PUBLICIDADE

Em jogo tenso, Botafogo empata e tira Fluminense da liderança

25 jul 2010 - 20h25
(atualizado em 26/7/2010 às 01h30)
Compartilhar

O técnico Muricy Ramalho não conseguiu sustentar o Fluminense na liderança do Campeonato Brasileiro neste domingo, ao final da 11ª rodada. Fora de casa, a equipe tricolor até saiu na frente do clássico com o Botafogo no Engenhão, mas, em um jogo tenso e emocionante, cedeu o empate por 1 a 1 e caiu para o segundo lugar da tabela, enquanto a equipe alvinegra comandada por Joel Santana amargou a entrada na zona de rebaixamento.

Um dos estreantes da noite, o atacante Émerson ofuscou a primeira partida de Belletti com a camisa tricolor e abriu o placar para o Fluminense aos 18min, após ser beneficiado por uma falha na saída de bola da zaga rival e driblar o goleiro Jefferson. Entretanto, aos 33min, o atacante Edno decretou a igualdade para o Botafogo.

A partida ainda foi marcada por uma bola na trave de cada equipe nos minutos finais de jogo. O zagueiro Antônio Carlos carimbou o travessão de Fernando Henrique aos 39min, enquanto, no minuto seguinte, Émerson cabeceou desajeitado, mas acertou a trave de Jéfferson.

Em uma partida marcada por confusões entre os jogadores das duas equipes, os dois clubes tiveram atletas expulsos antes do apito final. Primeiro, aos 41min da etapa complementar, o meio-campista tricolor Thiaguinho recebeu o vermelho após agredir Marcelo Cordeiro. Dois minutos depois, o volante botafoguense Somália recebeu o segundo amarelo e também foi excluído do clássico, assim como o zagueiro Danny Morais, nos acréscimos.

O resultado não serviu para impedir que a equipe de Joel Santana terminasse a 11ª rodada do Brasileiro na zona de rebaixamento, com 12 pontos, atrás de São Paulo e Goiás no número de vitórias (três dos rivais contra duas do Botafogo, 17º). Já o Fluminense deixou a primeira posição para o Corinthians e caiu para a vice-liderança, com 23 - um a menos do que a equipe do Parque São Jorge.

Fluminense e Botafogo terão descanso nas quarta e quinta-feira e voltarão a campo pela 12ª rodada apenas no próximo final de semana. A equipe de Muricy Ramalho atua no Maracanã no próximo sábado contra o Atlético-PR, enquanto o Botafogo vai a Salvador para medir forças no domingo contra o Vitória.

O jogo
O Botafogo começou o primeiro tempo no ataque mostrou mais disposição, ganhando as divididas e chegando com mais facilidade ao ataque. A equipe, porém, quase foi surpreendida pelo Fluminense aos 5min, quando Fred enficou bola perfeita para Emerson, e o atacante bateu por cima do gol na saída do goleiro Jéfferson.

Na beira do gramado, Muricy gritava, mas seu time não conseguia se organizar em campo, principalmente por causa da má atuação do estreante Belletti, que não conseguia dar sequência às jogadas. No Botafogo, Somália se movimentava muito e, aos 13min, Fernando Henrique teve que sair depressa do gol para cortar um lançamento de Herrera para Antonio Carlos.

No lance seguinte, Edno fez boa jogada pela esquerda, tocou para Herrera que viu Lúcio Flávio entrando e passou a bola para o meia que chutou cruzado com grande perigo.

O Fluminense continuava com dificuldades de fazer a bola chegar ao ataque, principalmente por causa da boa marcação exercida por Leandro Guerreiro sobre o argentino Conca. Mesmo assim, o Fluminense passou a se preocupar em bloquear as jogadas alvinegras e aliviar a pressão sobre o gol de Fernando Henrique.

Os dois times voltaram para o segundo tempo sem alterações, mas o Fluminense, como pediu Muricy, retornou muito mais ligado. Aos 15min, o time tricolor Fluminense perdeu uma chance incrível para marcar com Emerson, que entrou livre e desviou do goleiro Jéfferson.

O goleiro alvinegro, porém, cobrou o tiro de meta nos pés de Fred, que serviu Emerson. O estreante driblou o goleiro alvinegro e tocou com tranquilidade para as redes.

O jogo esquentou, e Somália e Emerson discutiram ao lado de Muricy e o árbitro advertiu ambos apenas com o cartão amarelo. Logo depois foi a vez de Mariano e Marcelo Cordeiro se estranharem, sem receberem cartão vermelho.

Joel Santana colocou Caio e Renato Cajá em campo e o Botafogo chegou ao empate aos 33min. Renato Cajá cruzou na área e Edno resvalou na bola, tirando de Fernando Henrique.

Depois do empate, o Botafogo assumiu o controle do jogo e criou várias chances para desempatar mas o goleiro Fernando Henrique apareceu muito bem. E, aos 39min, Antônio Carlos cabeceou na trave quando o goleiro tricolor estava batido.

O Fluminense só apareceu com perigo aos 40min em cabeçada que acertou a trave direita de Jéfferson. Aos 41, Thiaguinho agrediu Marcelo Cordeiro e foi expulso. Logo depois, Somália derrubou Mariano,recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o vermelho.

Nos acréscimos, Danny Morais também foi expulso e Jéfferson ainda fez grande defesa no final, evitando uma derrota para o Botafogo.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1 x 1 Fluminense

Gols
Botafogo: Edno, aos 33min do 2º tempo
Fluminense: Émerson, aos 18min do 2º tempo

Ponto Forte do Botafogo

Chutes de fora da área do volante Somália, que, apesar de ter sido expulso, fez um bom clássico pelo time de Joel Santana

Ponto Forte do Fluminense
Ataque formado por Fred e Émerson, que deu trabalho à defesa do Botafogo

Ponto Fraco do Botafogo

Lúcio Flávio, que esteve mais uma vez apagado em campo e teve a substituição por Renato Cajá vaiada pela torcida alvinegra; seu substituto entrou bem na partida

Ponto Fraco do Fluminense
Belletti, que mostrou não estar bem fisicamente e não conseguia acompanhar o adversário Somália no meio de campo do Engenhão

Personagem do jogo
Fernando Henrique, que mostrou segurança na meta tricolor com boas defesas e impediu uma vitória botafoguense

Esquema Tático do Botafogo
3-5-2
Jefferson; Fahel, Antônio Carlos e Danny Morais; Alessandro, Leandro Guerreiro, Somália, Lúcio Flávio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Edno (Edson). Técnico: Joel Santana

Esquema Tático do Fluminense
3-5-2
Fernando Henrique; Gum, Leandro Euzébio e André Luís; Mariano, Diogo, Belletti (Thiaguinho), Conca (Marquinho) e Carlinhos; Émerson e Fred (Alan). Técnico: Muricy Ramalho

Cartões amarelos
Botafogo:Antônio Carlos, Danny Morais e Somália

Fluminense: Mariano, Gum, Diogo, Belletti, Carlinhos e Émerson

Cartões vermelhos
Fluminense: Thiaguinho
Botafogo: Somália, Danny Morais

Árbitro

Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

Local
Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Em jogo brigado, Botafogo e Fluminense ficaram no 1 a 1 e foram prejudicados pelo resultado
Em jogo brigado, Botafogo e Fluminense ficaram no 1 a 1 e foram prejudicados pelo resultado
Foto: Agência Lance
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade