PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Futebol Internacional

Internacional volta a vencer no Beira-Rio e freia Botafogo

28 ago 2010 - 20h29
(atualizado às 22h17)
Compartilhar

Diante de um embalado Botafogo, que vinha de cinco vitórias consecutivas e oito partidas sem perder, o Internacional contou com um gol de Leandro Damião e quebrou a boa sequência do rival neste sábado, no Beira-Rio. Foi o primeiro triunfo em casa do time colorado desde a conquista da Copa Libertadores - há duas rodadas, a equipe de Celso Roth não passou de um empate por 1 a 1 com o Atlético-GO.

O resultado levou os gaúchos à quarta colocação, com 27 pontos, ultrapassando o próprio Botafogo, que tem a mesma pontuação. Os cariocas, apesar de terem caído para a sexta posição, ainda estão na zona de classificação para a Libertadores do ano que vem, já que Santos e Inter - à frente do time alvinegro na tabela - estão garantidos na competição continental em 2011.

Com tempo chuvoso, o Beira-Rio não contou com grande presença de público, apesar da ótima fase das duas equipes. Inter e Botafogo anunciaram durante a semana esquemas diferentes dos que entraram em campo. O time colorado, após a venda de Taison, cogitou atuar no 4-4-2, mas Celso Roth colocou Rafael Sobis aberto pela esquerda, mantendo o esquema 4-2-3-1 campeão da América.

No lado alvinegro, Joel Santana preferiu atuar em um 3-5-2, desfazendo o 4-4-2 anunciado antes da partida. Na disputa pela meia, nem Lúcio Flávio, nem Renato Cajá. O treinador lançou mão de Edson na ala esquerda, passando o lateral Somália para o meio de campo e deixando apenas Maicosuel para a armação de jogadas.

O Inter dominou o primeiro tempo. O Botafogo se defendia bem com seu trio de zagueiros, e tentava sair nos contragolpes através da velocidade de Jobson e Herrera. Aos 16min, a primeira grande chance do jogo: Rafael Sobis ingressou pela esquerda e chutou colocado, Jefferson espalmou e Leandro Damião, desequilibrado, não conseguiu encobrir de cabeça, jogando pela linha de fundo.

Aos 23min, a resistência botafoguense ruiu. Após nova jogada de Sobis, que cruzou da esquerda, Kleber escorou de cabeça para a área e Leandro Damião deu um toquinho para desviar do goleiro Jefferson, abrindo o placar.

Os minutos finais da primeira etapa, quando o Botafogo cresceu, foram eletrizantes. O time carioca teve a primeira chance de empatar aos 42min: Jobson entrou na área driblando e Renan salvou em seus pés. Na sequência, Herrera cruzou e Maicosuel desviou, livre, na pequena área, mas a bola foi fora.

O Inter ainda teve nova chance de gol aos 45min, quando D'Alessandro entortou os adversários e cruzou, mas Jefferson impediu o arremate de Damião. Na jogada seguinte, Herrera acertou uma bomba que Renan defendeu. No minuto seguinte, novo milagre do goleiro colorado, que salvou o empate em grande defesa após cabeçada certeira de Fahel.

Ambos os times voltaram sem modificações para o segundo tempo, mas Joel Santana mexeu no posicionamento de Leandro Guerreiro, que virou volante, passando o Botafogo para um 4-4-2.

O jogo continuou em excelente ritmo. Logo no primeiro minuto, Leandro Damião apareceu livre na área para concluir após cruzamento de Glaydson e Jefferson mandou para escanteio, em ótima defesa. Aos 4min, Jobson recebeu lançamento de Fahel e iria ingressar livre de marcação em direção ao gol, mas foi assinalado um impedimento de forma equivocada.

Com a entrada de Caio no lugar de Fahel, aos 7min, o Botafogo veio de vez para cima. Aos 14min, Joel foi obrigado a retirar Jobson, com dores na coxa, para a entrada de Edno, na tentativa de manter a característica de velocidade do titular. Após a saída de Jobson, o jogo caiu de ritmo e o Inter voltou a ter o controle da partida.

Depois de quinze minutos de equilíbrio, o jogo esquentou novamente e o time da casa quase chegou ao segundo gol aos 29min. Everton cruzou, a zaga recuou de forma perigosa e Jefferson salvou com o pé a tentativa de Sobis. No rebote, D'Alessandro pegou de primeira e quase ampliou. Dois minutos depois, Renan impediu o empate em falta cobrada por Edno. Aos 33min, Andrezinho tentou encobrir Jefferson, e a bola passou perto.

Aos 40min, Renan fez mais uma grande defesa em tentativa de Loco Abreu. O uruguaio entrou na área com a bola dominada e chutou no canto, mas o goleiro salvou com a mão esquerda o chute rasteiro.

Aos 45min, a última chance de empate. Abreu aproveitou sobra na entrada da área e arrematou à meia altura, mas a bola saiu desviada pela linha de fundo. No último lance do jogo, Caio acertou Andrezinho e foi expulso pelo árbitro Sandro Meira Ricci.

FICHA TÉCNICA

Internacional 1 x 0 Botafogo

Gol

Internacional: Leandro Damião, aos 23min do 1º tempo

Ponto Forte do Internacional

Atacou bem pelos lados, sempre em vantagem numérica contra os laterais botafoguenses

Ponto Forte do Botafogo

Velocidade da dupla Herrera e Jobson na frente

Ponto Fraco do Internacional

Erros na saída de bola em alguns momentos da partida

Ponto Fraco do Botafogo

Atuou muito recuado no primeiro tempo e permitiu o domínio do Inter

Personagem do jogo

Leandro Damião, que voltou a mostrar oportunismo e fez o gol decisivo

Esquema Tático do Internacional
4-2-3-1

Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Glaydson e Derley; D'Alessandro, Tinga e Rafael Sobis (Andrezinho); Leandro Damião (Everton). Técnico: Celso Roth

Esquema Tático do Botafogo
3-5-2

Jefferson; Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro, Fahel (Caio), Somália, Maicosuel e Edson; Jobson (Edno) e Herrera (Loco Abreu). Técnico: Joel Santana

Cartões amarelos
Internacional: Derley, Índio, D'Alessandro, Bolívar e Everton

Botafogo: Jobson, Fahel, Edson, Loco Abreu e Fábio Ferreira

Cartão vermelho

Botafogo: Caio

Árbitro

Sandro Meira Ricci (DF)

Local
Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)

Público

16.580

Renda

R$ 240.770,00

Com informações de Gazeta Esportiva

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade