PUBLICIDADE

Cruzeiro bate Goiás, vence a segunda com Cuca e chega ao G-4

18 jul 2010 - 20h26
(atualizado às 21h02)
Compartilhar

Jogando na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Cruzeiro venceu o Goiás por 1 a 0, com gol de Gilberto, no encerramento da nona rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe esmeraldina teve dois gols anulados no decorrer da partida, que se caracterizou pelo baixo nível técnico.

Com o resultado, os cruzeirense terminam o fim de semana na zona de classificação para a Libertadores, em quarto lugar, com 15 pontos, empatados com o Flamengo em todos os critérios de desempate. Foi a segunda vitória consecutiva do time no comando do treinador Cuca, que assumiu durante a paralisação do torneio para a Copa do Mundo.

Já os goianos ainda não venceram desde o retorno da competição e caem duas posições na tabela. Com 11 pontos, a equipe de Emerson Leão ocupa a 14ª colocação.

Na próxima rodada, o Goiás enfrenta o Vitória no Barradão, na quarta-feira, às 19h30. Na quinta-feira, às 21h, o Cruzeiro joga contra o Fluminense no Maracanã.

O jogo

A partida começou truncada, com os dois times marcando muito forte no meio. O gramado irregular da Arena do Jacaré prejudicava o toque de bola cruzeirense, que tinha dificuldades de criar.

Na primeira oportunidade clara, os mineiros abriram ao placar. Aos 10min, Wellington Paulista fez belo passe para Gilberto na área. O meia finalizou no canto direito de Rodrigo Calaça.

O gol mexeu positivamente com o time goiano, que passou a buscar o ataque. Aos 12min, Amaral arriscou da intermediária. Aos 19min, Otacílio Neto teve chance em cobrança de falta.

O bom momento do Goiás culminou em um gol de Rafael Moura aos 24min, de cabeça, após cobrança de falta de Otacílio Neto. O atacante, porém, estava impedido e a jogada já estava paralisada.

Aos 30min, Thiago Ribeiro assustou a torcida cruzeirense e deixou o gramado com suspeita de estiramento muscular. Após atendimento, o jogador retornou para o campo.

O primeiro tempo, fraco tecnicamente, ia se arrastando sem lances de efeito. Aos 46min, o Goiás criou uma rara jogada bem trabalhada. Bate-rebate na área do Cruzeiro e a bola sobrou para Éverton Santos. O atacante, sozinho na área, arrematou à esquerda do gol, perdendo ótima chance.

No intervalo, os goianos fizeram duas alterações. Saíram Otacílio Neto e Wellington Monteiro para a entrada de Romerito e Douglas.

Mas o jogo seguia pouco movimentado, com esporádicos bons lances. Aos 9min, Gilberto arrancou pelo meio, levou sorte na jogada e entrou na área, mas arrematou nas mãos de Rodrigo Calaça.

Aos 14min, o Goiás respondeu. Wellington Saci cobrou falta com violência e Fábio fez ótima defesa. Na sequência, Cuca promoveu duas alterações no time celeste: Thiago Ribeiro e Roger deram lugar a Robert e Everton.

O clube esmeraldino voltou a ter um gol anulado aos 24min. Wellington Saci batu escanteio da esquerda e Rafael Moura cabeceou para empatar o jogo. O árbitro marcou falta do atacante em Cláudio Caçapa.

O técnico Emerson Leão reclamava a beira do campo e o árbitro chamou sua atenção. O Goiás esteve mais próximo do gol de empate do que o Cruzeiro de ampliar a vantagem. Aos 33min, Wellington Saci alçou bola da esquerda e Amaral cabeceou por cima da meta.

No final do jogo, mesmo precisando atacar, o Goiás errava muitos passes e não demonstrava poder de reação. O Cruzeiro apenas administava a vantagem, também sem levar perigo ao gol adversário. A punição quase veio no último lance da partida, quando Romerito esteve próximo de empatar em cabeçada que passou próxima do gol de Fabio.

FICHA TÉCNICA

Cruzeiro 1x0 Goiás

Gols

Cruzeiro:

Gilberto, aos 10min do primeiro tempo

Ponto Forte do Cruzeiro

Criou boas jogadas pelas laterais, sobretudo com Diego Renan.

Ponto Forte do Goiás

Apesar de também não fazer uma grande partida, merecia ao menos um empate. No segundo tempo criou mais chances que o Cruzeiro.

Ponto Fraco do Cruzeiro

Time não convenceu em nenhum momento do jogo. Com melhor sorte e pontaria, o Goiás poderia ter vencido a partida.

Ponto Fraco do Goiás

Muitos erros de finalização.

Personagem do jogo

Gilberto: em uma partida fraca do time, o meia decidiu a partida com um gol e quase marcou outro em bonita jogada individual no início do segundo tempo.

Esquema Tático do Cruzeiro

4-4-2

Fábio; Jonathan, Cláudio Caçapa, Gil e Diego Renan (Fabinho); Fabrício, Henrique, Roger (Everton) e Gilberto; Wellington Paulista e Thiago Ribeiro (Robert)

Técnico: Cuca

Esquema Tático do Goiás

4-4-2

Rodrigo Calaça; Carlos Alberto, Rafael Tolói, Ernando e Wellington Saci; Amaral, Wellington Monteiro (Douglas), Jonílson e Otacílio Neto (Romerito); Everton Santos e Rafael Moura

Técnico: Emerson Leão

Cartões amarelos

Cruzeiro: Wellington Paulista, Jonathan e Gil

Goiás: Wellington Saci

Árbitro

Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP)

Local

Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)

Gilberto foi o autor do único gol do jogo, no início do primeiro tempo
Gilberto foi o autor do único gol do jogo, no início do primeiro tempo
Foto: VIPCOMM / Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade