PUBLICIDADE

Sem ataque titular, Hugo resolve e Grêmio vence Atlético-MG

3 jun 2010 - 22h56
(atualizado em 4/6/2010 às 04h40)
Compartilhar

Pressionado por começar a rodada na zona de rebaixamento, o Grêmio acordou na noite desta quinta-feira e venceu o Atlético Mineiro por 2 a 1. Sem contar com o seu ataque titular, a equipe tricolor não fez uma grande partida, mas contou com o apoio de sua torcida no Estádio Olímpico e com a noite iluminada do meia Hugo, que fez os dois gols do time.

A segunda vitória no Campeonato Brasileiro leva a equipe tricolor a oito pontos, ultrapassando o rival mineiro, que continua perto da zona de rebaixamento. A partida foi marcada por importantes ausências de ambas as partes: pelo lado do Grêmio, ficaram de fora Jonas, Borges e Mário Fernandes. Pelo Atlético, Fabiano e Coelho deram lugar ao jovem João Pedro e à Diego Macedo, respectivamente.

Na próxima e última rodada antes da paralisação para a Copa do Mundo, o Atlético-MG recebe no domingo o vice-líder Ceará no Mineirão com a intenção de somar novos pontos aos seis que ostenta até o momento. O Grêmio, por sua vez, tentará encerrar essa primeira fase da competição embalado por um novo resultado positivo contra o São Paulo, também no domingo, no Estádio do Morumbi.

O jogo

O Atlético-MG começou melhor na partida, exercendo o domínio das ações no meio-campo e pressionando os defensores gremistas. Porém, após os minutos iniciais, a equipe da casa entrou no jogo e começou a ganhar espaço no campo do adversário. Apesar do esforço dos jogadores, as importantes ausências de ambas as equipes foram sentidas, dando lugar a muitos passes errados e algumas faltas duras.

Comandados por Ricardinho, os atleticanos tentavam chegar ao gol adversário em jogadas trabalhadas pelo meio. Já o Grêmio apostava nos cruzamentos e jogadas de bola parada. Logo no terceiro minuto de jogo, o goleiro Victor levou o primeiro susto, sendo obrigado a espalmar para fora um bom chute de João Pedro.

Depois de insistir pelas laterais com Maylson, o primeiro lance de perigo da equipe tricolor só aconteceria aos 24min, em jogada pelo meio. Com liberdade, o volante Adilson avançou com liberdade e, da intermediária, acertou um forte chute que tirou tinta do travessão defendido por Marcelo.

E a insistência do jovem Maylson seria recompensada com o lance que originou o gol do Grêmio. O jogador arriscou chute na meia lua da área atleticana e o desvio do zagueiro acabou em escanteio pelo lado esquerdo do ataque. Na cobrança, Hugo se antecipou à marcação e apenas teve o trabalho de tocar a bola de cabeça para abrir o placar.

A resposta dos mineiros veio em menos de 10 minutos. O aplicado Ricardinho arriscou chute na entrada da área e contou com um golpe de sorte para comemorar o empate: a bola desviou no zagueiro gremista Ozéia e tirou o Victor completamente da jogada, que pôde apenas observar a bola morrer devagar no seu canto oposto. O lance no fim do primeiro tempo deu ânimo para a equipe visitante, que foi ao vestiário confiante na conquista da sua terceira vitória no campeonato.

A pausa para a segunda etapa parece ter feito mal aos ânimos dos atletas. Faltas duras foram cometidas e, antes dos 7min, sete cartões amarelos já eram contabilizados. O primeiro lance de perigo aconteceu novamente através de Ricardinho, que cobrou falta e quase foi ajudado novamente por um desvio na barreira. Dessa vez, porém, Victor fez a defesa com tranquilidade.

Aos 13min, uma cabeçada perigosa do atacante Willian, que passou sobre o gol, antecipou a jogada que mudaria o rumo da partida. No minuto seguinte, Fábio Rochemback cobrou falta na área atleticana e Hugo, mais uma vez, apareceu para desviar e recolocar o Grêmio à frente no marcador. O gol do meia provocou nova avalanche da fanática torcida tricolor na geral do Estádio Olímpico.

A partir daí, pressão do Atlético-MG e tentativa gremista de cadenciar o jogo. A entrada do volante Fernando no lugar de Willian define a tática defensiva em que o técnico Silas apostou nos momentos finais do jogo. Após reclamar de pênalti em novo chute de Ricardinho, o Atlético quase chega ao empate com Lima. O lateral acertou a bola numa bela virada de corpo na entrada da área e Victor se esticou todo para realizar uma excelente defesa.

Logo em seguida, Adilson saiu jogando errado e Muriqui aproveitou para arriscar, exigindo nova intervenção do goleiro gremista. No rebote, a bola sobrou livre na risca da pequena área, mas Diego Macedo bateu desequilibrado e desperdiçou uma incrível oportunidade de empatar o jogo.

FICHA TÉCNICA

Grêmio 2 x 1 Atlético-MG

Gols

Grêmio: Hugo, aos 37min do 1º tempo e aos 14min do 2º tempo

Atlético-MG: Ricardinho, aos 44min do 1º tempo

Ponto Forte do Grêmio

Excelente aproveitamento nas bolas paradas, principalmente por parte de Hugo, o artilheiro da noite.

Ponto Fraco do Grêmio

Sem Borges e Jonas, faltou força ao ataque e a equipe acabou sendo muito pressionada pelo rival mineiro.

Ponto Forte do Atlético-MG

Boa partida de Ricardinho novamente na armação das jogadas, além de uma marcação eficiente no meio-campo.

Ponto Fraco do Atlético-MG

Falhas crônicas na marcação de jogadas pelo alto, que resultaram em novo revés.

Personagem do jogo

Hugo: Embora apagado no jogo, o meia mostrou oportunismo e decidiu o jogo em momentos em que o Grêmio era inferior ao adversário.

Lance polêmico

Aos 26min do 2º tempo, João Paulo deslocou e derrubou Hugo dentro da área, mas o juiz não marca pênalti.

Esquema Tático do Grêmio

4-4-2

Victor; Edílson, Rodrigo, Ozéia e Bruno Collaço; Adilson, Fábio Rochemback, Maylson e Hugo; Willian (Fernando) e Roberson (Bergson). Técnico: Silas

Esquema Tático do Atlético-MG

4-4-2

Marcelo; Lima, Werley, Jairo Campos (Ricardo Bueno) e Diego Macedo; Rafael Jataí (Wendel), João Pedro, Ricardinho e Leandro (Júnior); Muriqui e Diego Tardelli. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Cartões Amarelos

Atlético-MG: Jairo Campos, João Pedro, Marcelo e Leandro

Grêmio: William, Edílson, Fábio Rochemback, Hugo e Fernando

Cartões Amarelos

Atlético-MG: João Pedro

Árbitro

Péricles Bassols (RJ)

Local

Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Hugo comemora o segundo dos seus dois gols na vitória do Grêmio, que ganha tranquilidade
Hugo comemora o segundo dos seus dois gols na vitória do Grêmio, que ganha tranquilidade
Foto: Lucas Uebel/Preview.com / Gazeta Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade