PUBLICIDADE

Botafogo bate Ceará e consolida terceira colocação

25 ago 2010 - 21h25
(atualizado em 26/8/2010 às 17h38)
Compartilhar

Em duelo direto pela manutenção no G-4, o Botafogo derrotou o Ceará por 1 a 0, no Engenhão, venceu a sua quinta partida consecutiva e se manteve à frente do adversário na tabela, com 27 pontos, no terceiro lugar. Os cearenses estacionaram nos 24 e caíram para o sétimo lugar.

A equipe de Fortaleza segue se caracterizando pelos poucos gols sofridos, mas um deslize da defesa, aos 5min do segundo tempo, resultou em gol de Jobson.

Na próxima rodada, os dois times jogam no sábado, às 18h30 (horário de Brasília). O Botafogo enfrenta o Inter, no Beira-Rio; enquanto o Ceará recebe o Grêmio Prudente.

O jogo

O Botafogo começou buscando o ataque. Aos 3min, Herrera recebeu belo passe por elevação de Alessandro na área. O argentino, porém, errou no domínio de letra e deixou a bola sair.

A equipe visitante respondeu em chute de longe e Michel, aos 6min. O Ceará era perigoso nos contra-ataques, e, aos 11min, Washington recebeu na esquerda e cruzou para Camilo. Livre, o meia dominou errado e foi travado.

O time do técnico Joel Santana mantinha mais a posse de bola e chegava mais ao gol adversário. Aos 29min, Jobson fez cruzamento fechado na pequena área e Diego afastou de soco. Goleiro caiu e pediu atendimento médico.

Jobson era o responsável pelas principais jogadas. Aos46min, o jogador criou o lance de maior perigo do primeiro tempo, quando ajeitou para dentro da área e bateu forte, forçando Diego a fazer uma grande defesa.

O gol botafoguense, no entanto, estava amadurecendo e não demorou a acontecer. Logo na volta da intervalo, aos 5min da segunda etapa, Jobson recebeu passe de Herrera e partiu em condição legal. O atacante invadiu a área e, desta vez, o goleiro cearense saiu mal na bola, permitindo a abertura do placar.

Imediatamente, Mário Sérgio mexeu em seu time, trocando Michel por Geraldo. A mudança surtiu efeito e o Ceará melhorou no jogo. Aos 18min, Geraldo enfiou boa bola para Magno Alves dentro da área. O atacante bateu de virada, mas sem direção, e Antônio Carlos cortou pela linha de fundo.

Os cearenses partiram para cima atrás do empate. Aos 24min, Magno Alves ajeitou para o pé esquerdo e bateu forte. A bola desviou na zaga e quase enganou Jéfferson.

Pressionado, o Botafogo teve chance de aumentar a vantagem e tranquilizar a partida aos 27min. Somália cruzou na medida na entrada da pequena área. Marcelo Cordeiro entrou com liberdade, mas cabeceou para fora e perdeu gol incrível.

Aos 28min, Loco Abreu entrou em campo no lugar de Herrera e levou o Engenhão a uma grande festa. Ainda fora de forma após a Copa do Mundo, o uruguaio vem entrando no final dos jogos.

Na sequência, Joel Santana promoveu outra alteração no setor ofensivo, trocando Maicosuel por Edno. As mudanças deram novo fôlego ao time carioca. Aos 36min, Edno dominou na intermediária e rolou para Marcelo Mattos. O volante bate forte, mas Diego segurou.

Ainda deu tempo do Ceará perder uma última grande chance. Aos 40min, Magno Alves recebeu na entrada da área, limpou dois zagueiros e bateu perto da trave.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1x0 Ceará

Gol
Botafogo:

Jobson, aos 5min do segundo tempo.

Ponto Forte Botafogo
A dupla Jobson e Maicosuel, responsável pela criação das jogads.

Ponto Forte do Ceará
Boa marcação no primeiro tempo e mais volume de jogo no segundo, buscou a vitória até o fim.

Ponto Fraco do Botafogo
Caiu de rendimento após o gol.

Ponto Fraco do Ceará
Excesso de faltas.

Personagem do jogo
Jobson: voltou em grande fase após a suspensão e, mais uma vez, foi decisivo.

Esquema Tático do Botafogo
4-4-2
Jefferson; Alessandro (Caio), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Marcelo Cordeiro; Leandro Guerreiro, Marcelo Mattos, Somália e Maicosuel (Edno); Jobson e Herrera (Loco Abreu)

Técnico: Joel Santana

Esquema Tático do Ceará
4-4-2
Diego; Fabrício, Anderson e Diego Sacomam; Oziel, João Marcos, Michel (Geraldo), Heleno e Camilo (Ernandes); Wellington Amorim e Washington (Magno Alves)

Técnico: Mário Sérgio

Cartões amarelos
Botafogo: Marcelo Cordeiro e Marcelo Mattos
Ceará: Oziel e Diego Sacoman

Árbitro
Wilton Sampaio (DF)

Local
Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade