PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Com time misto, Inter fica no 0 a 0 contra o Grêmio

1 ago 2010 - 18h01
(atualizado às 18h30)
Compartilhar

Internacional e Grêmio empataram por 0 a 0 o clássico de número 382 da história entre as equipes, disputado no Estádio do Beira-Rio, válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Poupando titulares para o confronto contra o São Paulo na Libertadores, o técnico Celso Roth, em sua sexta partida, perdeu o seu retrospecto de 100% de aproveitamento no comando do clube. Já o time tricolor segue sem vitórias desde o retorno do Campeonato Brasileiro após a Copa do Mundo, com Silas cada vez mais ameaçado.

Vivendo fases opostas, os dois times fizeram um clássico equilibrado, com predomínio gremista na primeira etapa e colorado no segundo tempo. O resultado mantém o Grêmio na zona de rebaixamento, com 12 pontos, na 18ª colocação. Já o rival é o terceiro colocado, com 20 pontos.

Na 13ª rodada, a dupla gaúcha volta a campo no domingo, dia 8 de agosto. Às 16h, o Inter enfrenta o Santos, na Vila Belmiro. Às 18h30, Grêmio e Fluminense jogam no Olímpico.

O jogo

O mistério de Celso Roth quanto ao time que jogaria o Gre-Nal às vésperas da decisão da semifinal da Libertadores, conservado durante toda a semana, terminou com a escalação de cinco titulares no sistema defensivo da equipe colorada (Renan, Índio, Bolívar, Guiñazu e Sandro) e de Andrezinho, Giuliano e Rafel Sobis, peças importantes do elenco para o confronto contra o São Paulo, na próxima quinta-feira.

No lado gremista, o ameaçado técnico Silas preferiu não começar jogando com Souza, que retornou de contusão. O clube tricolor foi a campo com três zagueiros, precisando pontuar no clássico, na casa do adversário, para se distanciar da zona do rebaixamento.

Escalado com um time misto, o Internacional curiosamente mostrou problemas de entrosamento justamente no setor da equipe ocupado por titulares. Guiñazu e Sandro tinham dificuldades para sair com a bola e permitiram uma maior posse de bola gremista nos primeiros minutos. Aos 2min, Douglas aproveitou falha de Índio na zaga e chutou rasteiro, dentro da área, e foi abafado por Renan.

O Grêmio marcava bem e conseguia tocar a bola no campo do rival, mas finalizava pouco. Aos 15min, Jonas foi atingido por Juan e deixou o campo de maca, assustando a torcida. Recuperado, o atacante voltou a campo minutos depois e participou do lance de maior perigo até então: com liberdade para avançar pela direita, o camisa 7 cruzou e a zaga do Inter não cortou. A bola correu toda a área, porém Borges chegou atrasado e não conseguiu concluir.

Aos poucos, o Internacional conseguia equilibrar as ações, sem, no entanto, criar oportunidades que ameaçassem o gol de Víctor. A primeira veio aos 31min, quando Éverton se beneficiou de um empurrão para marcar de cabeça e teve seu gol anulado por Sálvio Spíndola.

Em nova cobrança de falta de Andrezinho, aos 33min, o goleiro gremista precisou intervir novamente. Após o lance, o primeiro tempo só voltaria a reservar emoções nos minutos finais: aos 44min, Rodrigo foi lançado na grande área e ajeitou de cabeça para Borges. Sozinho, o atacante finalizou para fora na saída de Renan, perdendo uma chance incrível.

Após o intervalo, o Grêmio voltou sem alterações. No Inter, Celso Roth trocou Índio, mal no primeiro tempo, por Fabiano Eller. Logo aos 3min da etapa complementar, a equipe tricolor chegou com perigo. Maylson foi lançado na área pela direita e bateu cruzado. Renan fez boa defesa.

Assim como durante a maior parte do primeiro tempo, o Grêmio tinha mais volume de jogo, mas errava muitos passes e não convertia a posse de bola em jogadas eficientes. Após cerca de quinze minutos com esse desenho de jogo, o Inter começou a criar seus primeiros lances ofensivos, com mais qualidade que o adversário. Aos 14min, Giuliano recebeu pela esquerda, coroua para o meio e bateu forte. Victor fez boa defesa.

O clássico morno forçou os dos treinadores a realizarem alterações. No Inter, saíram Bruno Silva e Andrezinho para a entrada de Daniel e Taison. No Grêmio, Ozéia deu lugar a William Magrão.

Renan, com uma atuação segura, dá mostras de que deve mesmo se firmar na titularidade da equipe de Celso Roth. Aos 27min, o goleiro fez grande defesa em cabeçada de Borges, após escanteio cobrado pela esquerda.

No fim da partida, Silas promoveu a volta de Souza a um jogo oficial, após cinco meses afastado por contusão. A equipe tricolor ainda criou a última chance da partida, em chute de Jonas, mas uma intervenção segura de Renan selou o placar final.

FICHA TÉCNICA

Internacional 0 x 0 Grêmio

Ponto Forte do Internacional
Atuação segura de Renan, que deve assumir a titularidade em definitivo.

Ponto Forte do Grêmio
A marcação por pressão do início das duas etapas recuou o Inter no campo de defesa.

Ponto Fraco do Internacional
Apesar de ter levado um time misto a campo, os maiores problemas do Inter ocorreram em falhas justamente de titulares, como Índio e Sandro, que tiveram atuações abaixo da média.

Ponto Fraco do Grêmio
Não soube aproveitar os momentos de predomínio da partida por problemas de conclusão.

Personagem do jogo
Souza: desde fevereiro sem jogar após se contundir em um Gre-Nal, o jogador fez seu retorno aos gramados justamente no clássico. Apesar de entrar no fim do jogo, o atleta chamou a atenção em uma partida que foi morna em sua maior parte.

Esquema Tático do Internacional
4-4-2
Renan; Bruno Silva (Daniel), Índio (Fabiano Eller), Bolívar e Juan, Guiñazu, Sandro, Andrezinho (Taison) e Giuliano, Éverton e Rafael Sobis. Técnico: Celso Roth.

Esquema Tático do Grêmio
3-5-2
Victor; Rodrigo, Rafael Marques e Ozéia (William Magrão); Maylson (Edílson), Ferdinando, Adílson, Douglas e Hugo; Jonas e Borges (Souza).

Cartões amarelos
Internacional: Bruno Silva

Grêmio: William Magrão, Ozéia, Ferdinando, Hugo e Jonas

Árbitro
Sálvio Spíndola (SP)

Local
Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Inter escalou time misto no Gre-Nal de número 382
Inter escalou time misto no Gre-Nal de número 382
Foto: Jeferson Bernardes/VIPCOMM / Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade