PUBLICIDADE

Dodô marca, Portuguesa bate América em Natal e é vice-líder

3 ago 2010 - 22h59
(atualizado em 4/8/2010 às 00h32)
Compartilhar

Dois jogos, dois gols. O início de Dodô na Portuguesa é melhor do que a maioria dos torcedores da equipe paulista poderia imaginar. Nesta terça-feira, o veterano atacante fez o primeiro gol da vitória por 3 a 1 sobre o América-RN no Machadão pela 12ª rodada da Série B.

Com o resultado, a Portuguesa acumula 23 pontos e assume a segunda colocação do torneio, enquanto os potiguares seguem na incômoda 19ª posição.

O América-RN já levou perigo ao gol de Weverton com 1min de jogo, em cobrança de falta de Esley que foi afastada pela defesa visitante. A resposta da Portuguesa veio aos 9min, com chute Dodô que levou perigo. Os paulistas atacaram novamente cinco minutos depois, em chute forte de Acleisson que parou na boa defesa de Fabiano.

O jogo, que começou tranquilo, tornou-se turbulento a partir dos 23min. Jackson acertou uma cotovelada no volante Ademir Sopa, lance visto somente pelo assistente, que avisou o árbitro. A agressão resultou em expulsão do defensor do América-RN, pênalti para a Portuguesa e gol paulista após boa cobrança de Dodô.

Mesmo com a inferioridade numérica, o time da casa não permitiu que os visitantes controlassem o jogo. A partida seguiu aberta, e os potiguares ficaram perto do empate aos 48min, em chute de Alberto que parou nas mãos do goleiro Weverton.

O bom ritmo do América-RN seguiu após o intervalo, e a Portuguesa não era capaz de criar boas chances de gol. A primeira boa oportunidade dos paulistas saiu aos 14min, em chute de Kempes que parou na defesa de Fabiano. A resposta do time da casa saiu somente aos 27min, em finalização de Esley.

O jogo ganhou nova emoção a partir dos 33min, a partir de uma lambança de Fabiano. O goleiro do América-RN tentou sair jogando, mas tocou a bola para Fabrício e viu a Portuguesa abrir 2 a 0. A resposta saiu dois minutos depois, com Adalberto, que completou cruzamento de Thoni e descontou para a equipe da casa.

O América-RN voltou a pressionar nos minutos finais, buscando o que seria um importante empate, enquanto a Portuguesa perdia a chance de ampliar. A última chance dos potiguares saiu aos 43min, em perigoso chute de Wellington Silva defendido por Weverton. Ainda houve tempo de Fabrício fazer seu segundo gol na partida em contra-ataque aos 46min, selando o resultado para os paulistas.

FICHA TÉCNICA

América-RN 1 x 3 Portuguesa

Gols
América-RN:

Adalberto, aos 35min do 2º tempo
Portuguesa: Dodô, aos 29min do 1º tempo, e Fabrício, aos 33min e 45min do 2º tempo

Ponto Forte do América-RN
Equipe não sentiu a inferioridade numérica e soube pressionar a Portuguesa.

Ponto Forte da Portuguesa
Mostrou oportunismo e aproveitou as falhas defensivas do América-RN para obter sua vitória.

Ponto Fraco do América-RN
Falhas individuais de jogadores decretou nova derrota da equipe potiguar.

Ponto Fraco da Portuguesa
Não soube aproveitar a superioridade numérica, conseguindo marcar apenas quando o adversário errava.

Personagem do jogo
Fabrício, autor de dois gols para a Portuguesa.

Lance polêmico
Jackson, do América-RN, acertou cotovelada no volante Ademir Sopa, da Portuguesa, aos 23min. O juiz não viu a agressão e seguiu com o jogo, mas foi avisado do incidente pelo assistente e expulsou o atleta do time da casa e assinalou pênalti. Apesar da reclamação da torcida e dos jogadores da equipe potiguar, a decisão se manteve.

Esquema Tático do América-RN
3-5-2
Fabiano; Cléber, Robson e Adalberto; Thoni, Jackson, Esley, Douglas (Wellington Silva) e Berg; Alberto (Chimba) e Fábio Neves (Reinaldo). Técnico: Lula Pereira

Esquema Tático da Portuguesa
3-5-2
Weverton; Domingos (Romano), Maurício e Preto Costa; Paulo Sérgio, Acleisson, Ademir Sopa, Celsinho (Malaquias) e Fabrício; Kempes e Dodô (Henrique). Técnico: Vadão

Cartões amarelos
Portuguesa: Celsinho e Fabrício

Cartões vermelhos
América-RN: Jackson

Árbitro
José de Caldas Souza (DF)

Local
Estádio Machadão, em Natal (RN)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade