PUBLICIDADE

Atlético-GO bate Cruzeiro e consegue primeira vitória

6 jun 2010 - 20h24
(atualizado às 21h08)
Compartilhar

Com um gol no final do jogo, o Atlético-GO conquistou a sua primeira vitória na Série A, contra o Cruzeiro, por 2 a 1, no Serra Dourada, em Goiânia. O resultado, no entanto, não foi suficiente para que o clube rubro-negro abandonasse a lanterna, na rodada que marcou a despedida do torneio antes da paralisação para a Copa do Mundo.

Comandado pelo treinador interino Émerson Ávila, o Cruzeiro se manteve com 9 pontos e ocupa a 11ª lugar na tabela. Os goianos, com 4 pontos, estão a três do Internacional, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.

Na próxima rodada, disputada no fim de semana dos dias 14 e 15 de julho, o Cruzeiro jogará contra o Atlético-PR, em Curitiba. Também fora de casa, o Atlético-GO enfrentará o Atlético-MG.

O jogo

A paralisação do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo será providencial para Cruzeiro e Atlético-GO, que vivem momentos de crise. Os mineiros ainda procuram treinador após a saída de Adilson Batista, enquanto que os goianos chegaram ao confronto desa noite tentando encerrar uma série de cinco derrotas consecutivas.

Jogando para um público pequeno, os times começaram a partida em ritmo lento. Aos 2min, no primeiro ataque da equipe mandante, o goleiro Márcio carimbou a barreira cruzeirense em cobrança de falta.

Após o lance, o Cruzeiro passou a dominar as ações do jogo. Aos 7min, Wellington Paulista caiu pelo lado esquerdo e alçou na área, mas Erandir mandou para escanteio . Três minutos depois, Jonathan tentou pedalar para cima da zaga atleticana e perdeu a bola.

As primeiras jogadas realmente perigosas vieram aos 13min e aos 14min, quando o clube mineiro quase abriu o placar em duas oportunidades claras: a primeira com Wellington Paulista, que cabeceou bola na trave, e a outra com Thiago Ribeiro, que saiu livre em direção ao gol, mas foi abafado por Márcio.

Apesar da maior posse de bola, o Cruzeiro pecava por atacar desorganizadamente, e foi punido aos 29min, quando Rodrigo Tiuí aproveitou assistência de Pedro Paulo e o mau posicionamento da zaga adversária para marcar seu primeiro gol no campeonato e mudar o panorama do jogo.

Os cruzeirenses sentiram o gol e permitiram que o time goiano equilibrasse a partida. O time rubro-negro, no entanto, não conseguiu se impor por muito tempo, mostrando fragilidade. Aos 42min, Wellington Paulista recebeu na frente, em posição legal e driblou o goleiro, tocando para o gol vazio.

Melhor durante a maior parte da primeira etapa, o Cruzeiro não realizou substituições no intervalo e voltou a campo novamente com maior posse de bola, mas ainda pecava por não conseguir converter esse domínio do meio de campo em chegadas perigosas ao ataque.

Aos 15min, a primeira alteração da partida: no Atlético-GO, Elias, um dos destaques da boa campanha da equipe na Copa do Brasil deste ano, entrou no lugar de Keninha.

O time, no entanto, não dava sinais de que poderia conquistar a sua primeira vitória no campeonato. O jogo, àquela altura, estava truncado, muito pegado no meio de campo. Aos 22min, o Cruzeiro também mexeu: Roger saiu para a entrada de Guerrón.

Os cruzeirenses tiveram boa chance aos 26min, quando Márcio afastou errado dos pés de Thiago Ribeiro e mandou para dentro da área. Wellington Paulista chegou batendo e o arqueiro salvou com os pés.

Mas a equipe mineira novamente foi punida por não aproveitar as oportunidades de gol e o Atlético-GO marcou aos 39min, com Pedro Paulo, que tocou de primeira na saída de Fábio após cruzamento de Marcão.

Aos 44min, o time mandante quase ampliou a vantagem. Elias deu belo passe para Pedro Paulo na área. O atacante faz o breque e finalizou em cima de Fábio.

FICHA TÉCNICA

Atlético-GO 2x1 Cruzeiro

Gols
Atlético-GO Rodrigo Tiuí, aos 29min do primeiro tempo, e Pedro Paulo, aos 39min do segundo tempo.

Cruzeiro: Wellington Paulista, aos 42min do primeiro tempo

Ponto Forte do Atlético-GO
Time melhorou após a entrada de Elias, jogador mais talentoso do elenco, e mostrou que, trabalhando bem durante a paralisação do campeonato, pode reeditar as boas atuações da Copa do Brasil.

Ponto Fraco do Atlético-GO
Mau posicionamento no ataque, que ocasionou muitos impedimentos. Abusou das faltas e levou seis cartões amarelos.

Ponto Forte do Cruzeiro
Mesmo jogando fora de casa, equipe se impôs no primeiro tempo da partida.

Ponto Fraco do Cruzeiro
Muitos erros de passe. Time não soube converter em gol o domínio no primeiro tempo e se encolheu na segunda etapa.

Personagem do jogo
Pedro Paulo: o atacante deu trabalho para a defesa cruzeirense, decidiu o jogo e foi o destaque do Atlético-GO na primeira vitória na Série A.

Lance bizarro
Aos 17min do segundo tempo, Ayrton, do Atlético-GO, armou o chute do lado direito e bateu pela lateral do outro lado do campo

Lance polêmico
Goianos pediram impedimento no primeiro gol cruzeirense.

Esquema Tático do Atlético-GO

4-4-2

Márcio; Ayrton, Welton Felipe, Jairo e Renatinho; Agenor, Pituca, Ramalho e Keninha (Elias); Rodrigo Tiuí (Marcão) e Pedro Paulo

Técnico: Geninho.

Esquema Tático do Cruzeiro
4-4-2
Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Gil e Diego Renan; Fabrício, Fabinho, Henrique e Roger (Guerrón); Thiago Ribeiro (Pedro Ken) e Wellington Paulista (Kieza)

Técnico: Émerson Ávila (interino)

Cartões amarelos
Atlético-GO: Agenor, Keninha, Ramalho, Erandir, Elias e Marcão
Cruzeiro: Jonathan e Leonardo Silva

Árbitro

Guilherme Cereta de Lima (SP)

Local
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Público: 3.419 pessoas

Renda: R$ 52.610,00

Rodrigo Tiuí marcou o primeiro gol goiano na vitória desta noite
Rodrigo Tiuí marcou o primeiro gol goiano na vitória desta noite
Foto: Adalberto Marques/Agif / Gazeta Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade