PUBLICIDADE

Corinthians 100 anos: as Copas do Brasil de 1995, 2002 e 2009

30 ago 2010 - 21h14
Compartilhar
Diego Garcia

Desde que conquistou seu primeiro Campeonato Brasileiro, em 1990, o Corinthians continuou em destaque no cenário nacional. Além dos quatro títulos de Série A (1990, 1998, 1999 e 2005), o time alvinegro também levantou três troféus da Copa do Brasil, segunda principal competição do País.

No torneio, que é disputado em caráter eliminatório, o clube paulista é um dos principais "bicho-papões", ficando atrás apenas de Grêmio e Cruzeiro em número de canecos - as duas equipes possuem quatro conquistas cada.

Com a comemoração do centenário do clube, o Terra relembrou os três títulos de Copa do Brasil do time alvinegro, que estão entre as principais taças já erguidas pela agremiação. Confira abaixo a relação, que inclui o time-base vencedor e os números da campanha.

Copa do Brasil de 1995 - Viola e Marcelinho levam o troféu

Depois de cinco anos de jejum de títulos, o Corinthians deu a volta por cima em 1995. Com as conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil - pela primeira vez em sua história -, o time alvinegro levou ao Parque São Jorge o segundo troféu nacional de sua historia.

No torneio, o clube paulista foi soberano e conseguiu vencer de forma invicta. Contando com o Pacaembu, atropelou Operário (4 a 0), Rio Branco (2 a 0), Paraná (2 a 1) e Vasco (5 a 0 - com três gols de Viola) até chegar à decisão contra o Grêmio do técnico Luiz Felipe Scolari e da dupla de ataque formada por Paulo Nunes e Jardel.

Com uma vitória em São Paulo por 2 a 1, gols de Viola e Marcelinho, o time alvinegro viajou para o Estádio Olímpico precisando de pelo menos um empate para levantar o caneco. No entanto, contou com o pé direito de seu camisa 7, Marcelinho, autor do gol da vitória por 1 a 0. Assim, ele começava a se consolidar como um dos maiores ídolos da história do Corinthians.

Time-base: Ronaldo; André Santos, Célio Silva, Henrique, Silvinho; Zé Elias, Bernardo, Marcelinho e Souza; Viola e Marques. Outros jogadores de destaque: Vítor, Tupãzinho. Técnico: Eduardo Amorim

Total da Campanha

Jogos: 10
Vitórias: 8
Empates: 2
Derrotas: 0
Gols marcados: 21
Gols sofridos: 3

Copa do Brasil de 2002 - O consistente time de Parreira

Carlos Alberto Parreira assumiu o Corinthians e montou uma das equipes mais consistentes da história do clube, que por pouco não conquistou a tríplice coroa (Estadual, Copa do Brasil e Brasileiro na mesma temporada).

Com alguns remanescentes do título mundial de 2000, como Dida, Kléber, Fábio Luciano, Vampeta e Ricardinho, além de reforços, como Rogério e Deivid, de jovens da base, como Gil, Anderson e Fabrício, e de Leandro, o time alvinegro foi bi da competição nacional.

Na primeira rodada, penou para eliminar o fraco River, do Piauí, mas venceu por 4 a 1 no placar agregado dos dois jogos. Depois, goleou o Americano, do Rio, por 6 a 2, sofreu contra o Cruzeiro nas oitavas - só se classificou com um triunfo suado por 3 a 2 no Mineirão -, e passou com dificuldade pelo Paraná nas quartas (3 a 1 em casa e derrota por 1 a 0 fora).

Na semi, despachou o São Paulo com duas vitórias: 2 a 0 e 2 a 1. Encarou então a surpresa Brasiliense na decisão e foi campeão com sofrimento. Um triunfo por 2 a 1 no Pacaembu e um empate por 1 a 1 no Distrito Federal garantiram a conquista, que teve como principal destaque o artilheiro Deivid, que marcou 13 gols.

Time-base: Dida; Rogério, Anderson, Fábio Luciano, Kléber; Fabrício, Vampeta, Ricardinho; Gil, Leandro e Deivid. Outros jogadores de destaque: Fabinho, Renato. Técnico: Carlos Alberto Parreira

Total da Campanha

Jogos: 11
Vitórias: 7
Empates: 2
Derrotas: 2
Gols marcados: 24
Gols sofridos: 13

Copa do Brasil de 2009 - O renascimento de Ronaldo

Depois do retorno à Série A do Brasileiro, o Corinthians precisava de um título de expressão para voltar a sorrir entre os grandes clubes do País. Para isso, manteve a base campeã da segunda divisão do ano anterior e contratou alguns reforços, como o consagrado atacante Ronaldo, maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 15 gols.

O atacante, que ficou mais de um ano sem jogar por conta de uma contusão sofrida quando ainda defendia o Milan, da Itália, viu na camisa alvinegra a chance de reerguer a carreira.

Comandado por Mano Menezes, o clube do Parque São Jorge fez sua torcida vibrar. Com um futebol envolvente, o Corinthians montou um time forte. Campeão paulista de forma invicta, o clube alvinegro foi imponente na Copa do Brasil e conquistou a competição pela terceira vez na história.

O Corinthians eliminou Itumbiara-GO, Misto-MS, Atlético-PR, Fluminense e Vasco até chegar à decisão. Na final, reencontrou um de seus maiores rivais nos últimos anos: o Inter, campeão da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes de 2006, além de vencedor da Sul-Americana em 2008. A equipe alvinegra não deu chance ao rival e foi novamente campeã nacional. Era o renascimento de dois fenômenos brasileiros.

Time-base: Felipe; Alessandro, William, Chicão, André Santos; Cristian, Elias, Douglas; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo. Outros jogadores: Souza, Túlio, Boquita, Fabinho, Diego, Jean. Técnico: Mano Menezes

Total da Campanha

Jogos: 10
Vitórias: 5
Empates:

Ronaldo volta ao País e conquista a Copa do Brasil com o Corinthians, em 2009
Ronaldo volta ao País e conquista a Copa do Brasil com o Corinthians, em 2009
Foto: Wesley Santos / Gazeta Press
Derrotas:

1


Gols marcados:

16


Gols sofridos:

8

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade