PUBLICIDADE

Na volta de "meninos", Santos vence Guarani com gols no fim

26 mai 2010 - 23h50
(atualizado em 27/5/2010 às 06h14)
Compartilhar

Na volta de Neymar, Paulo Henrique Ganso e André ao time titular, após polêmico afastamento no jogo contra o Atlético-GO, na última rodada, o Santos derrotou o Guarani por 3 a 1, em jogo movimentado na Vila Belmiro.

A partida esteve empatada até os 10min finais, quando o clube alviverde não resistiu à pressão do time da casa e sofreu gols de Marcel e André. No primeiro tempo, Neymar havia marcado para o Santos e Baiano para o Guarani.

A vitória foi a primeira conquistada pela equipe de Dorival Júnior dentro da Vila Belmiro na competição. Nenhum dos titulares que entraram em campo pelo Guarani havia atuado na derrota por 8 a 1, sofrida para a equipe alvinegra no dia 14 de abril, pela Copa do Brasil.

O jogo

A lembrança daquela goleada veio à tona no início da partida. Logo aos 2 min de jogo, Paulo Henrique Ganso lançou para Neymar, que enganou o goleiro Douglas e chutou rasteiro no canto direito para marcar seu terceiro gol no campeonato.

O massacre santista, porém, não se repetiu, e o time alviverde demonstrou pouco abatimento nos minutos seguintes. Roger e Mazola conseguiram criar jogadas ofensivas. Ainda com 11min, Baiano quase empatou o jogo em cobrança de falta.

Em outro lance de perigo do Guarani, aos 14min, Mazola mostrou que o time campineiro evoluiu e se modificou muito desde a goleada de pouco mais de um mês atrás. Aos 37min, finalmente, a equipe do técnico Vagner Mancini conseguiu superar o goleiro Felipe. Baiano dessa vez acertou a cobrança de falta e igualou o marcador.

O Santos, porém, sempre forte na Vila Belmiro, por pouco não recuperou a vantagem do placar ainda no primeiro tempo. Douglas fez grande defesa em chute de André, que, no rebote, foi atingido por Fabão e pediu pênalti, não marcado pelo árbitro.

No último minuto da primeira etapa, Neymar caiu de mau jeito e saiu do campo de maca, assustando a torcida. Não houve, porém, a necessidade de substituição e os dois times voltaram iguais para a segunda etapa.

A primeira troca do jogo ocorreu aos 10min do primeiro tempo, no Santos: Marquinhos no lugar de Zé Eduardo. O time alvinegro voltou melhor e tocava a bola no campo ofensivo do Guarani. Aos 11min, Douglas foi obrigado a fazer duas boas defesas após dar rebote em um chute de Zé Eduardo.

No minuto seguinte, a grande defesa da partida: Douglas, de mão trocada, se esticou para evitar gol de Léo. A partida, já boa no primeiro tempo, estava ainda melhor no segundo. Aos 16min, o Guarani assustou com Mazola, que saiu livre, cara a cara com Felipe, mas o bandeirinha marcou impedimento.

Neymar abusou no preciosismo nos lances seguintes. Primeiro tentou um gol de cobertura e depois chegou a driblar Douglas dentro da pequena área, até ficar sem ângulo para finalizar. O Guarani respondeu e assustou em chute de Rodrigo Hefner com efeito.

Dorival Júnior tirou Neymar aos 28min para a entrada de Marcel. Com a troca de atacantes, o Santos passou a apostar mais nas jogadas aéreas e o time adversário, aos 35min, trocou o meia Preto pelo zagueiro Heverton.

Em cobrança de falta de Paulo Henrique Ganso, aos 37min, o Santos teve outra grande chance. Mas coube a Marcel definir a vitória santista, aos 41min, de cabeça, após cruzamento de Léo.

Aos 43min, Fabão falhou e André definiu o placar final. Com o resultado, a equipe do técnico Dorival Júnior manteve-se invicta na competição e chegou aos oito pontos. O Guarani permaneceu com seis.

FICHA TÉCNICA

Santos 3 x 1 Guarani

Gols:

Santos: Neymar, aos 2min do primeiro tempo; Marcel, aos 41min, e André, aos 43min do segundo tempo

Guarani: Baiano, aos 37min do primeiro tempo

Ponto Forte do Santos

Paulo Henrique Ganso mais uma vez organizou bem as jogadas e deixou os companheiros diversas vezes em boas condições de finalização. Boa atuação também do goleiro Felipe no primeiro tempo. A substituição de Dorival Júnior, trocando Neymar por Marcel no fim da partida, foi bem sucedida

Ponto Forte do Guarani

Time não se abateu com gol logo no início e teve personalidade. Mostrou que é outra equipe em relação àquela que perdeu de 8 a 1 do mesmo Santos em abril. Setor defensivo forte nos desarmes, grande atuação do goleiro Douglas e bons contra-ataques

Ponto Fraco do Santos

Dificuldade em neutralizar Mazola e Roger na primeira etapa

Ponto Fraco do Guarani

Inferior tecnicamente, time pecou por não aproveitar boas chances de gols no primeiro tempo. No fim do jogo, sofreu pressão

Personagem do jogo

Marcel: contestado por não ter a mesma habilidade dos outros atacantes do time, o jogador entrou para decidir

Lance polêmico

Aos 43min do 1º tempo, após boa defesa de Douglas, Fabão cometeu pênalti em André, não marcado pelo árbitro

Esquema Tático do Santos

4-4-2

Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley (Rodriguinho), Marquinhos (Zé Eduardo) e Paulo Henrique Ganso; Neymar (Marcel) e André.Técnico: Dorival Júnior

Esquema Tático do Guarani

4-4-2

Douglas; Rodrigo Hefner, Fabão, Ailson eMárcio Careca; Renan, Paulo Roberto, Preto (Heverton) e Baiano (Fabinho); Mazola (Ricardo Xavier) e Roger.Técnico: Vagner Mancini

Cartões Amarelos

Santos:Léo e Edu Dracena

Guarani: Preto e Roger

Árbitro

Wilson Luiz Seneme (SP)

Local

Vila Belmiro, em Santos (SP)

Jogadores comemoram primeiro gol de Neymar, de volta ao time titular
Jogadores comemoram primeiro gol de Neymar, de volta ao time titular
Foto: Ricardo Saibun / Gazeta Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade