PUBLICIDADE

Com Engenhão lotado, Botafogo bate Avaí e assume 3º lugar

21 ago 2010 - 20h22
(atualizado às 22h57)
Compartilhar

No confronto direto válido pela parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro, o Botafogo levou a melhor e bateu o Avaí por 1 a 0, neste sábado, em um Engenhão lotado, com gol do zagueiro Fábio Ferreira. O resultado deixa o time alvinegro na terceira posição, com 24 pontos, dois de vantagem para o rival, que cai para o quinto lugar.

Diante de 35 mil torcedores e de Mano Menezes, técnico da Seleção Brasileira que assistiu ao jogo das tribunas, Botafogo e Avaí fizeram um primeiro tempo nervoso, com muita marcação e poucas oportunidades de gol.

O time da casa era melhor, mas não oferecia perigo ao adversário, que chegava forte e abusava das faltas. Já os catarinenses, muito desfalcados (Rafael, Rudnei, Caio e Davi estavam suspensos), claramente adotaram a postura de apostar em contra-ataques, mas abusavam dos erros nos passes. Resultado: em 25 minutos, o aguardado duelo entre os times do G-4 não tinha nenhuma finalização.

No entanto, para a alegria da torcida alvinegra, os donos da casa conseguiram abrir o placar em uma das principais armas do time de Joel Santana no campeonato: a bola parada. Maicosuel cobrou falta para a área e Fábio Ferreira desviou para as redes aos 31min.

Para tentar reagir, Antônio Lopes mexeu e, no intervalo, trocou Leandro Bonfim pelo veterano Sávio, bastante vaiado pela torcida por conta de seu passado flamenguista.

A mudança não surtiu efeito, e o Botafogo seguia com mais posse de bola na etapa complementar, mas, novamente, enfrentava problemas para furar a defesa rival. O jogo esquentou um pouco apenas a partir dos 15min. Jefferson salvou os cariocas em cabeçada à queima roupa de Gabriel. Herrera respondeu, chutando com perigo após bela jogada individual.

O Botafogo chegou novamente aos 30min. Edno, que substituiu Herrera pouco antes, bateu cruzado em seu primeiro lance e Jobson só não desviou para o gol porque Diogo Orlando se jogou e fez o corte. A partir daí os anfitriões reduziram o ritmo e administraram o resultado até o apito final.

Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira, ambos às 19h30 (de Brasília). O Avaí recebe o Internacional na Resssacada, enquanto o Botafogo volta ao Engenhão para duelar com o Ceará.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1 x 0 Avaí

Gols
Botafogo: Fábio Ferreira, aos 31min do primeiro tempo
Ponto Forte do Botafogo
Paciência e força na bola parada

Ponto Forte do Avaí
Forte marcação

Ponto Fraco do Botafogo
Dificuldade para transformar o domínio do jogo em chances de gol

Ponto Fraco do Avaí
Abusou dos erros de passes e só ofereceu perigo no segundo tempo

Personagem do jogo
Maicosuel, que deu assistência para o gol e foi o principal articulador do Botafogo

Esquema Tático do Botafogo
3-5-2
Jefferson; Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Somália, Marcelo Mattos, Renato Cajá (Caio), Maicosuel (Loco Abreu) e Marcelo Cordeiro; Jobson e Herrera (Edno); técnico Joel Santana

Esquema Tático do Avaí
4-4-2
Renan; Marcos, Gabriel, Émerson e Pará; Diogo Orlando, Bruno, Batista e Leandro Bonfim (Sávio); Cristian (Válber) e Vandinho (Leonardo); técnico Antônio Lopes

Cartões Amarelos
Botafogo: Marcelo Mattos e Jobson

Avaí: Batista, Emerson e Bruno

Renda: R$ 821.830,00

Público: 35.518 pagantes

Árbitro
Nielson Nogueira Dias (PE)

Local
Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade