PUBLICIDADE

Líder, Fluminense vence bem no Sul e amplia crise do Grêmio

8 ago 2010 - 17h59
(atualizado às 22h17)
Compartilhar

Líder do Campeonato Brasileiro, o Fluminense justificou sua grande forma com uma expressiva vitória em Porto Alegre. Neste domingo, diante de um Grêmio em má fase, venceu com autoridade por 2 a 1, gols de Mariano e Emerson, e manteve a ponta da competição apesar da vitória do Corinthians no Pacaembu. A derrota custou ao técnico Silas sua demissão do Grêmio após o fim da partida.

Com 26 pontos, o Fluminense pela primeira vez completa duas rodadas consecutivas na ponta do Brasileiro. Já o Grêmio, com 12 pontos, segue na incômoda 18ª posição. A equipe gaúcha não vence desde 3 de junho, quando bateu o Atlético-MG pela distante sexta rodada.

Já a equipe de Muricy navega em mares tranquilos há muito tempo. Seu último revés foi em 23 de maio, no Pacaembu, contra o Corinthians. Desde então, são oito vitórias e apenas dois empates, subindo da 12ª posição daquele momento para a liderança por duas jornadas consecutivas.

Bastante pressionado depois da derrota, o treinador Silas negou com veemência, antes do jogo, informação veiculada pela imprensa gaúcha de que deixaria o Grêmio para comandar o São Paulo. Ele pediu responsabilidade aos repórteres que chegaram a garantir sua saída. Após o jogo, teve sua demissão confirmada, sendo que a decisão partiu da diretoria do clube. O diretor de futebol Luiz Onofre Meira também deixa o Grêmio.

Vitória que mantém ponta para o Flu

Sem a dupla de ataque titular e ainda o zagueiro Ozeia, Silas precisou tentar soluções que não foram felizes para o Grêmio, ainda desfalcado por Victor, que se juntou à Seleção Brasileira nos Estados Unidos. Muricy Ramalho escalou seu time sem Belletti e Carlinhos, machucados.

As novidades ficaram por conta de Willian Magrão, atuando de zagueiro, e ainda Roberson e André Lima na frente. Fábio Santos, recuperado de lesão, jogou na ala esquerda. Já o Fluminense teve as entradas de Fernando Bob como volante e Júlio César na lateral.

Após um início de muito equilíbrio no Estádio Olímpico, o Fluminense abriu o marcador graças a uma jogada de bola parada aos 16min. Da entrada da área, Mariano cobrou falta por baixo. Atrapalhado, André Lima foi tentar afastar o perigo e desviou a trajetória do chute, eliminando todas as chances do goleiro Marcelo Gröhe.

O Grêmio ainda tentava se acertar após o gol quando foi aniquilado em um contra-ataque de manual do líder do Brasileiro. Emerson recebeu de Conca em alta velocidade, fintou a marcação de Willian Magrão, limpou também o goleiro Marcelo Gröhe e só empurrou para o gol vazio aos 19min.

Em seguida, em novo contra-ataque, mais uma vez Emerson chutou, desta vez sem sucesso. O Grêmio, mesmo de mal com a torcida, ainda criou algumas chances. Willian Magrão buscou o gol em bola aérea após falta batida por Douglas. Maylson, atuando como ala, escapou pela direita e finalizou com força, nas redes de Fernando Henrique pelo lado de fora.

Esperto em campo, o Fluminense ameaçou sempre que possível no primeiro tempo. Diguinho, em bela jogada individual, limpou a marcação e chutou da entrada da área, por cima. Em escanteio, novamente provou calafrios no torcedor gremista, que ainda teve tempo de lamentar. Na última boa jogada da etapa inicial, André Lima apareceu livre no meio dos zagueiros e chutou, mas foi parado por Fernando Henrique e sua tradicional defesa com os pés.

Após o intervalo, os dois times tiveram modificações. Lesionado no tornozelo, Emerson deixou o campo após grandes 45 minutos para a entrada de Rodriguinho. Buscando uma equipe mais ofensiva, Silas sacou Adílson e apostou em Souza, que durante a semana havia reivindicado mais oportunidades.

O segundo tempo começou, mas o panorama não ficou muito diferente. A primeira boa chance de perigo foi com Mariano, chutando de primeira, da entrada da área, e assustando. A primeira finalização gremista só surgiu aos 14min, com Souza batendo à direita do gol.

Pendurado com cartão amarelo, Fernando Bob exagerou em dividida com Souza, recebeu o segundo e foi excluído da partida por Wilton Pereira Sampaio. Muricy imediatamente sacou Rodriguinho e colocou o meia Marquinho em campo.

Apesar da superioridade numérica, o Grêmio não conseguia traduzir sua busca ao ataque em oportunidades de gol. A melhor chance pintou apenas aos 35min, mas caiu no pé errado: Roberson deixou André Lima de cara para o gol, sem goleiro pela frente, mas ele chutou por cima.

Em seguida, André Lima se redimiu: recebeu de Souza na grande área e bateu para o gol, sem chances para Fernando Henrique. O que poderia ser uma reação, porém, foi o último ato. Em contra-ataque, Washington quase marcou o terceiro do Flu, que terminou a partida tranquilo e volta ao Rio com três pontos na bagagem.

O Grêmio volta a jogar pelo Brasileiro no próximo domingo, às 18h30, contra o Goiás também no Olímpico. Antes, na quarta, tem o Goiás pela Copa Sul-Americana. O Fluminense recebe o Internacional no Maracanã, às 16h, no mesmo dia.

FICHA TÉCNICA

Grêmio 1 x 2 Fluminense

Gols
Grêmio: André Lima, aos 43min do 2º tempo

Fluminense: Mariano, aos 16min, e Emerson, aos 19min do 1º tempo

Ponto forte do Grêmio

Entrada de Souza, que deu mais presença ofensiva

Ponto forte do Fluminense

Domínio da primeira etapa, boa marcação e contra-ataques

Ponto fraco do Grêmio

Dificuldade em neutralizar as armas do Flu e ataque ruim

Ponto fraco do Fluminense

A atuação pouco participativa de Washington

Personagem do jogo
Silas, demitido após novo resultado negativo

Esquema Tático do Grêmio
3-4-1-2
Marcelo Gröhe; Willian Magrão, Rafael Marques e Rodrigo; Maylson, Ferdinando, Adílson (Souza) e Fábio Santos; Douglas; André Lima e Roberson

Treinador: Silas

Esquema Tático do Fluminense
3-4-1-2
Fernando Henrique; Gum, Leandro Euzébio e André Luís; Mariano, Fernando Bob, Diguinho e Júlio César; Conca (Willians); Emerson (Rodriguinho) (Marquinho) e Washington

Treinador: Muricy Ramalho

Cartões amarelos
Grêmio: Willian Magrão, Roberson, Maylson
Fluminense: André Luís, Gum, Fernando Henrique

Cartão vermelho
Fluminense: Fernando Bob

Árbitro

Wilton Pereira Sampaio (DF)

Local
Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade