PUBLICIDADE

Fluminense joga o necessário e vence desfalcado Flamengo

26 mai 2010 - 21h22
(atualizado às 22h42)
Compartilhar

Em um clássico pouco movimentado, o Fluminense jogou o suficiente para derrotar um Flamengo cheio de desfalques por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Maracanã, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Rodriguinho e Conca marcaram os gols do triunfo tricolor, o segundo do técnico Muricy Ramalho à frente da equipe. O gol rubro-negro foi marcado pelo goleiro Bruno, de falta, na primeira partida do time sem Adriano.

A vitória levou a equipe das Laranjeiras aos seis pontos ganhos, temporariamente na sétima colocação da competição. O Flamengo aparece mais atrás na tabela, com cinco pontos.

Com cinco desfalques no meio de campo - Michael, Willians, Petkovic, Fierro e Kléberson - além da ausência de Adriano no ataque, o técnico Rogério Lourenço montou um time bastante modificado, com três volantes e Vágner Love isolado na frente. O resultado foi um jogo congestionado no setor central nos primeiros minutos, com o Flamengo travado no campo de defesa e o Fluminense marcando por pressão a saída de bola rubro-negra.

Logo aos 4min, Fred cabeceou à queima-roupa um cruzamento de Carlinhos, mas Bruno salvou em cima da linha. Muito mais solto em campo, o time tricolor logo abriu o placar. Aos 10min, Conca escapou pelo meio, driblou dois adversários e meteu ótima bola para Rodriguinho, em posição duvidosa, bater na saída de Bruno e marcar seu primeiro gol pelo clube.

Sozinho contra toda a defesa tricolor, Vágner Love tentava o que podia. Aos 20min, o camisa 9 recebeu na área, ajeitou o corpo e tentou encobrir Rafael, mas o goleiro se esticou para espalmar pela linha de fundo. Recuado, o Flamengo tentava ameaçar nos contra-ataques, mas os meias Vinícius Pacheco e Guilherme Camacho erravam muitas jogadas.

Aos 26min, Pacheco finalmente se aproximou do ataque, como pedia Rogério Lourenço antes da partida. Ele ganhou na corrida de Leandro Euzébio e bateu cruzado, mas Rafael espalmou bem. O Fluminense respondeu no minuto seguinte, quando Marquinho tocou para a aparição de Carlinhos na área, mas o lateral esquerdo pegou mal na bola e chutou para fora.

Rodriguinho voltou a balançar as redes aos 30min, cabeceando bola levantada por Carlinhos, mas desta vez foi marcado o impedimento. Três minutos depois, Toró protagonizou um lance de luta livre, dando um soco na cabeça e um tapa no rosto de Conca, mas não levou nem amarelo. Sem armação de jogadas, a equipe rubro-negra não ameaçou mais até o fim do primeiro tempo, mas resistiu aos avanços tricolores.

Rogério fez duas alterações no intervalo que melhoraram a movimentação ofensiva do Flamengo: Diego Maurício e Ramon substituíram Rômulo e Vinícius Pacheco. Porém, quem chegou novamente ao gol foi o Fluminense. Aos 10min, Mariano cruzou da direita, Marquinho ajeitou para trás e Conca soltou a bomba para fazer 2 a 0.

Com o garoto Diego Maurício fazendo companhia a Love no ataque, mais Ramon, Camacho e Léo Moura vindo de trás, o Flamengo ameaçava o adversário, mas errava no toque final. Aos 23min, o time tricolor quase ampliou, mas Marquinho cabeceou para fora a bola alçada por Diguinho. Pouco depois, Diego Maurício ganhou de Leandro Euzébio, invadiu a área e chutou torto de perna esquerda.

Aos 28min, Toró entrou de sola no peito de Carlinhos, mas novamente escapou de ser expulso. Quem não teve a mesma sorte foi Fernando, no lance seguinte, que entrou de carrinho no lateral do Fluminense e recebeu o cartão vermelho direto, deixando o time da Gávea com um a menos.

Sem conseguir criar chances claras de gol, o Flamengo diminuiu nos acréscimos usando a bola parada. O goleiro Bruno, muito criticado pela torcida após falhas nos últimos jogos, bateu falta com muita categoria, sem chances para Rafael.

FICHA TÉCNICA

Fluminense 2 x 1 Flamengo

Gols
Fluminense: Rodriguinho, aos 10min do 1º tempo, e Conca, aos 10min do 2º tempo

Flamengo: Bruno, aos 45min do 2º tempo

Ponto Forte do Fluminense
Tomou conta do meio de campo, principalmente no primeiro tempo, com ótimas atuações de Diguinho e Conca

Ponto Forte do Flamengo
Postura ofensiva na segunda etapa, com a entrada do garoto Diego Maurício para atuar ao lado de Vágner Love e a aproximação dos meias

Ponto Fraco do Fluminense
Recuou demais após o segundo gol, dando espaço para as investidas adversárias e explorando pouco o contra-ataque

Ponto Fraco do Flamengo
Péssimo primeiro tempo, com Love isolado no ataque e meio de campo estático e desorganizado

Personagem do jogo
Conca, que comandou as ações ofensivas do Fluminense e teve a habilidade premiada com um golaço

Lances polêmicos
- No primeiro gol do Fluminense, Rodriguinho parecia estar um pouco à frente da defesa do Flamengo no momento em que Conca dá a assistência

- Aos 14min do primeiro tempo, Toró caiu na área após ser tocado por Conca, mas o árbitro mandou seguir o jogo

Lance bizarro

Aos 47min do segundo tempo, Ronaldo Angelim se jogou sozinho no gramado para mostrar ao árbitro como o lateral Mariano, do Fluminense, havia agido em uma dividida no lance anterior; zagueiro do Flamengo levou amarelo pela exibição

Esquema Tático do Fluminense
4-4-2
Rafael; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diogo, Diguinho, Marquinho e Conca; Rodriguinho (Alan) e Fred (André Lima). Técnico: Muricy Ramalho

Esquema Tático do Flamengo
4-5-1
Bruno; Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Fernando, Rômulo (Diego Maurício), Guilherme Camacho e Vinícius Pacheco (Ramon); Vágner Love. Técnico: Rogério Lourenço

Cartões amarelos
Fluminense: Gum
Flamengo: Léo Moura, David, Toró, Guilherme Camacho e Ronaldo Angelim

Cartão vermelho

Flamengo: Fernando

Árbitro

Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ)

Local
Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Rodriguinho abriu o placar no Maracanã com seu primeiro gol pelo Fluminense
Rodriguinho abriu o placar no Maracanã com seu primeiro gol pelo Fluminense
Foto: Wallace Teixeira/Photocamera / Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade