PUBLICIDADE

Vasco e Cruzeiro empatam e perdem chance de entrar no G-4

28 ago 2010 - 20h31
(atualizado em 29/8/2010 às 00h03)
Compartilhar

Em uma briga direta por um lugar no G-4, o Vasco recebeu neste sábado, em São Januário, o Cruzeiro, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma partida equilibrada, cariocas e mineiros empataram por 1 a 1, resultado que não agradou a nenhum dos dois.

A igualdade mantém um tabu e uma sequência invicta. Agora já são seis jogos sem vitórias do Vasco sobre o rival. Apesar disso, o time cruzmaltino estende a sua série sem derrotas na competição para dez partidas. O empate deixou o Vasco na oitava posição, com 23 pontos, dois a menos que o Cruzeiro, que é o sexto colocado.

A partida começou com o Cruzeiro melhor em campo e tentando surpreender o Vasco impondo uma pressão. Sob o comando do meia argentino Montillo, os mineiros tocavam a bola no campo de ataque em busca da abertura do placar. No entanto, os donos da casa equilibraram a partida e tiveram a primeira boa chance de marcar. Aos 9min, o atacante Éder Luís chutou para boa defesa de Fábio. No minuto seguinte, foi a vez do zagueiro Dedé arriscar de fora da área, assustando o goleiro visitante.

O Cruzeiro quase abriu o placar aos 26min, quando o atacante Wellington Paulista entrou na área pela esquerda e chutou no canto de Fernando Prass. O goleiro cruzmaltino defendeu com o pé e impediu o que seria o primeiro gol do jogo. Dois minutos depois, foi a vez do volante Fabrício arriscar de fora da área, mas a bola passou por cima do travessão. A resposta do Vasco veio aos 30min, quando Éder Luís foi lançado na área, mas chutou em cima do goleiro Fábio.

Os visitantes seguiram melhores e quase marcaram aos 36min, quando Rômulo cruzou para Wellington Paulista, que cabeceou, mas mal. No entanto, nos minutos finais, o Vasco passou a dominar e, aos 42min, Zé Roberto recebeu grande passe de Carlos Alberto dentro da área, driblou o goleiro Fábio, mas finalizou para fora.

No minuto seguinte, o mesmo Zé Roberto se redimiu e abriu o placar. O atacante recebeu fora da área e acertou um belo chute para marcar o primeiro gol vascaíno, no ângulo direito, sem chances de defesa.

Quando tudo se encaminhava para a vitória parcial dos donos da casa, o Cruzeiro conseguiu o empate no último lance antes do intervalo. Após falta cobrada na área vascaína e bate e rebate na área, a bola sobrou para o atacante Thiago Ribeiro, pelo lado direito. O cruzeirense chutou para o meio da área e a bola desviou no zagueiro Fernando, indo parar no fundo das redes.

O segundo tempo começou como o primeiro, com o Cruzeiro melhor em campo e tendo boa chance de virar o placar. Aos 8min, Thiago Ribeiro recebeu dentro da área e finalizou para grande defesa de Fernando Prass. Muito recuado e só avançando nos contra-ataques, o Vasco pecava nas finalizações.

A equipe mineira seguia buscando mais o ataque e quase marcou aos 15min. Rômulo cruzou pela direita, mas Thiago Ribeiro errou o cabeceio.

O jogo permaneceu da mesma forma, mas o Vasco passou a marcar melhor e impedir as finalizações do Cruzeiro. Os visitantes continuavam buscando o gol com mais intensidade que os cariocas, que erravam muitos passes e começaram a irritar os torcedores.

O Vasco só conseguiu atacar com perigo aos 33min, quando Carlos Alberto lançou Jonathan. No entanto, o atacante vascaíno chutou mal e perdeu boa chance de colocar os donos da casa à frente no placar.

Dois minutos depois, o lateral esquerdo Carlinhos arriscou, mas a bola subiu muito. A resposta do Cruzeiro veio aos 37min. Wallyson foi lançado e ficou de frente para Fernando Prass. No entanto, o atacante cruzeirense tentou colocar por cobertura e a bola passou por cima do gol vascaíno.

Nos minutos finais, o Cruzeiro ainda desperdiçou algumas boas chances, mas viu o Vasco perder a última oportunidade de mudar o resultado em São Januário antes do apito final do árbitro.

O Vasco volta a campo no dia 4 de setembro, quando enfrenta o Ceará no Castelão, às 18h30 (de Brasília). Este jogo é válido pela 19ª rodada, já que o confronto contra o Corinthians, válido pela 18ª, foi adiado. Esta partida está marcada para o dia 13 de outubro. O Cruzeiro, por sua vez, pega o Flamengo na próxima quarta-feira, às 22h, no Estádio Parque do Sabiá.

FICHA TÉCNICA

Vasco 1 x 1 Cruzeiro

Gols
Internacional:

Zé Roberto, aos 44min do 1º tempo.
Cruzeiro: Fernando (contra), aos 48min do 1º tempo.

Ponto Forte do Vasco
Utilizou bastante as jogadas de velocidade. O zagueiro Dedé foi bem, interceptando muitas bolas por baixo e pelo alto.

Ponto Forte do Cruzeiro
Soube se defender e explorar os contra-ataques. No segundo tempo, passou a ter o controle da partida. Montillo, na armação, e Wellington Paulista, no ataque, levaram perigo.

Ponto Fraco do Vasco
Faltou um pouco de calma na hora da conclusão das jogadas. Cedeu muito espaço ao adversário no segundo tempo.

Ponto Fraco do Cruzeiro
Pouca competência nas finalizações.

Personagem do jogo
Os goleiros foram os principais responsáveis pela igualdade em São Januário. Contando também com a falta de precisão dos adversário, Fernando Prass, do Vasco, e Fábio, do Cruzeiro, garantiram a igualdade.

Esquema Tático do Vasco
4-4-2
Fernando Prass; Dedé, Nilton, Fernando e Fagner; Rafael Carioca, Felipe (Allan), Carlos Alberto e Irrazábal (Carlinhos); Zé Roberto (Jonathan) e Éder Luis. Técnico: Paulo César Gusmão.

Esquema Tático do Cruzeiro
3-5-2
Fábio; Caçapa, Edcarlos e Gil; Rômulo, Fabrício, Henrique, Montillo (Roger) e Diego Renan; Thiago Ribeiro (Wallyson) e Wellington Paulista. Técnico: Cuca.

Cartões amarelos
Vasco:
Nilton e Fagner
Cruzeiro: Gil, Fabrício, Henrique e Wellington Paulista

Árbitro
Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Local
Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Com informações da Gazeta Esportiva.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade