Corinthians faz "equação econômica" para ter estádio
O Corinthians pretende anunciar um projeto de construção de estádio até o dia 1º de setembro de 2010, quando completará 100 anos. Para definir o rumo a seguir, o diretor de marketing do clube, Luis Paulo Rosemberg, explicou que faz uma "equação econômica" ao analisar os possíveis projetos.
"Estamos tentando focar em algumas opções, como o terreno em Itaquera, o Parque São Jorge e localidades próximas da Marginal Tietê. Quanto melhor o lugar, mais caro ficará o projeto. A morfologia de Itaquera, por exemplo, é propícia e o estádio seria menos custoso lá. Mas, como a distância é grande, teríamos que vender ingressos mais baratos", analisou.
A prioridade de Rosemberg até então era a concessão do Pacaembu, mas a Prefeitura de São Paulo exigiu investimentos de cerca de R$ 200 milhões em modernizações para fechar o negócio. "As nossas outras opções sempre se subordinavam à ideia do Pacaembu, que possui uma localização privilegiada e lastros emocional e cultural importantes. Mas, como a Prefeitura não se anima com isso, as demais alternativas vão para cima da prancheta", disse o dirigente.
A prancheta do Corinthians será analisada por seu Conselho Deliberativo nos próximos dias. Entre as propostas em pauta, está a construção de uma arena na divisa entre Guarulhos e São Paulo pelo consórcio composto pelo banco português Banif, pela empresa alemã de engenharia Hochtief e a Empresa Industrial Técnica (EIT).
Rosemberg aborda o assunto com cautela - o presidente Andrés Sanchez, então, prefere nem se pronunciar. "Uma das frustrações do Corinthians é não dispor de estádio próprio. Isso é muito importante do ponto de vista mercadológico. Se erramos no investimento de um craque, assumimos o prejuízo e tocamos para frente. Se o estádio for inadequado, vamos carregar essa falha por outros 100 anos", comparou o diretor de marketing.
A pretensão de Rosemberg é aumentar consideravelmente os lucros do Corinthians com o estádio próprio, através de vendas de camarotes e de espaços de publicidade e de aluguel para eventos. "O importante é o Corinthians ter a sua casa para trazer o Kaká no futuro", brincou.