PUBLICIDADE

Cruzeiro sai atrás, mas marca dois e consegue empate com Avaí

16 mai 2010 - 20h24
(atualizado às 23h48)
Compartilhar

O Cruzeiro conseguiu um importante resultado neste domingo, ao empatar por 2 a 2 com o Avaí no Mineirão. O time catarinense chegou a abrir 2 a 0 no primeiro tempo da partida, válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, mas os comandados de Adilson Batista conseguiram evitar a derrota em casa graças a dois gols de Wellington Paulista após o intervalo.

Seria a primeira vitória do Avaí sobre o Cruzeiro na história do Campeonato Brasileiro - até hoje, os dois times se enfrentaram apenas três vezes, com dois empates e uma vitória mineira. Com o resultado, as duas equipes somara quatro pontos cada encostaram nas primeiras colocações. Os avaianos, porém, levam vantagem no saldo de gols (5, contra 1 do Cruzeiro), e ocupam a vice-liderança.

A partida ainda marcaria a estreia da camisa amarela do Cruzeiro, que optou por adiar o lançamento por conta da derrota na Libertadores para o São Paulo. A competição sul-americana, por sinal, foi o principal motivo para que Adilson Batista poupasse jogadores neste final de semana. Pressionado pela derrota em casa para os são-paulinos por 2 a 0, o técnico não escalou jogadores como o Fábio, Jonathas e Kléber, que devem retornar à escalação na partida do Morumbi na quarta-feira.

O Cruzeiro entrou em campo dando a impressão de que poderia vencer com facilidade. Logo aos 3min do primeiro tempo, Thiago Ribeiro recebeu na esquerda, abriu para trás para sair da marcação e cruzou. Na área, Wellington Paulista subiu e cabeceou, mas a bola foi para fora, passando perigosamente rente à trave do goleiro Zé Carlos.

Mas foi o único grande momento cruzeirense no primeiro tempo. Aos 17min, o zagueiro Leonardo Silva foi expulso por carrinho exagerado em Davi, deixando os mineiros com um a menos. Aí, não demorou para que o Avaí aproveitasse o espaço na defesa rival e fizesse 1 a 0: aos 24min, o ala Pará recebeu passe primoroso de Caio na área, foi à linha de fundo pela esquerda, cortou a zaga e acertou um forte chute cruzado para fazer 1 a 0.

Abalado, o time de Adilson Batista passou a ceder ainda mais espaços. Aos 38min, Patric recebeu na direita e escapou do goleiro Rafael, mas bateu para fora. Porém, para desespero cruzeirense, o Avaí fez 2 a 0 aos 45min: após escapar de Henrique, Roberto disparou pela direita, avançou em direção à área e tocou por cima de Rafael na saída do goleiro, ampliando a vantagem.

Na volta para o segundo tempo, o estreante Pará deixou o campo após uma dividida, e o panorama da partida mudou rapidamente mais uma vez - muito também em virtude da mudança no Cruzeiro, que teve Thiago Heleno entrando no lugar de Diego Renan. Logo aos 7min, Thiago Ribeiro cruzou pela direita, Zé Carlos não conseguiu cortar e Wellington Paulista cabeceou na segunda trave para diminuir. De quebra, o próprio Zé Carlos cometeu pênalti em Gilberto aos 15min e foi expulso; Renan foi para o gol, mas não evitou o 2 a 2 na cobrança forte do mesmo Wellington Paulista.

De volta ao controle da partida, o Cruzeiro passou perto da virada em duas ocasiões. Primeiro, aos 23min, em lançamento que Henrique recebeu pela direita, invadiu a área e bateu para marcar - a arbitragem, erroneamente, assinalou impedimento. Depois, aos 27min, com Wellington Paulista, que aproveitou a sobra de bola de Fabrício, girou em cima da marcação na entrada da área e arriscou o chute, acertando a trave do goleiro Renan.

A essa altura, o Avaí não atacava mais, e tomava mais pressão - como aos 32min, em escanteio cobrado por Thiago Ribeiro que Thiago Heleno mandou no travessão. Mas quando os catarinenses resolveram apertar, também assustaram: aos 35min, Roberto recebeu cruzamento pela direita e cabeceou na trave, mesmo com o goleiro Rafael já batido no lance.

No fim, o Cruzeiro ainda reclamou um pênalti aos 43min, em chute de Gil que bateu na mão da defesa dentro da área. Não conseguiu, assim como não conseguiu marcar o gol de empate nos chutes de longe. Melhor para o Avaí, que volta a entrar em campo no domingo, às 18h30 (de Brasília), para enfrentar o Vasco da Gama no Estádio da Ressacada. Simultaneamente, o Cruzeiro encara o Guarani no Estádio Brinco de Ouro - porém, só depois de enfrentar o São Paulo no Morumbi pela Libertadores.

FICHA TÉCNICA

Cruzeiro 2 x 2 Avaí

Gols

Cruzeiro: Wellington Paulista, aos 7min e aos 15min do segundo tempo

Avaí: Pará, aos 24min, e Roberto, aos 45min do primeiro tempo

Ponto Forte do Cruzeiro

Acordou no segundo tempo, a partir da entrada de Thiago Heleno, e as jogadas com Thiago Ribeiro e Wellington Paulista passaram a funcionar

Ponto Forte do Avaí

Estreante, o atacante Pará mostrou personalidade no primeiro tempo

Ponto Fraco do Cruzeiro

Esteve sumido no primeiro tempo, quando esteve com um a menos

Ponto Fraco do Avaí

Depois do intervalo, simplesmente não conseguiu mais explorar os contra-ataques com a mesma eficiência da primeira etapa

Personagem do jogo

Wellington Paulista: quando conseguiu jogar, acabou com o jogo

Lance polêmico

Aos 23min do segundo tempo, Henrique recebeu lançamento pela direita, invadiu a área e bateu forte para marcar. A arbitragem, porém, assinalou impedimento e anulou equivocadamente o gol, que seria o da virada cruzeirense.

Esquema Tático do Cruzeiro

4-4-2

Rafael; Elicarlos (Guerrón), Gil, Leonardo Silva e Diego Renan (Thiago Heleno); Fabrício, Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto (Fernandinho); Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Técnico: Adilson Batista

Esquema Tático do Avaí

3-5-2

Zé Carlos; Émerson Nunes (Gabriel), Rafael e Emerson; Patric, Marcinho Guerreiro, Rudnei, Caio e Pará (Egon); Davi (Renan) e Roberto. Técnico: Péricles Chamusca

Cartões Amarelos

Cruzeiro: Thiago Ribeiro

Avaí: Zé Carlos e Rudnei

Cartões Vermelhos

Cruzeiro: Leonardo Silva
Avaí: Zé Carlos

Árbitro

Leonardo Gaciba (RS)

Local

Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Avaí fez 2 a 0 no primeiro tempo, mas Wellington Paulista comandou o empate cruzeirense com dois gols
Avaí fez 2 a 0 no primeiro tempo, mas Wellington Paulista comandou o empate cruzeirense com dois gols
Foto: Washington Alver/Vipcomm / Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade