PUBLICIDADE

Ceará retoma vice-liderança e impõe 4º revés seguido ao Atlético-MG

6 jun 2010 - 17h53
(atualizado às 19h03)
Compartilhar

Em tarde de despedida melancólica do Mineirão neste domingo, o surpreendente Ceará apresentou grande futebol e venceu o Atlético-MG por 1 a 0. De quebra, o time da boa dupla de ataque formada por Misael e Washington retomou a vice-liderança do Campeonato Brasiliero e passará todo o mês de junho com o gostinho de ser o segundo melhor time do País. Já o time mineiro amargou a quarta derrota consecutiva no campeonato e se despediu do principal estádio de Belo Horizonte - que fechará para reformas até 2014 - sob fortes vaias.

Durante todos os 90min, o Ceará jogou como se estivesse em casa e explorou bastante as jogadas de bola aérea, aproveitando a inconsistência da defesa atleticana. O inspirado atacante Misael foi o nome da partida, mostrando um repertório de jogadas que infernizaram a defesa adversária e fizeram calar o Mineirão. Dos pés dele, saíram a bela sequência de dribles e o cruzamento para Washington, que estava alguns centímetros impedido quando empurrou para as redes.

E, por pouco, o Ceará não encerra a fase do Brasileiro antes da pausa para a Copa do Mundo com a melhor campanha entre os 20 times. Para sua insatisfação, o Corinthians arrancou um empate por 2 a 2 contra o Botafogo, no Engenhão, com gol no fim do jogo e segue na frente por causa do saldo de gols.

O jogo

Buscando surpreender o time da casa, a equipe cearense levava mais perigo ao gol defendido por Aranha, levando a torcida alvinegra à frustração no primeiro tempo. Logo na primeira jogada de perigo dos cearenses, a dupla Misael-Washington já deram uma demonstração de como iriam mudar a história da partida. O rápido Misael fintou um marcador e cruzou na medida para Washington, de cabeça, mandar a bola à direita do gol do Atlético.

Em nova jogada pelo alto, aos 22min, Oziel pegou a sobra da zaga e experimentou o chute para a boa defesa do instável goleiro Aranha. Apesar de boa participação no primeiro tempo, o goleiro, que retomou a camisa 1 após três jogos na reserva, mostrou que a vaga na posição continua em aberto.

Pelo Atlético Mineiro, a deficiência na armação de jogadas deixavam os atacantes Diego Tardelli e Muriqui isolados na frente, obrigando-os a disputar bolas estouradas com a defesa rival. Enquanto os volantes Diego Macedo e Rafael Jataí estavam auxiliando a defesa e não conseguiam dar apoio à Ricardinho, que ficou isolado no meio-campo durante todo o primeiro tempo.

Em certos momentos, os donos da casa usavam a raça para ameaçar a equipe de campanha surpreendente no campeonato. Num desses lances, Muriqui partiu com a bola dominada em velocidade pela esquerda até que foi derrubado na entrada da área do time visitante, provocando o cartão amarelo de Anderson. Após a cobrança, Coelho experimentou o chute da entrada da área e obrigou o goleiro Diego a fazer grande defesa na melhor chegada do seu time no primeiro tempo.

Com o apito do árbitro decretando o fim do primeiro tempo, vaias tomaram conta do Mineirão e a torcida mineira não escondeu sua desconfiada quanto às chances de uma vitória atleticana. Preocupado com a pouca criatividade de sua equipe, o técnico Vanderlei Luxemburgo sacou o zagueiro Lima para a entrada do meia Wendell e alterou o sistema do 3-5-2 para o 4-4-2.

Com o jogo retomado, no entanto, a escrita permaneceu a mesma. Domínio das ações por parte do Ceará e baixa produção da fragilizada equipe mineira. E a alegria cearense seria completa logo aos 10min, quando Misael avançou pela esquerda, tirou o zagueiro Jairo Campos para dançar, e cruzou para a área. Em posição de impedimento, o atacante Washington esticou a perna esquerda e conseguiu empurrar a bola para o fundo das redes de Aranha.

Com o placar adverso, o time da casa se lançou desesperadamente ao ataque, mesmo sem grande coordenação. O lateral direito Coelho era um dos melhores da equipe e de seus pés saíram as melhores jogadas dos anfitriões, como em boa cobrança de falta, defendida por Diego.

Ousado, Luxemburgo colocou mais dois atacantes em campo: Ricardo Bueno e Neto Berola, que entraram no lugar do lateral esquerdo Leandro e do meia Ricardinho. Porém, quem chegava com perigo era o Ceará, que ameaçava constantemente, como em um belo chute do jovem Érick Flores na trave, aos 42min.

Nos acréscimos, ainda restaria tempo para o volante Rafael Jataí levar o segundo cartão amarelo e ser expulso, minando de vez as chances do Atlético na partida.

FICHA TÉCNICA

Atlético-MG 0 x 1 Ceará

Gols

Ceará: Washington, aos 10min do 2º tempo

Ponto Forte do Atlético-MG

Boa partida do lateral Coelho, que arriscou chutes de fora da área.

Ponto Fraco do Atlético-MG

Sem sustentação no meio-campo, Ricardinho ficou isolado e pouco criou no primeiro tempo. Na volta para o segundo, a adoção de um sistema mais ofensivo provocou melhor, mas o ataque seguiu ineficiente.

Ponto Forte do Ceará

Domínio absoluto do jogo, com bastante variação de jogadas em tarde inspirada de Misael.

Ponto Fraco do Ceará

Apesar de dominar a partida, não converteu as oportunidades criadas em gol e correu risco de sofrer o empate.

Personagem do jogo

Misael: Rápido e habilidoso, o atacante criou a jogada que resultou no gol do Ceará e algumas outras de perigo.

Lance polêmico

No gol cearense, o atacante Washington estava um pouco à frente do último zagueiro atleticano, portanto em impedimento. O bandeirinha não viu e validou o tento.

Esquema Tático do Atlético-MG

3-5-2

Aranha; Lima (Wendel), Werley, Jairo Campos; Coelho, Rafael Jataí, Diego Macedo, Ricardinho (Neto Berola) e Leandro (Ricardo Bueno); Muriqui e Diego Tardelli. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Esquema Tático do Ceará

4-4-2

Diego; Oziel, Fabrício, Ânderson e Ernandes; Michel, Careca, João Marcos e Geraldo (Érick Flores); Washington (Lopes) e Misael (Tony). Técnico: Paulo César Gusmão

Cartões Amarelos

Atlético-MG: Rafael Jataí, Werley, Diego Macedo e Ricardo Bueno

Ceará: Ernandes, Oziel e Michel

Cartões Vermelhos

Atlético-MG: Rafael Jataí

Árbitro

Célio Amorim (SC)

Local

Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Gol de Washington decretou a vitória do Ceará para a agonia do Atlético-MG
Gol de Washington decretou a vitória do Ceará para a agonia do Atlético-MG
Foto: Pedro Vilela / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade