PUBLICIDADE

Flu resiste à pressão, bate Santos na Vila e é vice-líder

18 jul 2010 - 20h28
(atualizado às 21h12)
Compartilhar

Com um gol do atacante Alan, que começou no banco de reservas, o Fluminense derrotou o Santos por 1 a 0 neste domingo, na Vila Belmiro, e pulou para a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista começou melhor e pressionou os cariocas durante boa parte do jogo, mas o time tricolor se defendeu bem e contou com o goleiro Fernando Henrique para sair com a vitória.

O resultado levou a equipe de Muricy Ramalho a 19 pontos ganhos, superando o Ceará (18 pontos) e ficando atrás apenas do Corinthians, que tem 21. Já a equipe da Baixada Santista perdeu a segunda seguida, parou nos 12 pontos e ocupa a nona colocação.

Com o trio formado por Paulo Henrique Ganso, Neymar e Robinho em campo pela primeira vez desde a vitória sobre o Grêmio, no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, dia 19 de maio, o Santos começou pressionando o time carioca. Logo aos 3min, Robinho recebeu de Paulo Henrique pela direita e bateu forte, para fora. Marcando a saída de bola, o time da casa não deixava o Fluminense sair para o jogo.

A equipe tricolor assustou pela primeira vez aos 16min, em chute de longe de Fred que obrigou o goleiro Rafael a espalmar para escanteio. No minuto seguinte, foi Mariano quem finalizou, desta vez para fora. O Santos estava melhor no jogo e chegou novamente com Robinho aos 25min: após boa troca de passes, o camisa 7 - que fez sua estreia no Campeonato Brasileiro de 2010 - bateu para fora, com muito perigo.

Usando muita velocidade pelas laterais, a equipe de Dorival Júnior criava chances, mas não conseguia convertê-las. Com 42min, Neymar recebeu de André e chutou com categoria, mas Fernando Henrique fez boa defesa e o primeiro tempo acabou sem gols.

Logo aos 4min da segunda etapa, André - que depois da final da Copa do Brasil contra o Vitória vai se transferir para o Dynamo de Kiev, da Ucrânia - perdeu chance incrível após cruzamento de Wesley da direita. O Fluminense respondeu no lance seguinte, quando Fred tabelou com Conca e errou o alvo na hora de concluir.

Sempre pelas pontas, o Santos ameaçou de novo aos 8min. Neymar fez boa jogada pela esquerda e bateu cruzado, novamente para fora. Sempre participativo nos lances de ataque dos cariocas, Conca deu lindo passe de calcanhar para Carlinhos, que bateu forte para defesa salvadora de Rafael aos 15min. O jogo era aberto e, no minuto seguinte, Marcel arriscou de fora da área e carimbou o travessão de Fernando Henrique.

Mais ofensivo no segundo tempo, o Fluminense chegou ao gol aos 32min. Alan, que entrou no lugar do apagado Rodriguinho, foi lançado pela direita, avançou sozinho, invadiu a área e bateu rasteiro, cruzado, sem chances para Rafael, abrindo o placar para a equipe de Muricy Ramalho.

Os santistas quase empataram dois minutos depois, mas Fernando Henrique fez grande defesa em chute de Wesley dentro da área. Em vantagem, os visitantes se fecharam na defesa, mas quase sofreram o gol aos 38min: após grande jogada de Arouca, Zé Eduardo recebeu na área e bateu cruzado, mas Robinho completou para fora, perdendo outra chance inacreditável.

FICHA TÉCNICA

Santos 0 x 1 Fluminense

Gol
Fluminense: Alan, aos 32min do 2º tempo

Ponto Forte do Santos

Criou muitas chances de gol, principalmente com jogadas pelas laterais

Ponto Forte do Fluminense

Suportou a pressão e aproveitou bem os espaços dados por Maranhão e Pará

Ponto Fraco do Santos

Laterais marcaram mal, atacantes perderam muitas oportunidades e Neymar voltou a ter atuação ruim

Ponto Fraco do Fluminense

Diguinho, que abusou das faltas e merecia até ter sido expulso

Personagem do jogo

Alan, que saiu do banco para definir a vitória fora de casa

Esquema Tático do Santos
4-3-3
Rafael; Maranhão, Durval, Edu Dracena e Pará; Arouca, Wesley (Madson) e Paulo Henrique Ganso; Neymar (Zé Eduardo), André (Marcel) e Robinho. Técnico: Dorival Júnior

Esquema Tático do Fluminense
3-5-2
Fernando Henrique; Gum, André Luís e Leandro Euzébio; Mariano, Diogo (Marquinho), Diguinho, Conca (Júlio César) e Carlinhos; Rodriguinho (Alan) e Fred. Técnico: Muricy Ramalho

Cartões amarelos
Santos: Arouca, Paulo Henrique Ganso e Durval

Fluminense: Diogo, Diguinho e Marquinho

Árbitro

Cléber Wellington Abade (SP)

Local
Estádio Vila Belmiro, Santos (SP)

Público

9.193 pagantes

Renda

R$ 245.095,00

Alan saiu do banco para definir a vitória da equipe tricolor
Alan saiu do banco para definir a vitória da equipe tricolor
Foto: Luiz Fernando Menezes/Photocamera / Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade