PUBLICIDADE

Botafogo vence fácil; Caio e Herrera brigam e são expulsos

22 mai 2010 - 18h15
(atualizado às 22h13)
Compartilhar

O Botafogo venceu facilmente o Goiás em casa por 3 a 0 neste sábado e assumiu a liderança provisória do Campeonato Brasileiro, mas não teve só motivos para comemorar. Com o resultado já confirmado, os atacantes Caio e Herrera se desentederam nos minutos finais, sendo expulsos após troca de empurrões.

Alçado à condição de titular visto que Abreu está na seleção uruguaia se preparando para a Copa do Mundo, Caio brigou com Herrera aos 40min do segundo tempo. Após prender demais a bola e desperdiçar um contra-ataque, o jovem levou uma bronca do argentino e respondeu empurrando o colega. Como resultado, ambos foram expulsos pelo árbitro Alício Pena Júnior, complicando a escalação de Joel Santana para a próxima rodada: na visita ao Cruzeiro, nesta quarta-feira.

A partida manteve a história dos dois clubes na competição. Ainda invicto, o Botafogo chegou aos sete pontos e assumiu a liderança provisória, com um à frente do Corinthians, que recebe o Fluminense a partir das 16h (de Brasília) deste domingo. Já o Goiás segue como a única equipe que ainda não somou pontos, cenário que já começa a pressionar o técnico Emerson Leão.

Neste sábado, as esperanças dos visitantes de obter ao menos um empate acabaram em um intervalo de menos de quatro minutos. Aos 40min do primeiro tempo, uma linda cobrança de falta de Lúcio Flávio, no ângulo esquerdo de Fábio, abriu o marcador.

Dois minutos depois, Herrera avançou pela direita e chutou; o goleiro deu rebote e, após dividida com Caio, a bola sobrou para Somália que, livre, não desperdiçou a oportunidade. Irritadíssimo, Fábio pediu falta no lance e se desentendeu com Alício Pena Júnior, que o expulsou. No intervalo, o juiz explicou em entrevista ao PFC que foi empurrado pelo jogador.

A sequência desses acontecimentos acabou com o esquema tático de Leão, que tirou o meia Hugo para colocar o goleiro reserva, Rodrigo Calaça. Até a abertura do placar, o Goiás fazia uma partida equilibrada e já tinha obrigado Jefferson a praticar três boas defesas.

No segundo tempo, além da polêmica entre Caio e Herrera, o encontro ainda ficou marcado pela falta de luz. No total, foram necessários 17 minutos de espera até que todos os refletores do Estádio Engenhão estivessem ligados novamente.

No retorno da ação, o Botafogo aumentou sua vantagem com o atacante argentino que aproveitou cruzamento rasteiro de Lúcio Flávio e pegou de primeira, acertando o canto esquerdo de Rodrigo Calaça.

Antes do apito final, aos 43min, ainda houve tempo para a quarta expulsão. O Goiás também deixou o campo com nove atletas depois que Wellington Saci chutou Lúcio Flávio quando este estava no chão após sofrer uma falta.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 3 x 0 Goiás

Gols: Lúcio Flávio, aos 40min do primeiro tempo, Somália, aos 42 min do primeiro tempo, e Herrera, aos 27min do segundo tempo

Ponto Forte do Botafogo

Marcação, que anulou os principais jogadores rivais

Ponto Forte do Goiás

Mesmo com um jogador a menos, chegou a criar chances no início do segundo tempo

Ponto Fraco do Botafogo

Descontrole emocional; Caio e Herrera se desentenderam, foram expulsos e não enfrentam o Cruzeiro

Ponto Fraco do Goiás

Goleiro Fábio, que falhou na jogada do segundo gol e ainda foi expulso após esse lance

Personagem do jogo

Lúcio Flávio, que abriu o marcador de falta e deu a assistência para o segundo gol

Lance polêmico

Expulsão de Fábio, que reclamou de falta em uma dividida com Caio; o árbitro Alício Pena Júnior alegou ter sido empurrado pelo goleiro

Esquema Tático do Botafogo

3-5-2

Jefferson; Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Edno), Lúcio Flávio (Renato Cajá) e Somália; Caio e Herrera. Técnico: Joel Santana

Esquema Tático do Goiás

3-5-2

Fabio; Augusto (Rafael Moura), Rafael Toloi e Marcão (Ernando); Wendel Santos, Amaral, Jonilson, Hugo (Rodrigo Calaça) e Wellington Saci; Bernardo e Éverton Santos. Técnico: Emerson Leão

Cartões Amarelos

Botafogo: Antônio Carlos e Edno

Goiás: Jonilson, Augusto e Rafael Tolói

Cartões Vermelhos

Botafogo: Caio e Herrera

Goiás: Fábio e Wellington Saci

Árbitro

Alício Pena Júnior (MG)

Local

Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo comemora vitória sobre o Goiás e liderança provisória do Brasileiro
Botafogo comemora vitória sobre o Goiás e liderança provisória do Brasileiro
Foto: Agência Lance
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade