PUBLICIDADE

Atlético-PR vence, e Santos amarga 3ª derrota seguida

21 jul 2010 - 23h46
(atualizado em 22/7/2010 às 01h43)
Compartilhar

Equipe que encantou o País no primeiro semestre de 2010, o Santos segue vivendo um momento conturbado nesta retomada depois da Copa do Mundo. Nesta quarta-feira, o time comandado por Dorival Júnior acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro ao perder por 2 a 0 para o Atlético-PR, fora de casa, pela décima rodada da competição, e seguiu distante das primeiras posições da tabela.

Os dois gols do Atlético-PR saíram no início de cada etapa de jogo e foram marcados por dois xarás. O time mandante na Arena da Baixada abriu o marcador aos 2min de jogo com o zagueiro Bruno Costa, enquanto o atacante Bruno Mineiro ampliou coincidentemente aos 2min do segundo tempo de partida.

Desde o final da Copa do Mundo, o Santos havia perdido por 2 a 1 para o Palmeiras no Pacaembu e caído por 1 a 0 na Vila Belmiro diante do Fluminense antes do tropeço desta quarta. Com essa série negativa, a equipe de Robinho, Paulo Henrique Ganso e Neymar segue com 12 pontos, mas agora no 11º posto da tabela. Já o Atlético-PR se recupera dos reveses para Vasco e Cruzeiro, respectivamente por 2 a 0 e 3 a 1, passou a somar agora dez pontos e deixou a zona de rebaixamento para figurar em 15º.

O próximo compromisso do Atlético-PR no Campeonato Brasileiro será às 16h (de Brasília) de domingo, contra o Goiás, no Estádio Serra Dourada. O Santos, por sua vez, terá pela frente o clássico paulista da 11ª rodada contra o São Paulo, nos mesmos dia e horário, na Vila Belmiro.

O jogo
O Atlético-PR mostrou que queria surpreender e, logo no segundo minuto, em cobrança de escanteio ensaiada, Alex Mineiro desviou de cabeça na primeira trave e Bruno Cota apareceu para tocar firme ao fundo das redes. O Santos tentou responder rapidamente com Neymar, que bateu de longe, com muito perigo, raspando a trave. O jogo era franco e, aos 10min, Alex Mineiro ajeitou para Paulo Baier fuzilar para grande defesa de Rafael.

O Santos tentava iniciar uma pressão, mas não conseguia penetrar na defesa. Aos 13min, Maranhão, com certa liberdade, abriu espaço e chutou torto, pela linha de fundo. A zaga paulista cochilou e Alex Mineiro, aos 16min, chutou forte para fora. Os representantes da Vila Belmiro não estavam com os pés calibrados e erravam muitos passes. Aos 25min, Pará fez levantamento fechado e Neto deixou a meta para segurar firme.

A partida era aberta, com as duas equipes criando boas oportunidades para balançar as redes. Aos 31min, linda arrancada de Paulo Baier, que chegou à entrada da área e chutou forte para Rafael salvar. O Atlético-PR jogava na base do contra-ataque e descia sempre com velocidade. Aos 37min, Bruno Mineiro recebeu em boa posição, mas chutou fraco. O Santos ainda teve a última boa chance da primeira etapa com Bruno Aguiar cobrando falta, mas Neto executou mais uma boa defesa.

No segundo tempo, o Santos voltou com Danilo e Breitner para tentar atacar mais e melhor. Porém, o Atlético-PR repetiu o gol relâmpago do início do jogo quando Paulo Baier cobrou falta, Rafael deu rebote e Bruno Mineiro, com o gol aberto, mandou para o fundo das redes. Nervosos, os santistas reclamavam da arbitragem em campo. Tentando resolver sozinho, Breitner arrematou da meia-lua, à esquerda da meta.

O time rubro-negro continuava esperando pacientemente para contra-atacar. Aos 13min, Baier deixou Bruno Mineiro na cara do gol e o atacante isolou. Em um raro lance de perigo de Robinho, o atacante, aos 18min, chutou de primeira na entrada da pequena área e parou nas mãos de Neto. Na resposta, aos 20min, Alex Mineiro tocou com muita categoria e foi a vez e Rafael mostrar serviço. Nas arquibancadas, o torcedor atleticano, que compareceu em peso, fazia festa.

Em campo, o time retribuía o apoio. Aos 29min, Paulo Baier deu um belo passe para Alex Mineiro, que tocou na saída do goleiro, mas acabou acertando a trave. Baier, em noite de gala, começou jogada com toque de calcanhar e depois finalizou com um toque colocado por cima do gol. Aos 38min, Breitner cobrou falta na área e Neto defendeu. O Santos tocava bola, mas não conseguia penetrar na defesa e ainda ouvia olé da torcida quando perdia a bola.

FICHA TÉCNICA

Atlético-PR 2 x 0 Santos

Gols
Atlético-PR: Bruno Costa, aos 2min do 1º tempo, e Bruno Mineiro, aos 2min do 2º tempo
Ponto Forte do Atlético-PR

Domínio da partida; time controlou o jogo do início ao fim e poderia, inclusive, ter vencido por um placar mais dilatado

Ponto Forte do Santos
Neymar, o único santista que apareceu para o jogo e se destacou na noite apagada dos atuais campeões paulistas

Ponto Fraco do Atlético-PR

Não teve

Ponto Fraco do Santos
Desatenção defensiva e improdutividade ofensiva; o astro Robinho também pouco apareceu

Personagem do jogo
Paulo Baier, que comandou o meio de campo da equipe rubro-negra

Lance polêmico
Aos 3min do segundo tempo, Breitner recebe na área pela esquerda e cai em lance com Leandro. Árbitro nada marca e irrita os santistas.

Esquema Tático do Atlético-PR
3-5-2
Neto; Leandro, Rhodolfo e Bruno Costa; Wagner Diniz, Vitor, Deivid, Paulo Baier (Branquinho) e Paulinho; Alex Mineiro (Thiago Santos) e Bruno Mineiro (Mithyuê)

Esquema Tático do Santos
4-3-3
Rafael; Maranhão (Danilo), Edu Dracena, Bruno Aguiar e Pará; Arouca, Wesley e Zezinho (Breitner); Neymar, Marcel (André) e Robinho. Técnico: Dorival Júnior

Cartões amarelos
Atlético-PR: Bruno Costa, Wagner Diniz, Deivid, Alex Mineiro e Rhodolfo

Santos: Arouca

Árbitro

Leonardo Gaciba da Silva (RS)

Local
Arena da Baixada, em Curitiba (PR)

Com informações da Gazeta Esportiva

Atlético-PR comemora vitória e saída da zona do rebaixamento
Atlético-PR comemora vitória e saída da zona do rebaixamento
Foto: Pedro Serapio / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade