PUBLICIDADE

Atlético-MG vira, alivia crise e estraga estreia de Jorginho no Goiás

1 set 2010 - 22h52
(atualizado em 2/9/2010 às 03h08)
Compartilhar

O técnico Jorginho estreou com o pé esquerdo no Goiás. O ex-auxiliar de Dunga na Seleção Brasileira viu sua equipe ser derrotada de virada nesta quarta-feira no Serra Dourada pelo Atlético-MG por 3 a 1, e continuar na última colocação do Campeonato Brasileiro. Para os mineiros, o resultado garante mais tranquilidade para o trabalho, após uma semana atribulada.

O Goiás completa 11 partidas sem vitórias, enquanto o time de Belo Horizonte encerra a série de três jogos sem triunfos. O Atlético-MG sobe para a 17ª colocação da tabela, ainda na zona do rebaixamento.

Incomodado com a má fase da equipe, o técnico Vanderlei Luxemburgo barrou os meias Diego Souza e Ricardinho, deixando-os no banco de reservas. O primeiro teria participação decisiva na partida. O atacante Diego Tardelli teria o mesmo destino, mas sentiu dores na coxa esquerda e permaneceu em Belo Horizonte.

Com as mudanças, Fabiano e o garoto Jackson comandaram o meio de campo, enquanto Obina compôs o ataque com Neto Berola. As alterações, porém, demoraram a surtir efeito.

Penalidades

O Goiás começou melhor a partida, e com 1min de jogo Júnior chutou com perigo ao gol de Fábio Costa. Três minutos depois, Éverton Santos invadiu a área adversária e foi derrubado por Rafael Cruz. O juiz assinalou o pênalti, e Bernardo chutou no canto esquerdo do goleiro atleticano.

A equipe mineira tentou sair para o jogo após sofrer o gol, mas tinha dificuldades para organizar jogadas. Enquanto o Goiás arriscava chutes à distância, o Atlético-MG apostava na bola aérea.

Aos 24min, o time da casa teve boa chance ofensiva em cobrança de falta na entrada da área, mas Rafael Tolói chutou em cima da barreira. Nove minutos depois, Wendel Santos arriscou de fora da área, acertou o travessão e ainda viu a bola acertar nas costas de Fábio Costa antes de sair pela linha de fundo.

O Goiás seguiu pressionando, mas quem marcou o Atlético-MG. Aos 37min, Obina arriscou drible sobre Wellington Monteiro e foi derrubado dentro da área. O próprio atacante bateu o pênalti e empatou a partida. Neto Berola ficou perto virar o jogo aos 41min, em chute cruzado, mas a finalização saiu rente à trave direita.

Medalhões em campo

O jogo voltou animado após o intervalo, com as equipes buscando boas chances ofensivas. Luxemburgo sacou Jackson e lançou Ricardinho, dando experiência ao meio de campo. Enquanto isso, Jorginho aposto em Felipe no lugar de Otacílio Neto. Aos 10min, Diego Macedo cruzou pela direita, mas Fabiano não chegou a tempo de completar.

Aos 23min, Felipe aproveitou sobra e finalizou com perigo por sobre o travessão. Três minutos depois, o Atlético-MG respondeu com Neto Berola, que recebeu bola pela direita e chutou com perigo.

Luxemburgo optou pela entrada de Diego Souza aos 27min, e o meia garantiu a virada do Atlético-MG um minuto depois. O meio-campista aproveitou lançamento de fora da área para chutar de primeira e vencer Harlei.

Aos 32min, Obina recebeu bola dentro da área, passou pela marcação e foi derrubado por Harlei, que tomou somente o cartão amarelo. O atacante cobrou a penalidade novamente no canto direito, e assegurou a vitória para os mineiros.

O Atlético-MG ficou perto de transformar a vitória numa goleada aos 39min, em chute de Obina, mas a bola saiu longe do gol. O terceiro gol matou o ânimo da equipe goiana, que arriscou jogadas, mas não foi capaz de descontar enquanto era vaiada pela torcida.

FICHA TÉCNICA

Goiás 1 x 3 Atlético-MG

Gols
Goiás:

Bernardo, aos 5min do 1º tempo
Atlético- MG: Obina, aos 37min do 1º tempo e aos 34min do 2º tempo, e Diego Souza, aos 28min do 2º tempo

Ponto Forte do Goiás
Equipe teve boa atuação no primeiro tempo, quando arriscou chutes de fora da área.

Ponto Forte do Atlético- MG
Time mineiro explorou bem as falhas defensivas do Goiás no segundo tempo .

Ponto Fraco do Goiás
Demonstrou fragilidade defensiva no segundo tempo, especialmente após a saída de Junior.

Ponto Fraco do Atlético- MG
Equipe demorou a se encontrar, errando passes e sem conseguir criar jogadas.

Personagem do jogo
Obina: sofreu dois pênaltis e converteu ambos.

Lance polêmico
No segundo pênalti sofrido por Obina, o goleiro Harlei o derrubou dentro da área e levou somente o cartão amarelo, em lance que poderia ter provocado uma expulsão.

Esquema Tático do Goiás
4-4-2
Harlei; Douglas, Rafael Tolói, Ernando e Júnior (Jadílson); Jonilson, Wendel (Rithelly), Wellington Monteiro e Bernardo; Éverton Santos e Otacílio Neto (Felipe). Técnico: Jorginho

Esquema Tático do Atlético- MG
4-4-2
Fábio Costa; Rafael Cruz (Diego Macedo), Werley, Réver e Eron; Rafael Jataí, Serginho, Fabiano e Jackson (Ricardinho); Obina e Neto Berola (Diego Souza). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Cartões amarelos
Goiás: Douglas, Wellington Monteiro, Ernando, Otacílio Neto, Rafael Tolói
Atlético- MG: Rafael Cruz, Fabiano, Obina e Diego Souza

Árbitro
Jailson Macedo Freitas ( BA)

Local
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Obina marcou duas vezes na vitória do Atlético-MG
Obina marcou duas vezes na vitória do Atlético-MG
Foto: Ueslei Marcelino/Agif / Gazeta Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade