PUBLICIDADE

Com "mistão", Santos vence São Paulo e ganha moral para decisão

25 jul 2010 - 17h55
(atualizado às 18h26)
Compartilhar

No duelo entre dois times pressionados pelos últimos maus resultados, o Santos venceu o São Paulo por 1 a 0 na Vila Belmiro. O resultado do clássico, no qual as duas equipes atuaram repleta de reservas, eleva a moral do time do litoral paulista, que acumulava três derrotas em três jogos após a Copa do Mundo, e mantém a má fase da equipe tricolor, que foi derrotada três vezes e conquistou um empate nas últimas quatro partidas.

Os dois rivais agora voltam suas atenções para as decisões da próxima quarta-feira. O São Paulo encara o Internacional, no Beira-Rio, no primeiro jogo da semifinal da Copa Libertadores. Já o Santos, aliviado com o fim do jejum pós-Copa, recebe o Vitória na ida da final da Copa do Brasil.

Além do fim da série negativa no último jogo antes da decisão, o resultado do clássico ainda fez o Santos saltar cinco posições na tabela do Campeonato Brasileiro. O time do técnico Dorival Júnior está em oitavo, com 15 pontos, três a mais que o São Paulo, que fica em 15º e se aproxima da zona do rebaixamento do torneio.

Com o pensamento nos duelos de quarta-feira, os dois times foram a campo sem força máxima. Do lado alvinegro, o goleiro Rafael, os zagueiros Durval e Edu Dracena, o lateral direito Maranhão, os meias Marquinhos e Paulo Henrique Ganso e o atacante Neymar não tiveram descanso.

Já o ameaçado Ricardo Gomes poupou quase toda a equipe no São Paulo. O goleiro Rogério Ceni foi o único titular absoluto escalado. O zagueiro Xandão e o volante Richarlyson, que têm chances de saírem jogando contra o Inter, também iniciaram entre os 11.

Com a bola rolando, as duas equipes mostraram que sentiram falta de seus titulares e fizeram um primeiro tempo morno, de poucas oportunidades de gol. Os donos da casa tiveram mais posse de bola e a primeira grande chance, aos 12min. Marquinhos cobrou falta e Rogério espalmou. Neymar pegou o rebote e também parou no goleiro, mas a arbitragem já assinalava impedimento da jovem revelação.

Em seguida, Neymar tabelou com Marcel e errou o alvo. Já o São Paulo, com dificuldades para furar a defesa santista, só assustou em chutes de longa distância. Rafael teve trabalho para defender finalizações de Richarlyson e Marcelinho Paraíba.

O segundo tempo foi mais movimentado. Logo aos 2min, Rogério teve boa chance em cobrança de falta, mas parou em Rafael. O Santos respondeu em chute forte de Marquinhos, para fora, antes de abrir o placar graças à colaboração do rival: Marquinhos cobrou falta para a área e Renato Silva desviou para o fundo das próprias redes aos 15min: 1 a 0.

Após o gol, o São Paulo tentou partir para cima e deixou espaços. Aos 25min, após bela jogada do ataque santista, por pouco Danilo não ampliou: a bola foi na rede pelo lado de fora. Nos 15 minutos finais, porém, os visitantes aumentaram a pressão e por pouco não empataram. Na melhor chance, Washington, que entrou no lugar de Jorge Wagner na etapa final, acertou o travessão em cabeçada. Sorte do Santos, que ganha moral para enfrentar o Vitória na mesma Vila Belmiro.

FICHA TÉCNICA

Santos 1 x 0 São Paulo

Gol
Santos: Renato Silva (contra), aos 15min do segundo tempo

Ponto Forte do Santos
Melhor início de jogo e velocidade pelas laterais

Ponto Forte do São Paulo
Washington, que melhorou o desempenho do ataque tricolor após entrar na etapa final

Ponto Fraco do Santos
Falta de objetividade no ataque

Ponto Fraco do São Paulo
Meio-campo lento e improdutivo

Personagem do jogo
Renato Silva, que determinou o resultado final ao marcar contra

Esquema Tático do Santos
4-4-2
Rafael; Maranhão, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Rodriguinho, Danilo (Wesley), Marquinhos (Breitner) e Paulo Henrique Ganso; Neymar (Zé Eduardo) e Marcel; técnico: Dorival Júnior

Esquema Tático do São Paulo
4-4-2
Rogério Ceni; Renato Silva, Samuel, Xandão e Diogo; Casemiro, Richarlyson, Cléber Santana (Hernanes) e Jorge Wagner (Washington); Marcelinho Paraíba (Marlos) e Fernandinho (Marlos); técnico: Ricardo Gomes

Cartões Amarelos
Santos: Maranhão

São Paulo: Diogo

Renda: R$ 255.380,00

Público: 9.367 torcedores

Árbitro
Luiz Flávio de Oliveira

Local
Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)

Jogadores do Santos comemoram fim de jejum antes de final da Copa do Brasil
Jogadores do Santos comemoram fim de jejum antes de final da Copa do Brasil
Foto: Ricardo Saibun / Gazeta Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade