PUBLICIDADE

Vasco derrota Atlético-GO e mantém invencibilidade pós-Copa

24 jul 2010 - 20h24
(atualizado às 21h09)
Compartilhar

O Vasco conseguiu manter a série positiva nesta retomada de Campeonato Brasileiro após a Copa do Mundo. Sem perder desde que PC Gusmão assumiu a equipe, o time carioca somou neste sábado mais uma vitória: em São Januário, o time superou o lanterna Atlético-GO por 2 a 0 e comemorou a saída provisória da zona de rebaixamento neste início de 11ª rodada da Série A.

Os dois gols do time cruzmaltino foram divididos entre as duas etapas da partida. O volante Nilton abriu a contagem aos 33min do primeiro tempo, ao acertar um chute forte de longa distância no ângulo do goleiro Márcio. Após o intervalo, o meia Fumagalli anotou o segundo aos 8min, depois de boa jogada individual.

A torcida vascaína chegou a ficar apreensiva aos 25min do segundo tempo, quando o zagueiro Titi derrubou Rodrigo Tiuí na área e o árbitro baiano Arilson Bispo da Anunciação assinalou pênalti. Na cobrança, porém, Robston bateu e o goleiro Fernando Prass fez a defesa, garantindo o triunfo por dois gols de diferença e contendo o ímpeto dos visitantes.

Com dois empates e agora duas vitórias em quatro jogos no pós-Copa, o Vasco chega agora aos 13 pontos ganhos, saindo da antepenúltima colocação e pulando provisoriamente para o 12º posto da tabela. Já o Atlético-GO, que havia superado o então líder Corinthians no meio de semana, seguiu com sete pontos na lanterna da competição.

Reagindo do mau início de Série A, o Vasco deixa São Januário na próxima rodada e vai em busca de sua primeira vitória como visitante no clássico carioca, contra o Flamengo, marcado para as 18h30 (de Brasília) do próximo domingo. Já o Atlético-GO volta ao Serra Dourada para enfrentar o Guarani no sábado, também às 18h30.

O jogo

O primeiro tempo foi de pouco destaque ofensivo das duas equipes. Com as defesas levando sempre vantagem sobre os ataques, o primeiro lance de real perigo só poderia sair em uma jogada de bola parada. E foi o que aconteceu aos 25min, quando Robson cobrou falta da intermediária e acertou o travessão do goleiro Fernando Prass, assustando os torcedores vascaínos.

Dono da casa e com a responsabilidade de vencer, o Vasco seguia sofrendo com a falta de poder de penetração. Porém, o time cruzmaltino acabou conseguindo abrir o marcador em um lance individual de Nilton, que arriscou um chute de fora da área e acertou o canto direito do goleiro Márcio, marcando um golaço.

Na volta para o segundo tempo, o Atlético ensaiou uma reação e logo aos 2min William recebeu a bola na área e chutou na trave de Fernando Prass. Porém, o ímpeto goiano foi bloqueado pelo Vasco aos 8min, quando os anfitriões conseguiram ampliar a vantagem no marcador. Jonathan fez bela jogada pelo lado direito e rolou para Nilton, que furou. Mas Fumagalli aproveitou a sobra e chutou sem chances para Márcio.

O gol foi um duro golpe para os atleticanos, que sentiram e acabaram sendo dominados pelos vascaínos. Incentivado pela sua torcida, o Vasco passou a assustar ainda mais e quase chegou ao terceiro gol aos 13min: após cruzamento na área de Jonathan, Nunes tentou de bicicleta e Márcio fez grande defesa.

Aos 25min, os atleticanos até tiveram a chance de voltar para o jogo, mas desperdiçaram. Rodrigo Tiuí invadiu a área e foi derrubado por Titi. O árbitro Arilson Bispo da Anunciação marcou o pênalti, mas Robston errou a cobrança, facilitando o trabalho de Fernando Prass, que sequer deu o rebote na defesa.

Ciente do domínio do jogo, o Vasco passou a administrar o resultado. Mesmo assim, conseguia levar perigo, como aos 37min, quando Carlinhos cobrou falta à direita do goleiro. Depois disso, os torcedores apenas esperaram o apito final do árbitro para comemorar os três pontos.

FICHA TÉCNICA

Vasco 2 x 0 Atlético-GO

Gols
Vasco: Nilton, aos 33min do 1º tempo; Fumagalli, aos 8min do 2º tempo

Ponto Forte do Vasco

Movimentação do ataque, principalmente com Jonathan, mas também com as chegadas à frente do volante Nilton.

Ponto Forte do Atlético-GO
Ofensivo, levou perigo à defesa vascaína com duas bolas na trave e um pênalti, desperdiçado por Robston

Ponto Fraco do Vasco

Os laterais não apoiaram muito e ficaram mais presos à marcação

Ponto Fraco do Atlético-GO
Falhas de marcação no setor defensivo e um pênalti perdido que poderia ter inflamado a equipe na busca pelo empate no segundo tempo

Personagem do jogo
Nilton, que fez um golaço no primeiro tempo e, ¿sem querer¿, participou do lance que originou o tento de Fumagalli

Esquema Tático do Vasco
4-4-2
Fernando Prass; Fagner (Irrazábal), Dedé, Titi e Carlinhos (Jumar); Nilton, Rafael Carioca, Rômulo e Fumagalli; Jonathan e Nunes (Elton). Técnico: PC Gusmão

Esquema Tático do Atlético-GO
4-3-3
Márcio; Dida, Daniel Marques, Jairo e Chiquinho; Pituca, Robston e Willian; Rodrigo Tiuí, Marcão (Ramalho) e Pedro Paulo (Juninho). Técnico: Roberto Fernandes

Cartões amarelos
Vasco: Titi

Atlético-GO: Chiquinho, Pituca, Robston

Público:
13.157 pagantesÁrbitro

Arilson Bispo da Anunciação (BA)

Local
Estádio de São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Nilton acertou uma bomba de fora da área e marcou o primeiro do Vasco
Nilton acertou uma bomba de fora da área e marcou o primeiro do Vasco
Foto: Agência Lance
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade