PUBLICIDADE

Tardelli brilha, Atlético-MG volta a vencer e deixa a zona de risco

15 jul 2010 - 22h56
(atualizado em 16/7/2010 às 00h04)
Compartilhar

O Atlético-MG recebeu nesta quinta-feira, na Arena do Jacaré, na cidade de Sete Lagoas, o seu xará goiano, em um confronto entre duas equipes que precisavam da vitória para deixar as últimas posições do Campeonato Brasileiro. E quem se deu a melhor foi o time da casa, que venceu por 3 a 2 e saiu da zona do rebaixamento - ocupa agora o 13º lugar.

O time do técnico Vanderlei Luxemburgo, que vinha de quatro derrotas consecutivas, tinha dois tabus para esta partida. Jogando na Arena do Jacaré - o Mineirão está interditado para obras -, o Atlético havia feito três jogos até então, e perdido todos, sem nunca ter feito um gol sequer.

Por outro lado, contra o rival goiano, haviam sido realizados cinco partidas na história, com 100% de aproveitamento. Fato que não se alterou.

O primeiro tempo foi todo do Atlético-MG. Tirando o lance do gol do rival, os mineiros praticamente não foram ameaçados. Depois de um começo morno, o time da casa teve seu primeiro lance de perigo aos 10min, quando Neto Berola fez boa jogada pela linha de fundo e cruzou na pequena área. O zagueiro Jairo, no entanto, chegou antes do atacante e cortou.

Aos 17min, o time anfitrião abriu o placar. Ricardo Bueno tocou para Neto Berola e o jogador fez o corta-luz para a entrada de Diego Tardelli, pelo lado esquerdo. O atacante carregou a bola e chutou rasteiro, no canto direito de Márcio, marcando um belo gol.

Cinco minutos depois, Ricardinho deu belo passe para Leandro pelo lado esquerdo. O lateral entrou na área e cruzou rasteiro para o meio. Ricardo Bueno, sozinho na pequena área, furou o arremate e perdeu chance incrível.

Aos 31min, no primeiro lance do Atlético-GO no ataque, saiu o gol. Rodrigo Tiuí recebeu lançamento na entrada da área e ganhou a disputa com o zagueiro Jairo, deixando a bola para Marcão, que vinha de trás. O jogador entrou na área e, com calma, chutou no canto direito de Fábio Costa, empatando a partida.

O Atlético-MG não se intimidou e voltou ao ataque. Três minutos mais tarde, em rápido contra-ataque, Neto Berola recebeu belo lançamento pela direita, invadiu a área, tentou driblar o goleiro Márcio e foi derrubado. Pênalti que Tardelli converteu, com um chute forte no canto esquerdo, rasteiro.

Aos 43min, Diego Macedo cobrou falta na ponta direita. De dentro da pequena área, Ricardo Bueno subiu entre a zaga e cabeceou forte para o gol, ampliando para o time da casa.

Na volta do intervalo, o panorama da partida continuou o mesmo: o Atlético-MG atacando, e o adversário tentando as jogadas de contra-ataque. Aos 12min, Fábio Costa fez boa defesa em um chute de Rodrigo Tiuí, no canto esquerdo.

Dois minutos mais tarde, no entanto, falhou feio. Em uma bola lançada ao ataque, sem muito perigo, o goleiro saiu da área para afastar. O quique da bola, porém, acabou enganando o arqueiro, que perdeu o tempo da bola. Quem aproveitou foi Tiuí, que entrou livre e empurrou para o gol vazio.

O time goiano, no entanto, não partiu para a pressão. O Atlético-MG continuou a atacar e a perder boas chances. Diego Souza, que fez a sua estreia com a camisa do campeão mineiro, perdeu boa chance de ampliar aos 38min, chutando em cima do goleiro Márcio, dentro da área.

Nos minutos finais, o time da casa apenas administrou o resultado, facilitado pela expulsão do zagueiro Jairo aos 43min. Com a vitória, o Atlético-MG voltou a vencer e deixou a zona do rebaixamento, terminando a rodada na 13º posição, com nove pontos.

Na próxima rodada, o clube mineiro enfrenta o líder Corinthians no Pacaembu, no domingo, às 16h (de Brasília). No mesmo dia e horário o Atlético-GO recebe o Flamengo, no Estádio Serra Dourada.

FICHA TÉCNICA

Atlético-MG 3 x 2 Atlético-GO

Gols
Atlético-MG:

Diego Tardelli, aos 17min e aos 35min, Ricardo Bueno, aos 43 do 1º tempo.
Atlético-GO: Marcão, aos 31min do 1º tempo, Rodrigo Tiuí, aos 14min do segundo tempo.

Ponto Forte do Atlético-MG
Diego Tardelli esteve num dia inspirado, assim como Neto Berola e Ricardo Bueno, seus companheiros no ataque. Ricardinho fez boa partida, organizando a equipe.

Ponto Forte do Atlético-GO
Os goianos souberam aproveitar as duas falhas do rival e fizeram dois gols.

Ponto Fraco do Atlético-MG
Em duas falhas defensivas, o time de Luxemburgo sofreu dois gols. Fábio Costa mostrou que ainda está sem ritmo de jogo no segundo gol goiano.

Ponto Fraco do Atlético-GO
Os mineiros atacaram o tempo todo, e só não ampliaram por falta de capricho na finalização. A defesa do Atlético-GO deu muita liberdade ao trio de ataque rival.

Personagem do jogo
O artilheiro Diego Tardelli mostrou que a paralisação do Campeonato Brasileiro não prejudicou a sua pontaria. Fez dois gols com categoria que ajudaram a sua equipe a sair com a vitória.

Esquema Tático do Atlético-MG
4-3-3
Fábio Costa; Diego Macedo, Jairo Campos, Werley e Leandro; Zé Luis, Serginho (João Pedro) e Ricardinho; Neto Berola (Fabiano), Diego Tardelli (Diego Souza) e Ricardo Bueno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Esquema Tático do Atlético-GO
4-4-2
Márcio; Dida, Jairo, Gilson e Chiquinho; Agenor (Willian), Pituca, Robston e Ramalho (Elias); Rodrigo Tiuí e Marcão (Anailson). Técnico: Roberto Fernandes.

Cartões amarelos
Atlético-MG: Diego Tardelli
Atlético-GO: Márcio, Agenor, Marcão e Chiquinho

Cartão vermelho
Atlético-GO: Jairo

Árbitro
Jaílson Macedo Freitas (BA)

Local
Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG)

Público: 3.179 pagantes

Renda: R$ 103.700,00

Diego Tardelli fez dois gols na vitória do Atlético-MG sobre o xará goiano
Diego Tardelli fez dois gols na vitória do Atlético-MG sobre o xará goiano
Foto: Douglas Magno / Gazeta Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade