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Corinthians faz "equação econômica" para ter estádio

18 mai 2010 - 15h53
(atualizado às 16h13)
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O Corinthians pretende anunciar um projeto de construção de estádio até o dia 1º de setembro de 2010, quando completará 100 anos. Para definir o rumo a seguir, o diretor de marketing do clube, Luis Paulo Rosemberg, explicou que faz uma "equação econômica" ao analisar os possíveis projetos.

Dirigente avalia opções de terrenos para construir estádio
Dirigente avalia opções de terrenos para construir estádio
Foto: Roberto Vasquez / Futura Press

"Estamos tentando focar em algumas opções, como o terreno em Itaquera, o Parque São Jorge e localidades próximas da Marginal Tietê. Quanto melhor o lugar, mais caro ficará o projeto. A morfologia de Itaquera, por exemplo, é propícia e o estádio seria menos custoso lá. Mas, como a distância é grande, teríamos que vender ingressos mais baratos", analisou.

A prioridade de Rosemberg até então era a concessão do Pacaembu, mas a Prefeitura de São Paulo exigiu investimentos de cerca de R$ 200 milhões em modernizações para fechar o negócio. "As nossas outras opções sempre se subordinavam à ideia do Pacaembu, que possui uma localização privilegiada e lastros emocional e cultural importantes. Mas, como a Prefeitura não se anima com isso, as demais alternativas vão para cima da prancheta", disse o dirigente.

A prancheta do Corinthians será analisada por seu Conselho Deliberativo nos próximos dias. Entre as propostas em pauta, está a construção de uma arena na divisa entre Guarulhos e São Paulo pelo consórcio composto pelo banco português Banif, pela empresa alemã de engenharia Hochtief e a Empresa Industrial Técnica (EIT).

Rosemberg aborda o assunto com cautela - o presidente Andrés Sanchez, então, prefere nem se pronunciar. "Uma das frustrações do Corinthians é não dispor de estádio próprio. Isso é muito importante do ponto de vista mercadológico. Se erramos no investimento de um craque, assumimos o prejuízo e tocamos para frente. Se o estádio for inadequado, vamos carregar essa falha por outros 100 anos", comparou o diretor de marketing.

A pretensão de Rosemberg é aumentar consideravelmente os lucros do Corinthians com o estádio próprio, através de vendas de camarotes e de espaços de publicidade e de aluguel para eventos. "O importante é o Corinthians ter a sua casa para trazer o Kaká no futuro", brincou.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
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