PUBLICIDADE

Em casa, Botafogo empata com Guarani e segue na zona de risco

18 jul 2010 - 20h24
(atualizado às 23h48)
Compartilhar

Neste domingo, Botafogo e Guarani empataram por 1 a 1, no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro. Os gols de Ricardo Xavier e Danny Morais deixaram o clube carioca na incômoda 15ª posição, apenas um ponto acima do primeiro time na zona do rebaixamento. A equipe campineira se manteve na zona intermediária da tabela e ocupa a oitava colocação, com 13 pontos.

Vindo de derrota no clássico contra o Flamengo (1 a 0), o Botafogo tentou fazer valer o mando de campo, mas se limitou às jogadas aéreas e não conseguiu pressionar os visitantes. Do outro lado, o Guarani vinha da indigesta derrota por 3 a 0 para o Internacional e queria enconstar nos líderes do campeonato, mas teve dificuldades para superar a zaga botafoguense.

Na próxima rodada, os cariocas têm a difícil tarefa de enfrentar o Palmeiras, do técnico Felipão, no Estádio do Pacaembu, às 21h da quinta-feira. Já a equipe de Campinas recebe o Ceará no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, no mesmo horário, tentando se aproximar do G-4.

O jogo

Com muita marcação no meio de campo, a partida começou fraca, sem muitas chances de gols. O Guarani estava melhor, assutando o Botafogo, porém, pecava nas finalizações. Aos 10min e aos 13min, Ricardo Xavier e Mario Lucio, em jogadas individuais, arriscaram de dentro da área, mas chutaram muito alto.

Duas boas chances do Guarani vieram dos pés de Preto. Aos 18min, o volante arriscou de longe, levando muito perigo ao gol do Botafogo. Cinco minutos depois, ele entrou na área e chutou rasteiro para grande defesa do goleiro Jefferson.

Mesmo jogando em casa, o Botafogo arrisacava pouco. Só aos 26min que veio a primeira boa chance da equipe. O argentino Herrera recebeu belo passe de Caio dentro da área e tentou driblar o goleiro Douglas, que foi bem no lance e desarmou o atacante.

Apesar da tentativa dos avantes, o clube carioca apostava na bola área para cehgar à vitória. Aos 31min, Danny Morais cabeceou após escanteio cobrado da esquerda e Douglas fez ótia defesa. No minuto seguinte foi a vez de Fahel assustar o goleiro do Guarani com uma cabeçada.

Jogando melhor, o Guarani controlava as ações do jogo e abriu o plcar aos 39min. Mazola fez boa jogada individual e cruzou para Ricardo Xavier completar para as redes: 1 a 0.

O gol sofrido acordou o Botafogo, que passou a pressionar os visitantes, ainda no fim do primeiro tempo. Depois de rondar a área bugrina, a equipe conseguiu um escanteio. Na cobrança, Lúcio Flávio colocou a bola na cabeça de Danny Morais, que concluiu para o gol deixando tudo igual.

O Botafogo voltou melhor na segunda etapa, e logo aos 5min houve um lance polêmico. Caio é derrubado por Rodrigo Heffner em cima da linha da grande área. O árbitro, no entanto, marca falta fora da área. A cobrança não levou perigo.

A substituição feita por Joel Santana no intervalo deu resultado e as melhores jogadas vinham com Jobson, que entrou no lugar de Fahel. Aos 10min, o atacante recebeu a bola na entrada da área, avançou e chutou na rede pelo lado de fora.

O Guarani se encolheu no segundo tempo, e num dos raros lances de ataque, Apodi arriscou da meia direita. Eram jogados 21min quando o goleiro Jefferson fez a bela defesa.

Outro lance de perigo na partida só voltaria a acontecer aos 45min. Marcelo Cordeiro recebeu lançamento na esquerda, em posição irregular, e cruzou para Herrera mandar para o fundo das redes. O árbitro, porém, anulou o lance e o jogo terminou empatado por 1 a 1.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1x1 Guarani

Gols

Guarani:

Ricardo Xavier, aos 40min do primeiro tempo.

Botafogo:

Fabão e Caio disputam bola em partida no Engenhão
Fabão e Caio disputam bola em partida no Engenhão
Foto: Agência Lance

Danny Morais, aos 47min do primeiro tempo.

Ponto Forte do Botafogo

Através das cobranças de faltas e escanteios, a equipe carioca levou muito perigo à meta bugrina com as jogadas aéreas.

Ponto Forte do Guarani

Se impôs, mesmo jogando fora de casa, e não deixou o Botafogo ficar à vontade em campo. No primeiro tempo conseguiu anular completamente a equipe da casa.

Ponto Fraco do Botafogo

Muitos erros de passe e poucas alternativas nas jogadas de ataque.

Ponto Fraco do Guarani

Assim como o adversário, a equipe campineira errou muitos passes e não conseguiu criar muitas jogadas ofensivas.

Personagem do jogo

Mazola: fez um bom primeiro tempo, com bela jogada que resultou no gol de Ricardo Xavier. No segundo tempo, caiu de produção assim como toda a equipe.

Esquema Tático do Botafogo

3-5-2

Jéfferson, Fahel (Jobson), Danny Morais e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Somália, Lucio Flavio (Edno) e Marcelo Cordeiro; Herrera e Caio (Renato Cajá)

Técnico: Joel Santana

Esquema Tático do Guarani

4-4-2

Douglas, Rodrigo Heffner (Apodi), Fabão, Ailson e Fabiano; Renan, Paulo Roberto, Mário Lúcio e Preto (Baiano); Mazola e Ricardo Xavier (Diogo)

Técnico: Rogério Lourenço

Cartões amarelos

Botafogo: Herrera, Fahel, Lúcio Flávio, Alessandro

Guarani: Renan, Apodi, Diogo, Baiano

Árbitro

Célio Amorim (SC)

Local

Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade