PUBLICIDADE

Em noite de Schwenck, Vitória bate Atlético-MG e encerra jejum

26 mai 2010 - 21h30
(atualizado às 22h39)
Compartilhar

Em jogo emocionante e recheado de gols nesta quarta-feira, o empenho do Vitória dentro de casa fez a diferença no fim do duelo contra o Atlético-MG. Com show pessoal do atacante Schwenck, que marcou três gols, a equipe baiana superou a inferioridade numérica em campo e venceu o rival alvinegro por 4 a 3, chegando ao seu primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro.

O torcedor baiano que compareceu ao Barradão pôde ver sete gols e muita disposição dos atletas de ambos os times. Em campo, o Atlético buscava sua terceira vitória em quatro jogos que o garantiria entre os primeiros colocados. Porém, nem mesmo a expulsão do zagueiro Nino impediu que o time rubro-negro superasse o time do técnico Vanderlei Luxemburgo, que ainda viu o goleiro Marcelo se atrapalhar na jogada que resultou no terceiro gol dos donos da casa.

O jogo

Disposto a vencer desde o início do jogo, o time rubro-negro procurou encontrar espaços na marcação avançada na saída de bola, exercida pelo time mineiro. Logo aos 13min, em um lance pela lateral direita, Nino chutou para dentro da área e Schwenck se antecipou aos marcadores atleticanos para inaugurar o placar em Salvador.

Após o gol, o Vitória não se empolgou e manteve uma postura defensiva, dando espaço para os laterais do Atlético-MG, principalmente nos cruzamentos feitos por Coelho. Mas quem brilharia com a camisa alvinegra seria o meia Ricardinho, que cruzou da esquerda para Muriqui marcar um golaço de primeira.

O gol começava a consagrar a noite inspirada de Ricardinho e dava mostras de que o o atual campeão mineiro cresceria na partida. Porém, em mais uma falha da zaga, o Vitória retomou a vantagem no marcador. Após cruzamento preciso do lateral esquerdo Egídio, Schwenk, marcou mais um para o finalista da Copa do Brasil.

Na volta para o segundo tempo começou a chover em Salvador e, para desânimo da torcida local, o zagueiro Nino recebeu o segundo amarelo logo no reinício da partida, deixando o Vitória com um jogador a menos. Para suprir a carência defensiva, o técnico Ricardo Silva se viu obrigado a tirar o atacante Elkeson para a entrada do zagueiro Rafael Cruz.

Porém, a mudança que permitiu o domínio do time mineiro no começo da etapa complementar foi a saída do bom volante Uelliton, machucado, para a entrada de Fernando. A perda de qualidade na saída de bola atraiu o Atlético para o campo defensivo do Vitória, que se viu acuado. Um chute forte do lateral Júnior e passes trocados com liberdade pelos jogadores atleticanos anunciavam a proximidade do empate.

Aos 22min, o meia Ricardinho aproveitou falta no bico da área da equipe baiana e bateu com categoria no canto esquerdo do goleiro Vinícius, que não alcançou a bola. A virada mineira parecia apenas questão de tempo.

Entretanto, aos 28min, uma sequência clamorosa de falhas da zaga do Atlético mudou novamente os rumos da partida. Após bola atrasada na fogueira, o goleiro Marcelo, ex-Corinthians e Bahia, dominou no peito, mas demorou para se livrar da bola. Novamente, o atacante Schwenk apareceria para marcar seu terceiro gol após roubar a bola de Marcelo e empurrar com calma para as redes.

A agonia dos baianos, no entanto, parecia que iria persistir até o fim do jogo. Ricardinho deu mais uma assistência, dessa vez cobrando falta, e Diego Tardelli só teve o trabalho de desviar de cabeça para empatar. Contudo, o Vitória não desistiu. Por ironia do destino, o meio-campista Evandro, em sua primeira partida pelo Vitória após sair do próprio Atlético-MG, recebeu e finalizou com perfeição, dando números finais à partida.Na próxima rodada, o clube baiano buscará seu primeiro resultado positivo fora de casa. O adversário será o Avaí, no sábado, às 18h30. Já o time mineiro receberá o Fluminense em busca da reabilitação, no domingo, às 16h.

Com informações da Gazeta

FICHA TÉCNICA

Vitória 4 x 3 Atlético-MG

Gols
Vitória: Schwenck, aos 13 e aos 40min do 1º tempo, e aos 27min do 2º tempo; Evandro, aos 42min do 2º tempo

Atlético-MG: Muriqui, aos 34min do 1º tempo; Ricardinho, aos 22min do 2º tempo; e Diego Tardelli, aos 36min do 2º tempo

Esquema Tático do Vitória
4-4-2
Vinícius; Nino, Wallace, Reniê e Egídio; Vanderson, Uellinton (Fernando), Ricardo Conceição e Lenílson (Evandro); Elkesson (Rafael Cruz) e Schwenck. Técnico: Ricardo Silva

Esquema Tático do Atlético-MG
4-4-2
Marcelo; Coelho (Diego Macedo), Werley, Jairo Campos e Leandro; Zé Luis, Correa (Júnior), Fabiano (Ricardo Bueno) e Ricardinho; Muriqui e Diego Tardelli. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Cartões amarelos
Vitória: Nino, Uellinton e Evandro
Atlético-MG: Coelho, Werley, Jairo Campos e Correa

Cartões vermelhos

Vitória: Nino

Árbitro

Francisco Carlos Nascimento (AL)

Local
Estádio Manoel Barradas (Barradão), Salvador (BA)

Atacante Schwenck comemora um dos seus três gols no triunfo do Vitória
Atacante Schwenck comemora um dos seus três gols no triunfo do Vitória
Foto: Fernando Amorim / Agência A Tarde
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade