PUBLICIDADE

No fim, Flu cede empate ao Prudente e perde chance de liderar

15 jul 2010 - 22h54
(atualizado em 16/7/2010 às 01h38)
Compartilhar

Na volta de Fluminense e Grêmio Prudente ao Campeonato Brasileiro após a pausa para a Copa do Mundo, a partida desta quinta-feira, no Estádio do Maracanã, poderia valer a liderança isolada do torneio ao time tricolor. Mas a equipe comandada por Muricy Ramalho se acomodou com a vantagem obtida no primeiro tempo, cedeu o empate por 1 a 1 no fim e permaneceu na terceira colocação, com 16 pontos.

O Fluminense precisava vencer para superar Corinthians e Ceará no número de vitórias (seis, contra cinco dos rivais) e assumir a liderança com os mesmos 18 pontos. Mas o empate frustrou os mais de 29 mil espectadores que foram ao Maracanã.

O confronto entre paulistas e cariocas marcava o jogo de número 250 do goleiro Fernando Henrique com a camisa do Fluminense. Além da importante marca, o zagueiro André Luis e o meia Deyvid Sacconi faziam sua estreia por Fluminense e Prudente, respectivamente.

Jogando em casa e empolgado com a possibilidade de assumir a ponta do torneio pela primeira vez em 2010, o Fluminense logo se lançou ao ataque com Conca, que recebeu bom cruzamento da direita e mandou com perigo por cima do gol de Márcio, aos 4min.

Dois minutos depois, o argentino fez ótima jogada e chutou da entrada da área. Márcio evitou o gol com a ponta dos dedos e mandou para escanteio.

A pressão do time tricolor deu resultado aos 16min. Em levantamento da esquerda feito por Conca, Fred cabeceou sozinho e sem marcação, anotando o primeiro gol da partida e seu quarto no Campeonato Brasileiro.

Mesmo após o gol, o Fluminense seguia dominando a partida, mas diminuiu o ritmo e o primeiro tempo terminou com a vantagem da equipe carioca diante de um Prudente que oferecia pouco perigo à meta de Fernando Henrique.

A segunda etapa começou igual a primeira: com o Fluminense com a maior posse de bola, mas sem chances claras, enquanto o time visitante seguia pouco efetivo no campo de ataque.

O jogo - que teve a substituição do goleiro Márcio por Giovanni aos 11min, por contusão no joelho direito - seguia morno, com algumas oportunidades criadas pelo Fluminense, mas sem maiores sustos.

O time carioca, porém, pagou por se acomodar com o placar mínimo aos 38min, quando o meio-campo Wesley recebeu lançamento, deixou dois marcadores na saudade e tocou na saída de Fernando Henrique: 1 a 1.

Após o empate, o Fluminense tentou vencer a partida e garantir a ponta na base do abafa, mas o Prudente segurou o ímpeto dos cariocas e garantiu um pontinho precioso no Rio de Janeiro.

O empate deixa o Fluminense com 16 pontos, dois atrás dos líderes Corinthians e Ceará. Já o Grêmio Prudente cai para a 17ª colocação, com nove pontos, na zona do rebaixamento.

Na próxima rodada, o Fluminense vai à Vila Belmiro encarar o Santos, neste domingo. Já o Grêmio Prudente faz o confronto com o xará gaúcho no Estádio Prudentão, no mesmo dia.

FICHA TÉCNICA

Fluminense 1 x 1 Grêmio Prudente

Ponto Forte do Fluminense

Explorou bem as jogadas pelas laterais e Conca se apresentou bem para armar as jogadas da equipe tricolor

Ponto Forte do Grêmio Prudente

Não deixou o Fluminense pressionar em busca do segundo gol e conseguiu segurar o empate

Ponto Fraco do Fluminense

Acomodou-se muito cedo com a vantagem adquirida no primeiro tempo e falhou no lance mais contundente do adversário na partida

Ponto Fraco do Grêmio Prudente

Ataque pouco eficiente, criou poucas oportunidades de perigo ao gol do Flu

Personagem do jogo

Darío Conca, que articulou as principais jogadas do Fluminense na partida e constantemente arrematava ao gol adversário. Dos pés dele, saiu o passe para o gol de Fred.

Esquema Tático do Fluminense
4-4-2
Fernando Henrique, Mariano, Gum, André Luis e Carlinhos; Diogo, Diguinho, Conca e Marquinho; Alan (Rodriguinho) e Fred. Técnico: Muricy Ramalho.

Esquema Tático do Grêmio Prudente
4-4-2
Márcio (Giovanni), Paulo Cesar, Anderson Luís, Leonardo e Marcelo Oliveira; Rodrigo Mancha, Carlos Eduardo, João Vitor e David Sacconi (Wanderley); Wesley e Willian (Araújo). Técnico: Toninho Cecílio.

Cartões amarelos
Fluminense: Fred

Grêmio Prudente Paulo Cesar, Marcelo Oliveira e João Vitor

Árbitro

Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG)

Local
Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Fred abriu o placar, mas Fluminense se acomodou e cedeu empate no fim da partida
Fred abriu o placar, mas Fluminense se acomodou e cedeu empate no fim da partida
Foto: Wallace Teixeira/Photocamera / Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade