PUBLICIDADE

Ataque volta a funcionar, Flu bate Goiás e abre cinco pontos

25 ago 2010 - 21h27
(atualizado em 26/8/2010 às 02h05)
Compartilhar

O Fluminense é líder do Campeonato Brasileiro por mais uma rodada. Atuando fora de casa, no Estádio Serra Dourada, o time comandado por Muricy Ramalho venceu o Goiás por 3 a 0 e abriu cinco pontos de vantagem sobre o Corinthians, que perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0 nesta quarta-feira. Os atacantes Washington e Emerson, em grande fase, anotaram os primeiros gols do triunfo, que marcou também a estreia de Deco como titular. Marquinho fechou o placar no fim.

Com o resultado, o clube carioca chegou a 36 pontos e se isolou ainda mais na ponta da competição. Já o Goiás parou nos 13 pontos e ocupa a penúltima posição na tabela de classificação. O cargo do técnico Emerson Leão está em risco após mais um tropeço.

O líder do campeonato começou bem melhor a partida, impondo seu estilo de toque de bola e não deixando o Goiás articular jogadas. Aos 4min, após cruzamento de Mariano, Emerson se adiantou à zaga e escorou para as redes, mas o gol foi corretamente anulado por impedimento. Com Deco e Conca fazendo a bola rodar no meio e Washington no papel de pivô, os cariocas dominaram os 15 minutos iniciais.

Aos poucos, porém, o Goiás foi encaixando a marcação, e logo passou a sair para o ataque em velocidade. Com 20min, Wendel deu belo passe por cima para Éverton Santos, que protegeu com o corpo e chutou cruzado para fora. Cinco minutos depois, Júnior escapou pela esquerda e entrou na área, mas Fernando Henrique bloqueou a tentativa do lateral.

A equipe esmeraldina seguiu no ataque. Aos 32min, Éverton Santos cruzou rasteiro e Bernardo dominou dentro da área; o camisa 10 tentou colocar no ângulo de Fernando Henrique, mas mandou para fora. Pouco depois, após cruzamento da direita de Rafael Moura, Bernardo escorou de cabeça no contrapé do goleiro tricolor - mas o lance foi novamente invalidado por impedimento, de forma correta.

Bernardo teve outra chance de colocar o Goiás na frente aos 36min, quando cortou a marcação dentro da área e bateu de direita, mas parou em ótima defesa de Fernando Henrique.

O Fluminense só voltou a assustar no minuto seguinte: Emerson inverteu a jogada para a esquerda, Júlio César bateu de primeira e a bola ia sobrar para Washington, mas Rafael Toloi se antecipou e cortou para escanteio. Na cobrança de Conca, Diogo cabeceou forte e exigiu grande defesa de Harlei.

Pouco antes do intervalo, a equipe das Laranjeiras teve a melhor oportunidade do primeiro tempo. Washington bateu falta e a bola sobrou para Conca na área; de frente para o goleiro, o argentino tocou forte no meio da área para Gum. O zagueiro não conseguiu dominar bem e chutou em cima de Rafael Toloi, perdendo chance incrível.

A segunda etapa começou mais lenta, com o Fluminense tendo dificuldades em chegar à frente. A primeira chance foi goiana, aos 13min: Júnior bateu falta, Amaral desviou de calcanhar e a bola bateu em Gum antes de ir para fora. Fernando Henrique já estava batido na jogada.

O time tricolor seguiu esbarrando na marcação do Goiás até os 19min, quando Washington abriu o placar. Em uma boa trama, Conca encontrou Deco na área e o camisa 20 cruzou na medida para o centroavante, que chegou batendo de primeira por entre as pernas de Harlei.

Mesmo depois de abrir o placar, o Fluminense não recuou. Com isso, o Goiás encontrava espaços. Aos 23min, Éverton Santos recebeu bola de Júnior e bateu para fora dentro da área.

Entretanto, os comandados de Muricy logo chegaram ao segundo gol. Em contra-ataque fulminante aos 28min, Mariano recebeu na direita e tocou para Emerson na área; o atacante teve tempo de dominar e escolher o canto para vencer Harlei e ampliar. Já nos acréscimos, Marquinho recebeu em novo contragolpe rápido e tocou na saída do goleiro para fechar o placar.

FICHA TÉCNICA

Goiás 0 x 3 Fluminense

Gols
Fluminense: Washington, aos 19min, Emerson, aos 28min, e Marquinho, aos 46min do 2º tempo

Ponto Forte do Goiás

Marcou forte no meio e explorou bem a velocidade de Éverton Santos

Ponto Forte do Fluminense

Manteve a posse de bola no meio de campo e aproveitou as chances que criou

Ponto Fraco do Goiás

Errou muitas finalizações e deixou espaço para o contra-ataque

Ponto Fraco do Fluminense

Teve pouca movimentação e mostrou dificuldade para penetrar na área adversária

Personagem do jogo

Deco, que segurou bem a bola e deu uma assistência em sua estreia como titular

Lance bizarro

Rafael Moura tentou um cruzamento de letra aos 28min do primeiro tempo e mandou a bola por cima do gol de Fernando Henrique

Esquema Tático do Goiás
4-4-2

Harlei; Wendel, Ernando, Rafael Toloi e Júnior; Jonílson, Wellington Monteiro, Amaral e Bernardo (Pedrão); Éverton Santos (Otacílio Neto) e Rafael Moura. Técnico: Emerson Leão

Esquema Tático do Fluminense
4-4-2

Fernando Henrique; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Júlio César; Diogo, Fernando Bob, Deco e Conca; Emerson (Marquinho) e Washington. Técnico: Muricy Ramalho

Cartões amarelos
Goiás: Wendel e Jonílson

Fluminense: Gum e Emerson

Árbitro

Leonardo Gaciba (RS)

Local
Estádio Serra Dourada, Goiânia (GO)

Público

10.467 pagantes

Washington abriu o placar no Serra Dourada após receber passe preciso de Deco
Washington abriu o placar no Serra Dourada após receber passe preciso de Deco
Foto: Photocamera / Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade