PUBLICIDADE

Grêmio bate Guarani, encerra jejum e sai da zona do rebaixamento

1 set 2010 - 21h24
(atualizado às 21h57)
Compartilhar

Na zona do rebaixamento, o Grêmio recebeu na noite desta quarta-feira o Guarani no Estádio Olímpico, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de um bom primeiro tempo, o time gaúcho caiu de rendimento no final, mas fez o suficiente para vencer por 1 a 0 e, beneficiado pela derrota do Grêmio Prudente, deixar a zona da degola.

Para contar com o apoio da torcida apesar da má fase na competição, a diretoria gremista anunciou uma promoção para atrair os torcedores: a pessoa que com comprasse um ingresso ganharia outro. E o público compareceu em bom número. Já o Guarani não conseguiu repetir a reação espetacular da última rodada, quando venceu o Flamengo por 2 a 1 com dois gols no final da partida.

Com a vitória, que não vinha há três rodadas, o Grêmio chegou aos 19 pontos e subiu para o 16º lugar. Já o Guarani permanece com 23, ocupando a 11ª colocação.

Precisando da vitória, o time da casa começou pressionando, e o resultado surtiu efeito. Recuado para explorar os contra-ataques, a equipe paulista praticamente não ameaçou. A primeira chance de perigo foi aos 16min. Jonas tabelou com Douglas e recebeu na área, pelo lado esquerdo. O atacante chutou forte no canto esquerdo, e o goleiro Emerson espalmou para escanteio.

No ataque seguinte saiu o gol. Aos 24min, Fábio Santos fez boa jogada pela esquerda, chegou na linha de fundo e cruzou na cabeça de Jonas, no segundo pau. Com calma, o jogador mandou no canto direito do goleiro, sem chances de defesa.

O Guarani respondeu aos 29min. Rodrigo Heffner driblou Fábio Santos na linha de fundo, pelo lado direito, e cruzou. A bola pegou efeito e foi na direção do gol. Para sorte do goleiro Victor, a bola bateu no travessão.

Cinco minutos depois, Fábio Rochemback fez belo lançamento para Borges. O atacante avançou e, na entrada da área, tentou dar um toque no canto direito, mas exagerou na dose e desperdiçou grande oportunidade.

Atrás no marcador, o Guarani voltou com uma postura mais ofensiva para a segunda etapa, saindo mais para o jogo. O Grêmio teve a mesma atitude dos paulistas no primeiro tempo: ficou recuado, explorando os contra-ataques. Logo aos 6min, Baiano cruzou com efeito pelo lado esquerdo, mas a bola foi no ângulo esquerdo de Victor, que fez grande defesa e mandou para escanteio.

Aos 28min, o time visitante chegou ao gol, mas a arbitragem invalidou o lance, corretamente. Baiano avançou pelo lado direito e chutou forte, de fora da área. Victor espalmou e, no rebote, Ricardo Xavier completou para o gol. O atacante, no entanto, estava em posição de impedimento.

Aos 40min, Mazola fez boa jogada pela linha de fundo, pelo lado esquerdo, e cruzou rasteiro. Victor se antecipou ao atacante e interceptou a bola, segurando com firmeza.

Assim como no último jogo, o Guarani não se entregou e pressionou até o fim. Desta vez, no entanto, não conseguiu furar a defesa adversária e saiu de campo derrotado, para alívio dos gremistas, que deixaram a zona do rebaixamento.

FICHA TÉCNICA

Grêmio 1 x 0 Guarani

Gols
Grêmio:

Jonas, aos24min do 1º tempo.

Ponto Forte do Grêmio
Boas jogadas pelas laterais, principalmente com Fábio Santos pela esquerda. Jonas se movimentou bastante na frente.

Ponto Forte do Guarani
Atrás no marcador, voltou melhor depois do intervalo e dominou o jogo.

Ponto Fraco do Grêmio
Recuou demais na etapa complementar e praticamente só se defendeu, além de desperdiçar muitos contra-ataques.

Ponto Fraco do Guarani
Deixou muitos espaços na defesa, além de explorar pouco as jogadas de ataque pelas laterais.

Personagem do jogo
Num jogo sem muitas emoções, Jonas se movimentou bastante e fez um belo gol, mostrando bastante calma na hora da finalização.

Esquema Tático do Grêmio
4-4-2
Victor; Gabriel, Vilson, Rafael Marques e Fábio Santos; Adílson, Fábio Rochemback, Souza (Neuton) e Douglas (Leandro); Jonas e Borges (André Lima). Técnico: Renato Gaúcho.

Esquema Tático do Guarani
4-4-2
Emerson; Rodrigo Heffner (Apodi), Fabão, Ailson e Márcio Careca; Maicon (Baiano), Renan, Paulo Roberto e Mário Lúcio; Romulo (Ricardo Xavier) e Mazola. Técnico: Vagner Mancini.

Cartões amarelos
Grêmio:
Gabriel, Fábio Santos e Fábio Rochemback
Guarani: Rodrigo Heffner, Fabão, Baiano e Mário Lúcio

Árbitro
Wagner Reway (MT)

Local
Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade