PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Atlético-PR vira contra o Botafogo na estreia de Carpegiani

2 jun 2010 - 21h29
(atualizado às 21h55)
Compartilhar

O técnico Paulo César Carpegiani estreou em grande estilo no comando do Atlético-PR. Diante da torcida, na Arena da Baixada, o time rubro-negro venceu o Botafogo por 3 a 2, de virada, após sair perdendo por 2 a 0. Paulo Baier (duas vezes) e Alex Mineiro marcaram os gols, enquanto Herrera e Lúcio Flávio descontaram para os visitantes, que tiveram Fahel e Wellington expulsos. A partida teve um momento tenso logo no início, quando o volante Túlio Souza, da equipe carioca, desmaiou no banco de reservas.

Com o resultado heroico, o time paranaense pulou da zona de rebaixamento para a 11ª colocação no Campeonato Brasileiro, com sete pontos ganhos. Já os alvinegros se mantiveram com oito pontos e aparecem na quinta posição.

O Botafogo abriu o placar aos 11min, quando Herrera aproveitou vacilo do zagueiro Manoel, que não cortou o passe de Sandro Silva. O argentino entrou livre na área e bateu na saída do goleiro Neto.

Pouco depois, um grande susto quase atrapalhou a partida. Túlio Souza, que havia sido substituído após lesionar o ombro no começo do jogo, passou mal e desmaiou no banco de reservas do Botafogo. O atleta foi reanimado pouco depois e se encaminhou para o vestiário, onde teve o ombro imobilizado.

Dentro de campo, a equipe alvinegra tinha melhor sorte. Aos 25min, Edno avançou pelo meio e passou para Lúcio Flávio, que invadiu a área e soltou a bomba para ampliar o marcador, gerando protestos nas arquibancadas da Arena da Baixada.

A revolta da torcida atleticana não durou muito. Aos 28min, Paulo Baier recebeu boa bola do estreante Maikon Leite, passou pela defesa botafoguense e concluiu de pé esquerdo na saída de Jefferson, com categoria, diminuindo o prejuízo do time da casa.

Na volta para a segunda etapa, novamente Paulo Baier balançou as redes para deixar tudo igual no marcador. Maikon Leite arrancou pela esquerda e só foi parado com falta pelo zagueiro Wellington. O capitão do time paranaense cobrou a infração com categoria, aos 3min, sem chances para Jefferson.

Pouco depois, Maikon Leite, que vinha fazendo ótima partida, voltou a demonstrar sua maior fraqueza como jogador: a fragilidade física. O atacante caiu após dividida e ficou no chão sentindo o ombro. Ele chegou a pedir substituição, mas Carpegiani o manteve em campo por mais cinco minutos; foi tempo suficiente para que sofresse falta de Fahel, provocando a expulsão do volante do Botafogo, que levou o segundo amarelo no lance.

Com um a mais, o Atlético-PR contou com um pouco de sorte para chegar à virada. Aos 14min, Alex Mineiro, que havia substituído Maikon Leite, recebeu na entrada da área e chutou rasteiro. Fábio Ferreira tentou cortar e acabou desviando a bola contra o próprio gol, deixando Jefferson vendido no lance.

O Botafogo ainda perdeu Wellington expulso aos 42min do segundo tempo, quando o zagueiro derrubou Paulo Baier na entrada da área e recebeu o segundo cartão amarelo. O camisa 10 da equipe paranaense bateu a falta rente à trave de Jefferson, que ficou só olhando. Antes do apito final, Wagner Diniz fez falta por trás e também levou o vermelho.

FICHA TÉCNICA

Atlético-PR 3 x 2 Botafogo

Gols
Atlético-PR: Paulo Baier, aos 28min do 1º tempo e aos 3min do 2º tempo; Alex Mineiro, aos 14min do 2º tempo
Botafogo: Herrera, aos 11min, e Lúcio Flávio, aos 25min do 1º tempo

Ponto Forte do Atlético-PR

Criou muitas jogadas pelas laterais e foi superior depois do intervalo

Ponto Forte do Botafogo

Dominou completamente o primeiro tempo, mas poderia ter feito mais gols

Ponto Fraco do Atlético-PR

Sofreu para marcar Herrera e fez um péssimo primeiro tempo

Ponto Fraco do Botafogo

Se perdeu nos 15 primeiros minutos da segunda etapa, quando sofreu o empate, teve um jogador expulso e levou a virada

Personagem do jogo
Paulo Baier, que comandou o meio de campo do Atlético-PR e iniciou a reação com dois gols

Esquema Tático do Atlético-PR
3-5-2
Neto; Manoel, Rhodolfo e Leandro (Branquinho); Wagner Diniz, Chico, Alan Bahia (Fransérgio), Paulo Baier e Márcio Azevedo; Maikon Leite (Alex Mineiro) e Bruno Mineiro. Técnico: Paulo César Carpegiani

Esquema Tático do Botafogo
3-5-2
Jefferson; Wellington, Fábio Ferreira e Fahel; Alessandro, Leandro Guerreiro, Túlio Souza (Sandro Silva), Lúcio Flávio (Caio) e Somália (Marcelo Cordeiro); Edno e Herrera. Técnico: Joel Santana

Cartões amarelos
Atlético-PR: Alan Bahia, Branquinho, Bruno Mineiro, Wagner Diniz e Márcio Azevedo
Botafogo: Fahel, Leandro Guerreiro, Wellington e Herrera

Cartões vermelhos
Atlético-PR: Wagner Diniz

Botafogo: Fahel e Wellington

Árbitro

Paulo César de Oliveira (Fifa/SP)

Local
Arena da Baixada, Curitiba (PR)

Público
13.328

Paulo Baier comandou a virada com dois gols, e Maikon Leite saiu machucado após boa atuação
Paulo Baier comandou a virada com dois gols, e Maikon Leite saiu machucado após boa atuação
Foto: Giuliano Gomes / Gazeta Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade