PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Vagas brasileiras para a Libertadores de 2011 provocam mistério

18 ago 2010 - 15h49
(atualizado às 20h55)
Compartilhar
Diego Garcia

Depois que a Conmebol anunciou que o campeão da Copa Sul-Americana de 2010 garante um lugar na próxima Libertadores, abriu-se a possibilidade de que até sete representantes brasileiros pudessem estar na competição em 2011, o que gerou discussão e mistério no País. Procurada pela reportagem do Terra, a CBF afirmou que ainda está discutindo com a Conmebol sobre o fato, mas ainda não tem uma posição definida.

Por meio de seu diretor de comunicação Rodrigo Paiva, a Confederação Brasileira afirmou que "ainda está discutindo com a entidade sul-americana sobre as vagas do País na próxima Libertadores", e que "não considera justo que o Campeonato Brasileiro perca vagas".

Paiva destacou que, por enquanto, tudo continua a mesma coisa. "As vagas são a da Copa do Brasil e as dos quatro primeiros colocados no Brasileiro". No entanto, se o Inter for campeão nesta quarta-feira e algum outro time do Brasil erguer o troféu da Copa Sul-Americana, o País poderia ficar com até sete vagas, número que não é considerado ideal pela Conmebol.

"Esse é o problema. Estamos discutindo com a Conmebol sobre as vagas e devemos ter uma posição em breve. A CBF não acha justo que o Campeonato Brasileiro perca vagas e está definindo a situação", disse o diretor da CBF.

Além disso, a Copa Sul-Americana ganhou importância após o anúncio de que o campeão terá uma vaga na próxima Libertadores. Os clubes brasileiros, que sempre desdenharam do torneio, devem jogar com mais seriedade, já que a Sul-Americana tornou-se o caminho mais rápido para o principal torneio do continente, mais do que o próprio Campeonato Brasileiro. Explica-se: para vencer a Sul-Americana, são necessários apenas 10 jogos, número bem inferior às 38 rodadas do torneio nacional.

Sobre uma eventual mudança no regulamento do Brasileiro - que classifica à Sul-Americana do 5º ao 12º colocados -, o diretor foi enfático. "Por enquanto, nada mudou no regulamento e tudo continua a mesma coisa", disse Rodrigo Paiva.

A respeito da Libertadores de 2011, a Conmebol ainda não definiu de onde sairá a vaga do campeão da Sul-Americana. Na edição de 2010, 40 equipes disputaram o torneio. Na realidade, a competição deveria contar com 38 clubes, mas a entidade sul-americana convidou os mexicanos Chivas e San Luis para participarem, pois os dois times foram eliminados no ano anterior devido à pandemia de grupe suína.

Campeão da Copa do Brasil, o Santos disputará a próxima Libertadores
Campeão da Copa do Brasil, o Santos disputará a próxima Libertadores
Foto: Léo Pinheiro / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade