PUBLICIDADE

Botafogo faz 3 e Atlético-MG de Luxemburgo dá novo vexame

7 ago 2010 - 20h26
(atualizado em 8/8/2010 às 10h08)
Compartilhar

O Botafogo não teve dó nem piedade e impôs convicentes 3 a 0 sobre o Atlético-MG, neste sábado, no Engenhão. Foi a nona derrota em 13 jogos da equipe de Vanderlei Luxemburgo pelo Campeonato Brasileiro, em que ocupa a penúltima posição e pode até ser ultrapassado no domingo.

Se o Atlético-GO vencer o Ceará em Fortaleza, a lanterna ficará com o Atlético-MG. Já o Botafogo arrancou seu segundo triunfo consecutivo, com ótimas atuações de Herrera e Jobson, e começa o domingo temporariamente na oitava posição, mas pode ser ultrapassado por São Paulo e Flamengo.

Outra atração da partida no Engenhão foi Maicosuel. Em seu segundo jogo pelo Botafogo na volta, o meia reviu o Engenhão e marcou o primeiro gol na vitória. O Atlético-MG ainda reclamará da arbitragem de Leonardo Gaciba, que validou gol de Somália - na finalização do jogador, porém, a bola desviou no braço de Herrera.

A derrota no Engenhão é mais um item na má fase do caro time do Atlético-MG desde o título estadual. Neste Brasileiro, a equipe de Luxemburgo foi derrotada por 4 a 0 para o Grêmio Prudente e, dentro de casa, perdeu para Fluminense, Ceará, Internacional e, no domingo passado, em clássico com o Cruzeiro. Na partida, jogadores atleticanos ainda protagonizaram briga com adversários.

Vitória convincente do Botafogo

Com Loco Abreu entre os reservas, Joel Santana promoveu a estreia de Marcelo Mattos entre os titulares, e ainda repetiu o ataque com Jobson e Herrera. A dupla, bem alinhada com Maicosuel, foi o terror para os defensores atleticanos no Engenhão.

O primeiro a ameaçar a recuada equipe de Vanderlei Luxemburgo, que escalou três volantes, foi Jobson. Em jogada pessoal pela esquerda, ele levou a marcação e assustou Fábio Costa em bola que passou por cima do gol.

A única jogada de perigo do Atlético-MG foi em contra-ataque puxado por Diego Macedo, que cruzou bem, mas nenhum jogador conseguiu empurrar para a meta. A resposta do Botafogo veio logo depois e com gol.

Maicosuel levou toda a marcação do Botafogo e passou a Herrera, que finalizou da entrada da área. Fábio Costa fez defesa difícil, mas espalmou para o meio e viu o mesmo Maicosuel marcar aos 32min.

O Atlético-MG ainda pensava em reagir quando, aos 41min, surgiu o segundo gol. A defesa botafoguense lançou bola aérea para Herrera, que perdeu pelo alto. Somália recuperou e chutou de longe - caído, o argentino viu a bola bater em seu braço e enganar Fábio Costa, em lance que gerou muitas reclamações para o árbitro gaúcho Leonardo Gaciba.

Vanderlei Luxemburgo promoveu duas trocas no intervalo, sacando Serginho e Obina para as entradas de Ricardo Bueno e Ricardinho. As alterações, porém, não surtiram efeito, e o Botafogo seguiu dominando. Aos 10min, Maicosuel cruzou para Herrera, que assustou chutando da entrada da área.

Pressionando, o Botafogo chegou ao terceiro gol aos 25min: Jobson invadiu a área e foi derrubado por Ricardinho. Na cobrança, Herrera chutou firme, por baixo de Fábio Costa, e aumentou o calvário atleticano. Com os três gols marcados, o time de Joel Santana se tornou dono do melhor ataque do Brasileiro.

O Botafogo seria ainda ameaçado três vezes. Primeiro, com Ricardinho acertando a trave, depois com Zé Luís em cabeçada que passou por cima e, por fim, com Ricardo Bueno exigindo grande defesa de Jefferson.

O próximo jogo dos botafoguenses é no sábado que vem, às 18h30, contra o Atlético-GO. Já o Atlético-MG tem compromisso pela Copa Sul-Americana na quarta-feira, na Arena do Jacaré, contra o Grêmio Prudente. Também no sábado atua pelo Brasileiro, no mesmo estádio, diante do Guarani.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 3 x 0 Atlético-MG

Gols
Botafogo: Maicosuel, aos 32min e Somália, aos 41min do 1º tempo, Jobson, aos 10min do 2º tempo

Ponto Forte do Botafogo
Velocidade e ataque envolvente

Ponto Forte do Atlético-MG
Apenas os minutos finais

Ponto Fraco do Botafogo
Nenhum

Ponto Fraco do Atlético-MG
Falta de atitude em campo

Personagem do jogo
Maicosuel, que retornou ao Engenhão com gol

Esquema Tático do Botafogo
3-4-1-2
Jefferson; Leandro Guerreiro, Danny Moraes e Fábio Ferreira; Alessandro, Marcelo Mattos (Caio), Somália e Marcelo Cordeiro; Maicosuel (Loco Abreu); Herrera (Edno) e Jobson

Treinador: Joel Santana

Esquema Tático do Atlético-MG
4-3-1-2
Fábio Costa; Diego Macedo, Werley, Cáceres e Fernandinho; Zé Luís; Serginho (Ricardinho) e João Pedro; Diego Souza (Jackson); Obina (Ricardo Bueno) e Diego Tardelli

Treinador: Vanderlei Luxemburgo

Cartões amarelos
Botafogo: Danny Moraes
Atlético-MG: Diego Macedo, Zé Luís e Diego Souza

Público:

27.576 espectadores

Árbitro

Leonardo Gaciba (RS)

Local
Estádio João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade