PUBLICIDADE

Atlético-PR vence Prudente e se afasta da zona de rebaixamento

25 ago 2010 - 22h54
(atualizado em 26/8/2010 às 03h07)
Compartilhar

Mesmo atuando fora de casa, o Atlético-PR venceu o Grêmio Prudente por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Estádio Estádio Eduardo José Farah, mais conhecido como Prudentão, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado por Branquinho.

Com a vitória, a equipe dirigida por Paulo César Carpegiani se afastou da zona de rebaixamento e subiu para a 10ª posição, com 20 pontos. Já a equipe prudentina continua na zona de risco, na 16ª posição, com 15 pontos.

Conhecido por mudar bastante suas equipes, Carpegiani optou por uma formação mais leve, com Guerrón e Maikon Leite atuando como pontas e Bruno Mineiro centralizdo, em um leigítmo 4-3-3.

Já no Grêmio Prudente, o técnico Antônio Carlos Zago mandou à campo a mesma equipe que bateu o Goiás, na última partida, em sua estreia pelo clube.

A partida começou com o time paranaense indo para cima do Prudente, com boas investidas pelo lado do campo, tanto com Guerrón, pela direita, tanto com Maikon Leite, pela esquerda. Com a ausência de Paulo Baier, vetado nos últimos instantes por conta de uma lesão, Branquinho, que fez ótimo Campeonato Paulista pelo Santo André, ficou encarregado de armar o time e cobrar escanteio e faltas.

E foi justamente em um lance de bola parada que surgiu a primeira chance de gol na partida. Branquinho cobrou escanteio fechado e o zagueiro Rodolpho subiu para cabecear com perigo ao gol de Giovanni.

O Atlético-PR seguiu pressionando e teve mais chances claras de gol. Primeiro com Guerrón, que arrancou pela direita e obrigou Giovanni a fazer boa defesa. No rebote, Bruno Mineiro bateu prensado, junto à zaga prudentina e não conseguiu fazer o gol.

Após o susto inicial, o Grêmio Prudente tentou igualar as ações, mas o meio-campo da equipe errou muitos passes, deixando os "velocistas" do time paranaense à vontade para contra-atacar. Em mais uma rápida jogada, aos 34min, Bruno Mineiro recebeu belo passe de Maikon Leite, dominou e bateu cheio de efeito, para obrigar o goleiro Giovanni a fazer ótima defesa, na melhor chance da primeira etapa.

Sem criação no meio-campo, o Prudente teve sua primeira oportunidade de marcar cm João Vitor, aos 35min, quando aproveitou rebote, após chutão vindo da defesa e mandou por cima do gol.

No último bom lance da primeira etapa, Wesley recebeu dentro da área, tinha ângulo para bater, mas resolveu tentar mais um drible. O atacante acabou perdendo a bola e desperdiçando uma ótima chance para o time da casa.

A parada para o intervalo não mudou o rumo da partida, que seguiu com o Atlético pressionando a saída de bola do Prudente e abusando das jogadas pelas pontas, com Guerrón e Maikon Leite.

Na tentativa de dar mais movimentação ao meio-campo de sua equipe, o técnico Antônio Carlos Zago colocou Adriano Pimenta no lugar de Deyvid Sacconni, que teve atuação apagada na primeira etapa.

Aos 9min, Bruno Mineiro recebeu belo passe de Branquinho e finalizou com estilo para mais uma boa defesa de Giovanni. No rebote, o camisa nove pegou mal na bola e mandou para lateral. A pressão paranaense surtiu efeito e a equipe conseguiu abrir o placar, aos 14min, com Branquinho, que marcou seu primeiro gol pelo clube. O meia dominou, arrancou e chutou forte, no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Giovanni.

O gol parece ter acordado a equipe da casa, que por duas vezes com Adriano Pimenta levou perigo. Na primeira, o meia recebeu passe na entrada da área e chutou com muita força, por cima do gol de Neto.Já na segunda, o jogador ex-Sport, invadiu a área e mandou um belo chute, que passou com perigo rente à trave direita.

Porém, as ações do time da casa não progrediram e a equipe seguiu errando muitos passes, com isso o Atlético continuou imprimindo um forte ritmo para assegurar a importante vitória, contra um adversário que se encontrava em situação parecida no Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

Grêmio Prudente 0 x 1 Atlético-PR

Gol
Atlético-PR: Branquinho aos 14min do 2º tempo

Ponto Forte do Prudente

Goleiro Giovanni, quando exigido, fez boas defesas e evitou uma derrota por mais gols de diferença

Ponto Forte do Atlético-PR

Explorou bem a velocidade dos atacantes Maikon Leite e Guerrón

Ponto Fraco do Prudente

Errou muitos passes no meio-campo e não conseguiu criar oportunidades de gol

Ponto Fraco do Atlético-PR

Apesar de boa movimentação, não conseguiu concluir algumas boas oportunidades de gol

Personagem do jogo

Branquinho, que substituiu Paulo Baier e conseguiu fazer o gol da vitória de sua equipe

Lance bizarro

Anderson Luis tentou sair jogando e ao fazer o lançamento, a bola saiu pela linha lateral

Esquema Tático do Grêmio Prudente
4-4-2

Giovanni, Paulo César, Anderson Luís, Flavio Boaventura e Marcelo Oliveira; Rodrigo Mancha, João Vitor, Carlos Eduardo (Henrique Dias)e Deivyd Sacconi (Adriano Pimenta); Róbson (Rafael Martins) e Wesley.Técnico: Antônio Carlos

Esquema Tático do Atlético-PR
4-3-3

Neto, Wagner Diniz, Manoel, Rhodolfo e Paulinho; Chico, Olberdam (Deivid) e Branquinho; Guerrón (Bruno Costa), Bruno Mineiro e Maikon Leite (Tiago Santos). Técnico: Paulo César Carpegiani

Cartões amarelos
Atlético-PR: Neto

Árbitro

Wallace Nascimento Valente (ES)

Local
Estádio Estádio Eduardo José Farah, o Prudentão, em Presidente Prudente (SP)

Branquinho fez o único gol da vitória do Atlético-PR sobre o Grêmio Prudente
Branquinho fez o único gol da vitória do Atlético-PR sobre o Grêmio Prudente
Foto: José Reis/O Imparcial / Futura Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade