PUBLICIDADE

Portuguesa cede empate em casa e Coritiba segue sem vencer

18 mai 2010 - 22h49
(atualizado em 19/5/2010 às 08h36)
Compartilhar

O empate por 2 a 2 na noite desta terça-feira, no Canindé, não foi bom nem para a Portuguesa, nem para o Coritiba. Enquanto o time paulista perdeu seus primeiros pontos em casa e acumulou o segundo jogo seguido sem vitória - na rodada passada, perdeu para o Figueirense, em Florianópolis - o atual campeão paranaense passou mais uma parida sem saber o que é vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Até agora, foram dois empates e uma derrota na competição.

O Coritiba começou melhor o jogo, com a marcação adiantada, impedindo a Portuguesa de sair para o ataque. Aos 7min, Triguinho cruzou rasteiro da esquerda, o zagueiro Thiago Gomes se enrolou com a bola e o goleiro Andrey ficou com a defesa. O time da casa respondeu no lance seguinte, com cruzamento de Fabrício, mas Jéci se antecipou ao centroavante Luiz Carlos e mandou para escanteio.

Os dois times passaram a errar muitos passes, principalmente no campo de ataque, criando poucas chances de abrir o placar. Melhor em campo, o Coritiba assustou aos 22min, em cabeçada do argentino Ariel, para fora. Dois minutos depois, Athirson desperdiçou a oportunidade mais clara de gol: Edson Bastos rebateu cobrança forte de falta de Acleisson e, na sobra, o experiente meio-campista errou o alvo na frente da meta.

Na bola parada, a equipe paranaense inaugurou o marcador aos 40min. Ariel soltou a bomba em falta de longa distância, a bola pegou muito efeito e Andrey não fez a defesa, apesar de o chute ter sido defensável. Em desvantagem, o técnico Vadão fez duas alterações no intervalo: saíram Domingos e Luiz Carlos para as entradas dos atacantes Malaquias e Kempes.

No primeiro lance da segunda etapa, Jefferson escapou com liberdade e bateu cruzado, mas Ariel não chegou a tempo na bola. Na Portuguesa, uma das substituições fez efeito imediato. Aos 4min, Paulo Sérgio levantou bola na área em cobrança de falta, a defesa do Coritiba ficou olhando e Kempes mergulhou de cabeça para empatar o jogo.

Atordoado, o Coritiba respondeu aos 9min, em ajeitada de peito de Ariel que encontrou Dudu. O meia bateu firme no canto e Andrey salvou a Portuguesa com ótima defesa. O time rubro-verde melhorou com a mudança para o 4-4-2 e passou a pressionar mais, até que conseguiu a virada aos 24min. Fabrício desceu pela esquerda e levantou na marca do pênalti, onde Kempes ganhou de Triguinho pelo alto e cabeceou firme, marcando seu segundo gol na partida.

A vantagem dos anfitriões não durou muito. Em contra-ataque rápido, a bola foi lançada para Enrico na esquerda do ataque do Coritiba. Em sua primeira jogada, o meia bateu cruzado de pé esquerdo e tirou do alcance de Andrey, marcando um belo gol e deixando novamente tudo igual no placar.

A equipe alviverde quase virou um minuto depois, quando o zagueiro Thiago Gomes tentou afastar o perigo e chutou em cima de Bill; a bola voltou e passou perto do gol da Portuguesa. Apesar dos esforços de ambos os lados em buscar a vitória nos minutos finais, o placar não foi mais alterado; o empate, ruim para os dois times, foi mesmo o resultado final.

FICHA TÉCNICA

Portuguesa 2 x 2 Coritiba

Gols
Portuguesa: Kempes, aos 4min e aos 24min do 2º tempo
Coritiba: Ariel, aos 40min do 1º tempo, e Enrico, aos 29min do 2º tempo

Ponto Forte da Portuguesa

Entradas de Kempes e Malaquias no intervalo deram mais velocidade à equipe no esquema 4-4-2

Ponto Forte do Coritiba

Tomou conta do meio de campo na primeira etapa e teve Ariel sempre aparecendo bem no comando de ataque

Ponto Fraco da Portuguesa

Time muito desorganizado no primeiro tempo, preso na marcação do Coritiba e sem criar lances de perigo

Ponto Fraco do Coritiba

Defesa perdida nas bolas aéreas, assistindo aos cabeceios de Kempes que viraram o placar para o time da casa na segunda etapa

Personagem do jogo

Kempes, que saiu do banco no intervalo e marcou duas vezes de cabeça em seu retorno à Portuguesa

Esquema Tático da Portuguesa
3-5-2
Andrey; Domingos (Malaquias), Thiago Gomes e Preto Costa; Paulo Sérgio, Acleisson, Marcos Paulo, Athirson (Ademir Sopa) e Fabrício; Héverton e Luiz Carlos (Kempes). Técnico: Vadão

Esquema Tático do Coritiba
3-5-2
Edson Bastos; Jéci, Lucas Mendes (Bill) e Demerson; Ângelo (Fabinho Capixaba), Marcos Paulo, Leandro Donizete, Dudu e Triguinho; Jefferson (Enrico) e Ariel. Técnico: Ney Franco

Cartões amarelos
Portuguesa: Domingos

Coritiba: Leandro Donizete, Jefferson, Ângelo, Lucas Mendes, Dudu e Triguinho

Árbitro
Alício Pena Júnior (MG)

Local
Estádio do Canindé, São Paulo (SP)

Portuguesa vacila e cede empate ao Coritiba:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade