PUBLICIDADE

Estreante Somália faz 3 e Duque de Caxias vira sobre a Portuguesa

13 jul 2010 - 21h23
(atualizado às 23h22)
Compartilhar

Em um jogo equilibrado no Engenhão, o Duque de Caxias venceu a Portuguesa de virada nesta terça-feira, por 3 a 2, em partida que marcou o retorno dos dois times ao Campeonato Brasileiro da Série B após a paralisação para a Copa do Mundo. O confronto foi aberto e teve várias chances de gol, principalmente no segundo tempo. Héverton e Athirson marcaram para os paulistas, mas os cariocas contaram com três gols do estreante Somália para reagir.

A equipe rubro-verde atuou com nada menos que nove desfalques - entre eles, o recém-contratado Dodô, que se lesionou de última hora. Além do veterano atacante, estavam machucados Marco Antônio, Gláuber, Luís Ricardo e Rafael Silva. Completaram a lista de baixas Domingos, Henrique, Fabrício e Maurício, todos suspensos.

Com o resultado, a Portuguesa ficou nos 13 pontos e perdeu a chance de ingressar no G-4 da competição. Já o Duque de Caxias, que venceu apenas seu segundo jogo em oito rodadas, segue ameaçado pelo rebaixamento, com apenas seis pontos conquistados.

Na próxima rodada, a equipe do Rio de Janeiro visita o Santo André, no Estádio Bruno José Daniel, às 21h de sexta-feira, para tentar seguir a reação no campeonato. Já a Portuguesa volta a atuar em sua casa, o Canindé, no sábado, às 16h, diante do Icasa.

O time paulista foi melhor durante o primeiro tempo, com mais volume de jogo, mas não conseguiu balançar as redes. Na segunda etapa, porém, Héverton aproveitou a sobra após chute cruzado de Athirson, driblou o goleiro Erivélton e tocou para o gol vazio aos 10min. Não deu nem tempo de comemorar: dois minutos depois, após bola desviada na barreira em cobrança de falta, o Duque de Caxias empatou. Somália ficou com o rebote dentro da área e bateu fraco, mas o goleiro Andrey saiu mal e aceitou.

Aos 30min, Athirson deixou a Portuguesa novamente na frente após receber passe de Héverton na área e bater firme. Porém, novamente, o time do técnico Vadão sofreu o gol de empate logo em seguida. Com 35min, após bola alçada na área em cobrança de falta, Somália subiu sozinho e cabeceou para as redes.

O astro da noite ainda iria marcar de novo para definir a virada do Duque. Aos 41min, Léo Guerreiro foi derrubado por Preto Costa fora da área, mas o árbitro assinalou pênalti. Somália foi para a cobrança e deslocou Andrey, anotando seu terceiro gol da noite.

Aos 48min, um lance inusitado. O chute do ataque da Portuguesa saiu sem direção, mas atravessou as redes do gol e foi parar dentro da meta de Erivélton. Os jogadores chegaram a comemorar, mas o árbitro assinalou apenas o tiro de meta.

FICHA TÉCNICA

Duque de Caxias 3 x 2 Portuguesa

Gols
Duque de Caxias: Somália, aos 12min, aos 35min e aos 42min do 2º tempo
Portuguesa: Héverton, aos 10min, e Athirson, aos 30min do 2º tempo

Ponto Forte do Duque de Caxias

Oportunismo de Somália e poder de reação após ficar duas vezes atrás no placar

Ponto Forte da Portuguesa

Mesmo sem a dupla titular de ataque, Kempes e Malaquias se movimentaram bastante e dificultaram a marcação

Ponto Fraco do Duque de Caxias

Explorou pouco as descidas dos laterais, principalmente com Marquinhos pela esquerda

Ponto Fraco da Portuguesa

Defesa muito desatenta nas bolas aéreas

Personagem do jogo
Somália, que marcou três gols em sua estreia e deu a vitória ao Duque de Caxias

Lances polêmicos
- Somália foi puxado dentro da área por Thiago Gomes no segundo tempo, mas o pênalti não foi marcado- Kempes estava em posição legal aos 24min do segundo tempo, quando recebeu lançamento e saiu na cara do gol, mas foi marcado impedimento inexistente

- Léo Guerreiro estava fora da área quando foi derrubado por Preto Costa, mas o árbitro marcou pênalti

Esquema Tático do Duque de Caxias
4-4-2
Erivélton; Amaral, Fábio Braz, Edson e Marquinho; Mancuso (Juninho), Leandro Teixeira, Thiaguinho (Xaves) e Leandro Chaves; Geovane Maranhão (Léo Guerreiro) e Somália. Técnico: Gilson Kleina

Esquema Tático da Portuguesa
4-4-2
Andrey; Paulo Sérgio, Thiago Gomes, Preto Costa e Romano; Acleisson (Ronaldo), Ademir Sopa (Marcos Paulo), Athirson (Celsinho) e Héverton; Malaquias e Kempes. Técnico: Vadão

Cartões amarelos
Duque de Caxias: Thiaguinho, Mancuso e Fábio Braz

Portuguesa: Ademir Sopa, Acleisson e Preto Costa

Árbitro

Edivaldo Elias da Silva (PR)

Local
Estádio do Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Na estreia pelo Duque de Caxias, Somália foi o herói com três gols
Na estreia pelo Duque de Caxias, Somália foi o herói com três gols
Foto: Ide Gomes / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade