PUBLICIDADE

Vasco vence o Ceará, mantém série invicta e vê G-4 próximo

4 set 2010 - 20h34
(atualizado às 22h22)
Compartilhar

Em duelo que marcou o reencontro do técnico PC Gusmão com o seu ex-time, o Vasco da Gama derrotou o Ceará, neste sábado, por 2 a 0, gols de Zé Roberto e Fellipe Bastos, no Estádio Castelão.

Com o resultado, a equipe chegou aos 26 pontos no Campeonato Brasileiro e ultrapassou o rival nordestino, que tem 25 e ficou em oitavo lugar. O time carioca agora é o sétimo e completou 11 jogos de invencibilidade.

Sem perder desde a parada para a Copa do Mundo da África do Sul, quando foi goleado pelo Santos por 4 a 0, o time de PC Gusmão - que está invicto no Brasileiro, já que não sofreu derrotas no comando do clube vascaíno e também no do time cearense - somou cinco vitórias e seis empates no período pós-Copa, além de uma marca de mais de três meses sem perder.

Superior em toda a partida, a equipe vascaína chegou ao gol logo aos 6min do primeiro tempo. Carlos Alberto puxou contra-ataque e virou para Éder Luís, que avançou e deu um belo passe para Zé Roberto abrir o placar.

Após o gol, o time carioca recuou e passou a jogar nos contra-ataques. A partida ficou faltosa e truncada no meio, com o Ceará mantendo a posse de bola e não conseguindo se livrar da forte marcação rival. Zé Roberto, Camilo e Kempes foram advertidos com o cartão amarelo e as duas equipes seguiram nervosas.

Chance de gol mesmo só aos 32min, quando Ernandes invadiu a área do Vasco e chutou com perigo à meta do clube visitante. Três minutos depois, Kempes ajeitou para João Marcos novamente ameaçar o gol de Fernando Prass.

O primeiro tempo chegou ao fim com o time carioca, que poderia ter ampliado o placar, tentando valorizar a posse de bola para segurar o resultado.

Na etapa complementar, o Vasco foi para cima e, após finalização de Zé Roberto, Michel Alves foi obrigado a fazer uma ótima defesa.

O goleiro, aliás, seguiria defendendo com segurança as investidas cariocas. Primeiro, aos 9min, em chute de Éder Luis. No minuto seguinte, saiu em um cruzamento na área e novamente afastou o perigo.

A continuidade do segundo tempo foi morna e ambas as equipes sofriam para produzir boas jogadas. Os técnicos tentavam mudar o esquema tático com substituições, como as entradas de Vandinho no lugar de Oziel, no Ceará, e de Jonathan na vaga de Zé Roberto, Fumagalli na do lesionado Carlos Alberto e Fellipe Bastos na do cansado Éder Luis do lado vascaíno.

Minutos depois, aos 36, o mesmo Bastos pediu a bola e cobrou uma falta. O chute parou na barreira, mas voltou para o atleta, que pegou o rebote e finalizou com precisão, aumentando o placar no Castelão.

Após o gol, a decepcionada torcida do time da casa começou a deixar o estádio e nem viu o árbitro Salvio Fagundes Filho apitar o final do confronto.

Na próxima rodada, o Ceará encara o líder Fluminense, no Engenhão, na quarta, às 19h30. O Vasco, por sua vez, enfrenta o Atlético-MG, em São Januário, na quinta, às 21h.

FICHA TÉCNICA

Ceará 0 x 2 Vasco

Gols
Vasco:
Zé Roberto, aos 6min do primeiro tempo

Felippe Bastos, aos 36min do segundo tempo tempo

Ponto Forte do Ceará
Jogadas de bola parada com Camilo

Ponto Forte do Vasco
Soube jogar no contra-ataque e foi melhor na primeira etapa

Ponto Fraco do Ceará
Teve muita posse de bola, mas não conseguiu criar jogadas de perigo, apesar do domínio da posse de bola

Ponto Fraco do Vasco
Time recuou muito no primeiro tempo após o primeiro gol e perdeu a chance de ampliar o placar

Personagem do jogo
O trio ofensivo do Vasco, formado por Zé Roberto, Carlos Alberto e Éder Luís, fez a diferença

Esquema Tático do Ceará
3-5-2
Michel Alves; Fabrício, Diego Sacoman e Pablo (Geraldo); Oziel (Vandinho), Heleno, Camilo, Ernandes e João Marcos; Magno Alves e Kempes. Técnico: Mário Sérgio

Esquema Tático do Vasco
3-5-2
Fernando Prass; Fagner, Dedé, Titi e Jumar; Rafael Carioca, Rômulo, Zé Roberto (Jonathan) e Carlos Alberto (Fumagalli); Éder Luís ( Fellipe Bastos) e Nunes. Técnico: Paulo César Gusmão

Cartões Amarelos
Ceará: Camilo e Kempes

Vasco: Zé Roberto

Árbitro
Salvio Fagundes Filho (SP)

Local
Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)

Jogadores do Vasco vencem o Ceará e fazem a festa
Jogadores do Vasco vencem o Ceará e fazem a festa
Foto: Marcelo Sadio / Gazeta Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade