo após derrubar Geraldo dentro da área. O próprio meia se encarregou da cobrança do pênalti e marcou o único gol da partida.

Diante de excelente público no Castelão, Ceará e Fluminense fizeram um duelo equilibrado no início. Os visitantes assustaram em chute cruzado de Willians e com André Lima, que chutou para fora, com perigo, após boa jogada de Conca. Já os anfitriões quase marcaram em cabeçada de Misael.

Aos 33min, porém, veio o lance que decidiria a partida. Geraldo invadiu a área e foi derrubado por Cássio no momento em que partia para o gol. O árbitro Paulo César de Oliveira deu pênalti e ainda expulsou o zagueiro tricolor. Na cobrança, Geraldo fez paradinha, Rafael não foi na dele e defendeu, mas a arbitragem considerou que o goleiro se adiantou. Na segunda chance, Geraldo, sem paradinha, não perdoou.

O segundo tempo começou com o Fluminense melhor e com o domínio do jogo. Os tricolores passaram a atacar mais pelas laterais e conseguiram chegar mais perto do gol de Diego. No entanto, com somente André Lima na área, os visitantes pararam na zaga cearense.

Aos poucos, o Ceará conseguiu equilibrar o jogo, mas abdicou de atacar o Fluminense. Os donos da casa apenas buscavam os contra-ataques, mas não conseguiam acertar o último passe. Com isso, a partida ficou monótona, sem lances de perigos para ambos os lados.

No minutos finais, o Fluminense tentou ainda o gol do empate. O Ceará passou a se defender de todas as formas. Nos acréscimos, Heleno levou o vermelho após matar contra-ataque de Wellington Silva, que entrara minutos antes. Mas não havia mais tempo para a reação tricolor.

O time de Muricy Ramalho tentará a primeira vitória sob o comando do treinador no próximo sábado, contra o Atlético-GO (outro rival recém-promovido à primeira divisão do Brasileiro), no Maracanã. Um dia depois, o Ceará desafiará o Santos na Vila Belmiro.

FICHA TÉCNICA

Ceará 1 x 0 Fluminense

Gols
Ceará: Geraldo, aos 37min do primeiro tempo

Ponto Forte do Ceará
A defesa se mostrou consistente e o time quase não viu sua vantagem no placar ameaçada

Ponto Forte do Fluminense
Equipe suportou o embalo cearense e equilibrou o jogo no início

Ponto Fraco do Ceará
Mesmo com um a mais, pressionou pouco o Fluminense na etapa final

Ponto Fraco do Fluminense
Mostrou pouco poder ofensivo, com André Lima muito isolado, e prova cada vez mais a dependência de Fred, recuperando-se de apendicite

Personagem do jogo
Geraldo, que sofreu e converteu o pênalti que definiu o placar final

Esquema Tático do Ceará
4-5-1
Diego; Diogo, Fabrício, Anderson e Thyago Fernandes (Ernandes); Michel, Heleno, Careca (Tony), Geraldo e Erick Flores (Clodoaldo); Misael. Técnico: Paulo César Gusmão

Esquema Tático do Fluminense
3-5-2
Rafael; Gum (Leandro Euzébio), Digão e Cássio; Mariano, Diguinho, Marquinho, Conca e Júlio César (Wellington Silva); Willians (Everton) e André Lima. Técnico: Muricy Ramalho

Cartões Amarelos
Ceará: Careca e Michel

Fluminense: Mariano, Digão e Conca

Cartão Vermelho
Ceará: Heleno
Fluminense: Cássio

Árbitro
Paulo César Oliveira (Fifa-SP)

Local
Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)

Conca tenta se livrar da marcação durante derrota do Fluminense
Conca tenta se livrar da marcação durante derrota do Fluminense
Foto: Photocamera / Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade