PUBLICIDADE

Sem Baier, Atlético-PR usa bola parada, mas só empata com Guarani

16 mai 2010 - 20h26
(atualizado às 23h25)
Compartilhar

O Atlético-PR não teve seu principal armador, Paulo Baier, neste domingo, na Arena da Baixada, mas contou com a bola parada - especialidade do camisa 10, expulso contra o Corinthians na estreia no Campeonato Brasileiro - para buscar um empate por 2 a 2 com o Guarani, após ficar duas vezes atrás no placar dentro de casa. Netinho, de falta, e Alex Mineiro, de pênalti, marcaram para o time da casa, enquanto Roger anotou os gols da equipe paulista.

O jogo começou morno, com as duas equipes chegando pouco ao ataque. Aos 8min, o Atlético chegou com o zagueiro Rhodolfo, que cabeceou por cima da meta escanteio batido por Netinho. Dois minutos depois, foi a vez de Alex Mineiro concluir para fora um cruzamento rasteiro de Alan Bahia. O time da casa ia se soltando aos poucos.

Aos 16min, Wagner Diniz apareceu com muita velocidade pela direita, tabelou com Alex Mineiro, mas chutou mal, à direita do gol. Apesar das chances criadas, o time paranaense era pouco objetivo e encontrava dificuldades para chegar à área. Aos 27min, o Guarani perdeu chance clara de abrir o placar: Moreno pegou sobra dentro da área e, sozinho, isolou a bola para fora.

Quando chegava ao ataque, o Atlético pecava nas finalizações. Aos 30min, Alan Bahia fez boa jogada individual e deixou Márcio Azevedo cara a cara com Douglas, mas o ala esquerdo chutou em cima do goleiro. O time de Campinas respondeu pouco depois. Aos 34min, Roger recebeu cruzamento da esquerda e não chegou na bola. O atacante ainda se levantava do chão quando Mazola pegou a sobra na direita e cruzou novamente na área; desta vez, Roger, completamente livre, cabeceou firme no canto para abrir o placar.

Em desvantagem, os anfitriões se lançaram ao ataque e criaram boas chances em finalizações de Chico e Alan Bahia. Porém, o empate só veio em uma bola parada. Netinho, que substituiu o suspenso Paulo Baier, cobrou falta com a mesma maestria do titular aos 45min, colocando a bola no ângulo de Douglas com um chute de pé esquerdo.

O técnico Leandro Niehues voltou do intervalo com Tartá no lugar de Marcelo, mas qualquer plano tático foi atrapalhado pela bobeira da defesa aos 5min, que errou passe dentro da área e deixou Roger sozinho para marcar. Porém, o atacante foi derrubado pelo goleiro João Carlos. Na cobrança do pênalti, o próprio Roger bateu rasteiro e marcou seu segundo gol no jogo, colocando o Guarani novamente na frente.

O empate do Atlético não demorou a sair, também em cobrança de penalidade. Márcio Azevedo tentou levantar a bola na área, mas ela bateu no braço de Roger dentro da área e o árbitro Jaílson Macedo Freitas viu toque intencional do atacante. Alex Mineiro deslocou Douglas na cobrança e deixou tudo igual no marcador aos 9min.

O time da casa cresceu após o empate e passou a pressionar. Aos 13min, Netinho cruzou da direita, Márcio Azevedo escorou de cabeça e Douglas fez excelente defesa. Sete minutos depois, Mazola foi acionado na área e tentou tocar na saída de Douglas, mas o goleiro defendeu com os pés. O time rubro-negro pressionou em busca da virada nos minutos finais, mas o Guarani se defendeu bem e esperou o tempo passar para levar um empate precioso de Curitiba.

FICHA TÉCNICA

Atlético-PR 2 x 2 Guarani

Gols
Atlético-PR: Netinho, aos 45min do 1º tempo, e Alex Mineiro, aos 9min do 2º tempo
Guarani: Roger, aos 34min do 1º tempo e aos 6min do 2º tempo

Ponto Forte do Atlético-PR

Cresceu no jogo depois do segundo gol, pressionando o Guarani em busca da virada

Ponto Forte do Guarani

Boa movimentação da dupla de ataque, com Roger preocupando os zagueiros e Mazola caindo pelas pontas

Ponto Fraco do Atlético-PR

Vacilos do trio de zagueiros nos dois gols do Guarani, com mau posicionamento e erros de passe

Ponto Fraco do Guarani

Pouca produção ofensiva do meio de campo, que praticamente não armou jogadas

Personagem do jogo

Roger, que marcou duas vezes e assegurou o empate fora de casa para o Guarani

Lance polêmico
Toque de mão de Roger dentro da área aos 8min do 2º tempo. O árbitro interpretou o lance como intencional e marcou pênalti

Esquema Tático do Atlético-PR
3-5-2
João Carlos; Rhodolfo, Leandro e Bruno Costa (Valencia); Wagner Diniz (Javier Toledo), Chico, Alan Bahia, Netinho e Márcio Azevedo; Marcelo (Tartá) e Alex Mineiro. Técnico: Leandro Niehues

Esquema Tático do Guarani
4-4-2
Douglas; Rodrigo Heffner, Fabão, Aílson e Márcio Careca; Renan, Mário Lúcio (Diogo), Paulo Roberto e Moreno (Héverton); Mazola (Anderson Costa) e Roger. Técnico: Vagner Mancini

Cartões amarelos
Atlético-PR: Leandro, Wagner Diniz, João Carlos, Chico e Tartá

Guarani: Mário Lúcio, Márcio Careca, Roger e Fabão

Árbitro
Jaílson Macedo Freitas (BA)

Local
Arena da Baixada, Curitiba (PR)

Alex Mineiro marcou de pênalti no segundo tempo e empatou o jogo para o Atlético-PR
Alex Mineiro marcou de pênalti no segundo tempo e empatou o jogo para o Atlético-PR
Foto: Heuler Andrey/Agif / Gazeta Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade